NAvegue pelos canais

Agência Unico

Especialistas debatem como garantir o bom uso da inteligência artificial no sistema financeiro
Conteúdo patrocinado

Especialistas debatem como garantir o bom uso da inteligência artificial no sistema financeiro

Reinaldo Canato / Divulgação Unico / Agência Unico

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 1 de julho de 2024

No Febraban Tech, especialistas destacaram a importância da inovação e a necessidade da criação de regras para a segurança e o uso responsável

É preciso encontrar um equilíbrio entre fomentar a inovação tecnológica e garantir a proteção dos dados do consumidor e a estabilidade do sistema financeiro. Esta, ao menos, foi a análise dos especialistas que participaram do painel 'Inovação + proteção: o desafio da regulamentação na implementação de IA' no Febraban Tech 2024.

Durante 3 dias, o evento de tecnologia e inovação organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) trouxe à tona questões cruciais sobre a regulamentação da inteligência artificial (IA) no setor bancário.

De acordo com a pesquisa Febraban Tecnologia Bancária 2024, a utilização de IA pelos bancos brasileiros é diversificada: 75% usam biometria facial, 71% adotam chatbots, 67% implementam automação robótica de processos, 54% aplicam IA generativa, e 25% utilizam inteligência cognitiva.

As novas tecnologias estão transformando as interações bancárias e personalizando serviços e interfaces para atender às necessidades individuais dos clientes, o que aumenta a satisfação e a fidelidade. No entanto, o avanço da IA traz preocupações com relação à privacidade e à segurança. Por isso a regulamentação para IA não é mais uma questão de “se”, mas de “como”.

Data Protection Officer (DPO) da Unico – empresa especializada em identidade digital, Diana Tropper ressaltou a importância de uma regulamentação equilibrada, visando trazer transparência e conhecimento para as pessoas.

'Como é que a gente consegue chegar na inovação responsável? Acho que é o equilíbrio de trazer uma regulação que promova a inovação, que não seja um obstáculo, mas que também olhe para a proteção das pessoas e dos direitos fundamentais', destacou Diana.

Segundo a executiva da Unico, a regulação precisa criar um padrão comum para todos os agentes econômicos, garantindo uma competição justa e incentivando investimentos necessários para a segurança e proteção dos dados dos clientes. Nesse quesito, a tecnologia também pode aumentar a segurança e prevenir fraudes através de análises avançadas e proteção contra ciberataques.

É muito importante merecer a confiança do usuário, do titular de dados. E acho que trazer uma regulação propositiva, que estimule a educação, que estimule a transparência, é muito positivo', frisou Diana.

Importância da regulamentação da IA

Durante sua participação no painel, o diretor de Data e Analytics do Santander Brasil, Eduardo Sasaki, ressaltou que este é um dos temas mais importantes do momento.

'No Santander, acreditamos que proteção e a inovação são dois conceitos que não são antagônicos, mas complementares e o PL (projeto de lei) que está em discussão no Congresso converge para esse mesmo entendimento. Então, acredito que ela (regulamentação), para o setor bancário, favorece o desenvolvimento de soluções ainda mais robustas e escaláveis para, de fato, oferecer valores e serviços para os nossos clientes', disse Sasaki.

Atualmente, os sistemas de IA já são utilizados em decisões críticas, desde recrutamento até acesso a crédito. Consequentemente, a automatização de diferentes processos tem impacto direto na vida dos indivíduos.

Para a head global de Cross Franchise Transformation do Citi Bank, Tiffany Bigio, o caminho para as instituições financeiras é a criação de regulações globais.

Durante sua participação no painel, a executiva destacou que legislações distintas podem representar aumento de custos para o setor. 'Quando temos regulações diferentes em cada país, isso só aumenta o custo e a complexidade para implementação da IA pelos bancos globais'.

Segurança e experiência dos clientes

No setor bancário, é importante destacar também a transformação que a IA promove na segurança e na experiência do cliente. Antes dependente da expertise manual, a análise de transações agora é acelerada pelo uso da tecnologia, por exemplo. A inteligência artificial também ajuda na detecção de fraudes. 

'Existem instituições financeiras que avaliam mais de 200 variáveis no momento de uma transação do PIX, desde a geolocalização até a inclinação do telefone, quanto tempo o aplicativo está ligado, utilizando IA, inclusive, para prever riscos. Isso ajuda demais na questão da validação ou não desse tipo de transação', explicou o diretor de Inovação, Produtos e Serviços da Febraban, Ivo Mósca.

A IA também revolucionou o atendimento ao cliente. Um dos grandes bancos brasileiro, por exemplo, está testando um chatbot atendendo mais de 600 clientes com 90% de resolutividade. 'A inteligência artificial consegue encontrar um caminho e te apresentar a melhor solução, aprendendo a cada ponto de falha', informou Mósca.

O executivo destacou também o uso de biometria facial, que utiliza a IA para aprimorar a detecção de falsificações, garantindo maior proteção. 'A inteligência artificial consegue capturar esses eventos com uma visão muito maior do que antes desenhada pelas capacidades humanas. Então, isso aumenta drasticamente a segurança'.

Em termos de segurança de dados, o mercado também se destaca. Embora o Brasil seja o 6º país no ranking de vazamento de dados, o mercado financeiro se mantém resiliente e seguro ao longo de décadas. “Você pode ter certeza absoluta que seus dados estão ali seguros da forma mais protegida que a tecnologia atual pode nos permitir', finalizou.

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Acesso Digital Tecnologia da Informação S.A.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe