Biometria facial evita fraudes e aumenta as vendas do varejo no fim de ano
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 30 de dezembro de 2024
Casas Bahia tem mais de R$ 200 milhões em compras aprovadas após aderir a solução da Unico que valida a identidade do comprador e a titularidade do cartão de crédito
A temporada de compras de fim de ano é responsável por alavancar as vendas, principalmente, do comércio varejista. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê a movimentação de R$ 69,75 bilhões no Natal, o que representa uma alta de 1,3% na comparação com o ano anterior, já descontando a inflação.
Assim como atrai os consumidores, esta época também chama ainda mais a atenção dos fraudadores, que desenvolvem golpes cada vez mais sofisticados. O Barômetro da Segurança Digital da Mastercard constatou que 64% das empresas do país são alvo de fraudes e ataques digitais com média ou alta frequência. Para não amargar prejuízos, as empresas buscam por inovações capazes de proteger compradores e varejistas. Consequentemente, esta “blindagem” contribui para o aumento das vendas, melhorando os resultados.
A biometria facial é um recurso decisivo para o combate a fraudes, e pode tornar-se o “braço direito” dos varejistas, como no IDPay, solução tecnológica da Unico, empresa líder na validação da identidade real das pessoas. No momento do pagamento online, o IDPay verifica, de maneira rápida e simples pela biometria facial, sem a necessidade de senhas ou preenchimento de cadastros extensos, a identidade do comprador e a titularidade do cartão de crédito, garantindo segurança e mais vendas.
“A temporada de compras de fim de ano é muito esperada pelos consumidores, mas também pelos fraudadores, que se preparam para tornar os golpes ainda mais efetivos durante essa época. Sabemos que o varejo se dedica muito para barrar esse tipo de prática. No entanto, não queremos que isso gere frustrações para os consumidores, que eventualmente podem ter uma compra legítima não aprovada. Por isso, seguimos aprimorando o Unico IDPay para recuperar automaticamente boas vendas, impulsionar resultados, garantir mais receita e mais segurança, cobrando dos varejistas apenas pelas transações aprovadas”, explica Paulo Naliato, Chief Growth Officer da Unico.
Números comprovam a eficácia
Somente no primeiro ano de existência, o IDPay foi responsável pela aprovação de mais de R$ 1,3 bilhão em compras – valor que teria sido perdido pelo varejo, pois tais pagamentos teriam sido negados, mesmo que fossem feitos pelos titulares dos cartões de crédito.
Os resultados recentes da Black Friday e da Cyber Monday no Brasil também contribuem para chancelar a eficiência da solução. Na ocasião, dois dos maiores varejistas do Brasil tiveram um aumento de cerca de 75% no volume total de transações realizadas na solução, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Com isso, essas lojas de móveis e eletrodomésticos tiveram, respectivamente, um aumento de 231% e 359% de GMV, o volume bruto de mercadorias, métrica que indica o valor total de compras aprovadas.
“Nesse mesmo período, tivemos um crescimento de 63% no volume total de transações no Unico IDPay, em todo o Brasil. Além disso, conseguimos aumentar em 83% o GMV, comparado com o resultado do ano anterior. Estamos satisfeitos, mas estamos apenas começando”, reforça Naliato.
Exemplo da varejista Casas Bahia
Na prática, como funciona a solução? Por meio da prova de vida, uma interação ao vivo com a realização de movimentos e poses conforme solicitado no sistema, a identidade real do comprador é autenticada de forma precisa e confiável. Desse modo, não é necessário apresentar um documento de identificação, nem ficar usando senhas, códigos enviados para e-mails ou via mensagens de texto, pois apenas a face da pessoa compradora viabiliza o acesso e a aprovação do pagamento com segurança.
Cliente do Unico IDPay, a rede de varejo Casas Bahia registra resultados significativos desde a implantação. “Tivemos uma redução em 22,5% em processos manuais que eram realizados para a verificação de identidades com o intuito de evitarmos fraudes nos fluxos de compra”, explica Luiz Gustavo Puzzello, diretor de Prevenção a Fraudes do Grupo Casas Bahia.
Com o suporte da tecnologia, a varejista observou ainda ganho de eficiência de 15%. “Além disso, evitamos perdas que teriam chegado a R$ 30 milhões, ou seja, compras que poderiam não ter acontecido, se não tivéssemos investido em validar a identidade real dos compradores”, finaliza Puzzello.
O Unico IDPay conta com a parceria de milhares de clientes e emissores, incluindo instituições financeiras como Banco do Brasil, C6, Inter, PagBank, Neon, XP, entre outros.
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