Agência Minera Brasil
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 28 de maio de 2024
Empresa pediu à justiça proteção contra ações de execuções de garantias, após queda de 54% nas vendas no 1º trimestre e acendeu sinal de alerta de que talvez a companhia não possa entregar o que prometeu aos investidores no Canadá.
A Verde Agritech produz fertilizante de potássio em Minas Gerais e tem ações negociadas no Canadá (TSX: NPK), pediu à justiça proteção de seus ativos contra ações de execuções de garantias, após deixar de pagar parcelas de financiamentos em sete bancos. O valor da dívida gira em torno de R$ 190 milhões, sendo o maior credor, o banco do Brasil, com 19 milhões, a lista incluir ainda Santander, Bradesco, Inter e Votorantim.
A verde disse em comunicado que a medida faz parte de seu plano para reestruturar a dívida. Segundo a companhia, o pedido visa garantir continuidade de suas operações enquanto renegocia com os credores. A empresa quer uma extensão substancial no prazo de pagamento, período de carência e uma redução nas taxas de juros, que hoje gira em torno de 14,4% ao ano.
“A dívida é muito alta e cara no curto prazo. Eles estão vendendo menos com preço menor e isso impactou caixa da empresa,” disse uma fonte do mercado de fertilizantes. Agentes do mercado dizem em reserva que forçar bancos a renegociarem dividas, como pretende a Verde, pode atrapalhar outros projetos – que visam e reduzir a dependência do país na importação fertilizantes – que necessitam captar recursos no mercado financeiro.
Ao reportar resultado decepcionante em seu relatório do primeiro trimestre, a verde culpou, geopolítica, câmbio e condições climáticas adversas, o que ela chamou de “tempestade perfeita”, que atingiu o mercado brasileiro de fertilizantes e resultou numa diminuição significativa na procura do insumo no primeiro trimestre de 2024.
“Embora estejamos decepcionados com as condições gerais do mercado e os resultados do primeiro trimestre de 2024, estes ainda foram cinco vezes maiores que os do primeiro trimestre de 2021. Os fundamentos estão estabelecidos e as novas equipes de vendas e marketing da Verde estão fazendo progressos significativos, o que me deixa muito entusiasmado com a trajetória de longo prazo da nossa empresa”, disse o fundador, presidente e CEO da Verde, Cristiano Veloso.
Tempestade perfeita
A tempestade perfeita citanda pela Verde como motivo para pedir na justiça proteção contra seus credores fez o mercado levantar outras teses para o resultado da companhia. “Cristiano sempre se gabou de ter uma mina gigante, mas nunca avançou na qualidade do produto,” diz uma fonte que conhece os bastidores da Verde.
Segundo ela, a queda nas vendas pode estar relacionada a baixa eficiência agronômica do principal produto da Verde, o K Forte, um fertilizante potássico natural produzido a partir de rochas fosfatadas. A empresa destaca que seus produtos são derivados de fontes naturais e buscam promover a agricultura sustentável.
A verde sempre teve um posicionamento agressivo de marketing para atrair o produtor. rural. “Eles ganharam muitos clientes, mas não tinham uma equipe suficiente para dar assistência no campo aos produtores, como engenheiros e técnicos em agronomia para fazer esse pós venda e garantir vendas recorrentes,” avalia um antigo colaborador da Verde.
A Verde tem vários desafios pela frente, o primeiro é garantir sua capacidade operacional e mostrar que seu produto é tão eficiente como diz sua campanha de marketing, contestada pelos concorrentes. Eles argumentam que o principal produto da empresa, o K forte, não nutre a planta com a rapidez propagandeada pela empresa e que isso explicaria o fraco desempenho nas vendas do primeiro trimestre, já que agora os produtores conhecem o produto e sabe exatamente o seu resultado dele nas plantações.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da WP Comunicação LTDA
Leia também
-
Agência Minera Brasil EMPRESAS DE MINERAÇÃO SINALIZAM BOM DESEMPENHO DE SEUS NEGÓCIOS
18 de junho de 2024Pesquisa de Sondagem Empresarial do Setor Mineral, realizada pela ABPM, mostra as percepções do setor sobre a economia brasileira...
Saiba Mais -
Agência Minera Brasil Transição energética despertou senso de urgência para investimentos em projetos de mineração no Brasil
10 de outubro de 2024Executivos de empresas aptas para abertura de capital no país destacam investimentos com recursos próprios, diversificação e aposta na transição energética como estratégias bem sucedidas de
Saiba Mais -
Agência Minera Brasil Vantagem competitiva: lítio produzido no Brasil tem rastreabilidade social e ambiental
17 de setembro de 2024A Sigma Lithium participou da Exposibram 2024 com estande do programa social Donas de Mim e sua CEO, Ana Cabral, participou de painéis e reuniões, entre elas, com representantes do governo da
Saiba Mais