NAvegue pelos canais

Agência Minera Brasil

Soluções para Amazônia são soluções para a humanidade, afirma Raul Jungmann, na abertura da Conferência

Soluções para Amazônia são soluções para a humanidade, afirma Raul Jungmann, na abertura da Conferência

Williams Lopes / Inovar Produtora / Agência Minera Brasil

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 7 de novembro de 2024

Mais de 3,4 mil pessoas se inscreveram gratuitamente para assistir e debater com mais de 170 palestrantes de oito países. Evento tem curadoria da ex-ministra do Meio Ambiente e Membro do Conselho Econômico e Social da ONU, Izabella Teixeira, e reúne outros grandes nomes de expressão internacional.

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, abriu na tarde desta 4ª feira (6/11), em Belém (PA), a segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias. O evento é um dos mais importantes antes da COP30 e irá estruturar uma agenda de sugestões voltada a efetivar uma reação mais qualificada para recuperar o potencial da Amazônia em frear os efeitos das mudanças climáticas, tendo por premissa promover as novas economias e, ao mesmo tempo, proteger a biodiversidade e agir contra as atividades ilegais que destroem o meio ambiente e prejudicam a população e a economia da região. As conclusões dos debates nesta conferência constarão da agenda, a ser encaminhada para a ONU, que organizará a COP30 no Brasil, em 2025, cúpula para discutir as mudanças climáticas.

Em seu discurso de abertura, Raul Jungmann, um dos idealizadores da conferência, disse que o encontro internacional representa a 'boa vontade e a esperança' de diversos representantes da sociedade 'que aqui se unem de boa vontade e com a esperança de poderem apresentar propostas efetivas em defesa da floresta em pé, do respeito às comunidades que habitam a Amazônia, com o desenvolvimento das novas economias'. Ele enfatizou que 'as soluções apresentadas para proteger e desenvolver a Amazônia são soluções para o Brasil, são soluções para toda a humanidade', referindo-se ao necessário enfrentamento das mudanças climáticas e o papel preponderante da região neste esforço global. Como representante da indústria da mineração, Raul Jungmann disse que o setor se declara 'radicalmente contra o garimpo ilegal', que destrói o meio ambiente e vidas humanas, principalmente na Amazônia.

Conferência registra mais de 3.400 inscritos

Mais de 3,4 mil pessoas se inscreveram gratuitamente para participar das apresentações e debates de alto nível dos mais de 150 palestrantes de oito países. O evento acontece no Hangar Centro de Convenções até o dia 8/11.

A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias terá a participação de John Kerry, ex-secretário de Estado e, até o início de 2024, enviado especial do Clima do governo dos EUA. Ele participará do evento de forma virtual, no dia 7/11, a partir das 12h, assim como outras personalidades, que estarão presentes: Ellen Johnson Sirleaf, primeira mulher africana a ser eleita presidente (Libéria) e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. Ela falará ao público no dia 8/11 às 12h. Laurence Tubiana, CEO da European Climate Fondation (ECF), representante especial do governo francês para a COP 21, que selou o Acordo de Paris em 2015, fez sua apresentação neste dia 6/11, às 15h. A conferência tem como curadora a ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, atual Membro do Conselho Econômico e Social da ONU.

A pauta foi organizada a partir de sugestões de mais de 80 representantes de diversos setores. A programação aborda muitos assuntos, tais como: Crime ambiental em territórios protegidos e indígenas; A conservação da biodiversidade e a reversão do tipping point/ponto de não retorno da Amazônia; Os desafios do desmatamento zero em 2030; Os desafios das Novas Economias da Amazônia: Biotecnologia; O conflito entre mineração e garimpo ilegal na Amazônia; A Agenda de Transição Energética, os desafios globais e o papel do Brasil.

O evento tem a participação de indígenas, quilombolas, povos ancestrais, ribeirinhos, acadêmicos, jornalistas, empresários, ambientalistas, governo, parlamentares, diplomatas e demais representantes de governos. Consulte a lista atualizada de patrocinadores, apoiadores, palestrantes e participantes no site do evento.

A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias é organizada pelo IBRAM e tem a parceria do Governo do Pará e é apresentada pela Vale e tem como patrocinadores na categoria Master, as empresas BHP, Hydro; como patrocinadores Belém, o Itaú e a MRN; como patrocinador Gestão de Resíduos, a empresa Alcoa; como patrocinadores Sustentabilidade, o Conselho Indígena Mura e a Potássio Brasil. Já na categoria Compensação de Carbono, a Conferência tem como patrocinador a Ambipar. A Latam é a companhia aérea oficial do evento.

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe