NAvegue pelos canais

Agência Minera Brasil

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 11 de julho de 2024

Companhia é quarta produtora de lítio hard rock e a sexta no ranking global, produzindo concentrado de lítio de alta pureza de baixo custo e ambientalmente sustentável, usando energia 100% renovável.

A Sigma Lithium tem demonstrado desempenho impressionante que coloca o país como um dos principais fornecedores lítio grau bateria nas cadeias globais de insumos para veículos elétricos. A empresa relatou conquistas significativas durante seminário sobre os desafios para minerais críticos e estratégicos, realizado na terça-feira (9/7), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A Vice-presidente de Relações Institucionais e Governamentais da companhia, Lígia Pinto, foi uma das palestrantes do evento. Ela apresentou uma perspectiva do mercado internacional do lítio, destacando que a Sigma é uma empresa “brasileiríssima”, que produz e processa lítio verde, em grande escala, no Brasil.

Ligia destacou que China, Europa e Estados Unido são os grandes mercados que estão eletrificando rapidamente suas frotas. E que o mundo precisará de um aumento significativo na capacidade de processamento e mineração de materiais para bateria, não apenas lítio, mas outros minerais como cobalto, níquel e grafite.

A executiva disse que a Sigma está produzindo atualmente 270 mil toneladas e projeta chegar 520 mil toneladas ao ano. Citou também a ampliação em 40%, das reservas de lítio da companhia, que estendeu a vida operacional do projeto para 25 anos, e vai possibilitar duplicar sua capacidade de produção.

“O que nos torna únicos é a nossa produção verde, nosso cuidado no processamento, não usamos químicos nocivos, sem barragens de rejeitos, com empilhamento a seco. Nossa planta greentech entrega lítio verde quíntuplo zero, de baixo custo para carros elétricos”, destacou.

Ligia explicou que o projeto Grota do Cirilo entrou em produção comercial no segundo trimestre de 2023, produzindo concentrado de lítio de alta pureza e ambientalmente sustentável, usando energia 100% renovável e água reciclada.

Olhando para o futuro ela disse que empresa também está considerando a construção de uma linha integrada de produtos pré químicos intermediários e que o foco da Sigma está na sustentabilidade, eficiência de custos e expansão estratégica, que vai posiciona a companhia para capitalizar a crescente demanda por lítio no mercado de baterias para veículos elétricos.

O seminário contou com a presença de representantes da academia, do mercado e do governo, incluindo o Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério da Fazenda, Escola Politécnica da USP, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Durante o seminário teve ainda o lançamento do projeto que institui a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos, um marco regulatório integrado para os minerais críticos e estratégicos do Brasil, a proposta foi articulada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da WP Comunicação LTDA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe