NAvegue pelos canais

Agência Minera Brasil

Pequenos mineradores de ouro podem ter acesso ao mercado global do metal

Pequenos mineradores de ouro podem ter acesso ao mercado global do metal

Warley Pereira / Agência Minera Brasil / Agência Minera Brasil

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 12 de novembro de 2024

Durante Expominério especialistas destacaram a perspectivas para o mercado do ouro e estratégias que ampliam o acesso dos pequenos produtores ao mercado global do metal com segurança jurídica e competitividade.

A Expominério 2024 reuniu, em Cuiabá especialistas, empresários e pequenos mineradores para discutir desafios e oportunidades no setor mineral brasileiro. Com foco em tornar o setor mais competitivo e sustentável, o evento apresentou soluções que facilitam a entrada de pequenos mineradores de ouro no mercado internacional, buscando não apenas aprimorar a comercialização, mas também disseminar práticas responsáveis e transparentes na produção.

O evento evidenciou que a demanda global por ouro está em ascensão, principalmente entre investidores interessados em produtos rastreáveis e de origem certificada. Para pequenos mineradores brasileiros, isso representa uma oportunidade única, explicou Maurício Gaioti, CEO da Alpha Minerals, durante painel que abordou a evolução, gestão e exportação no mercado do ouro.

O executivo apresentou o ecossistema desenvolvido pela Alpha Minerals para facilitar o acesso dos mineradores de ouro ao mercado internacional, que simplifica o processo de exportação e elimina intermediários e garante o melhor preço com segurança jurídica e responsabilidade ambiental.

'Acreditamos que o impacto que podemos ter no mercado está atrelado a educação e conhecimento. Essa é a maior revolução dentro do ramo do ouro.  O acesso à informação que passamos gratuitamente aos nossos clientes conforme eles vão acessando novos níveis de mercado. Temos uma relação de parceria ao identificar ineficiências de gestão e na venda do ouro. Ao ajustar esses detalhes o ganho que a mineradora passa a ter é expressivo e consistente', destacou Gaoiti.

Gaioti avalia que os pequenos mineradores esbarram em desafios de gestão e planejamento tributário. E isso, limita o potencial de crescimento, avalia.  'Com o objetivo de romper essa barreira, a Alpha desenvolveu soluções que levam práticas e conhecimentos das grandes mineradoras ao pequeno minerador, proporcionando acesso seguro ao mercado internacional.'

 Segundo Gaioti, o pequeno minerador de ouro brasileiro tem uma chance real de prosperar no mercado global, desde que invista em capacitação, inovação e sustentabilidade e se adapte às novas demandas do mercado.

A Expominério mostrou que o futuro do pequeno minerador depende, em grande parte, de sua capacidade de adaptação e inovação. Com um mercado global cada vez mais atento à sustentabilidade e à transparência, eles encontraram no evento um espaço de aprendizado e conexão que pode elevar o padrão do ouro brasileiro, posicionando o Brasil como exemplo na produção de ouro responsável.

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe