SGB inicia preparação para novos levantamentos aerogeofísicos no Tocantins
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 9 de outubro de 2025
Calibração dos equipamentos marca o começo da terceira geração de levantamentos, que promete ampliar o conhecimento sobre o subsolo brasileiro e apoiar a prospecção de minerais estratégicos.
Por Ricardo Lima
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) deu início à preparação para uma nova etapa de levantamentos aerogeofísicos no país. A empresa LASA Prospecções S.A. (Xcalibur Smart Mapping), vencedora da licitação, iniciou nesta semana a calibração dos sistemas que serão utilizados na coleta de dados na região sudeste do Tocantins.
As calibrações ocorrem em áreas de referência no Rio de Janeiro, Jundiaí (SP) e Orós (CE), em conformidade com padrões internacionais de aquisição geofísica. Após a etapa de ajustes, a aeronave seguirá para Porto Nacional (TO), onde será instalada a base operacional dos voos.
Novo ciclo de mapeamento do subsolo brasileiro
A retomada dos levantamentos aerogeofísicos integra as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e marca o início da terceira geração de levantamentos conduzidos pelo SGB. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o tipo de rocha, solo e minerais presentes no subsolo brasileiro, por meio do estudo das propriedades gravimétricas, magnetométricas e gamaespectrométricas das rochas.
Os dados coletados servirão de base para pesquisas de prospecção mineral, mapeamento geológico e avaliação de recursos hídricos. Segundo o SGB, as informações obtidas terão papel estratégico no fortalecimento da produção de minerais essenciais à transição energética, à segurança alimentar e hídrica, à defesa e à indústria espacial.
A OESP não é responsável por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil.