Agência Minera Brasil
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 26 de setembro de 2024
O governador da Bahia Jeronimo Rodrigues avalia que país possui um potencial mineral que ainda não foi aproveitando. Segundo ele, essa é uma pauta será um divisor de águas no mundo pela necessidade de minerais essenciais para a transição energética.
“Nós bem sabemos que tudo que nós fazemos ou pegamos ou tocamos tem um dedo na mineração, é no celular, é na alimentação e nós temos hoje um avanço tecnológico muito grande. Com a chegada do presidente Lula com os ministérios responsáveis de Minas Energia, de Ciência e Tecnologia, da Agricultura, dá a gente um potencial muito forte de fortalecer essa ação,” disse o governador ao Minera Brasil durante a Exposibram.
O governador destacou a liderança do IBRAM e dos estados em temas de interesse do setor. “Nós temos um papel importante de articular, seja com deputados federais e no Senado,” afirmou. Ele destacou também o papel das empresas de mineração, mercado, centros de pesquisa e universidades.
Jeronimo Rodrigues esteve na Exposibram, realizada entre os dias 9 e 12 de setembro para o anuncio do estado para sediar a edição 2025 do Exposibram, considerada o maior evento do setor de mineração da América Latina.
“Eu vim para agradecer ao IBRAM a oportunidade de estar levando este evento em 2025 para a Bahia. E nós queremos muito a participação e a ampliação do que nós vimos aqui. Cada ano a gente vê uma evolução, tanto na participação quantitativa, quanto na quantidade de expositores de máquinas, tecnologias e de fornecedores. Portanto, eu tenho uma expectativa muito boa de que esse evento na Bahia possa divulgar o potencial que o estado da Bahia tem”, disse o governador.
Ele avalia que a Bahia tem potencial para impulsionar o país na produção de minerais essenciais para a transição energética. “Tanto a Bahia quanto o Brasil, tem um grande desafio. Nós temos que entender o nosso lugar, nós continuaremos exportando matéria-prima. Mas temos uma expectativa de garantir tanto a produção de minério, mas também garantir que as indústrias do setor possam se instalar no país e nos nossos estados.”
Jeronimo Rodrigues afirmou também que o estado criou ambiente de negócios para estimular indústrias de mineração a se instalarem no na Bahia. “O papel do Estado é esse, e eu acho que essa relação de aproximação tanto com o setor empresarial, das mais diversas frentes, quanto os bancos, o financiamento e a capacitação de mão de obra são importantes”, conclui o governador.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil
Leia também
-
Agência Minera Brasil RAZÕES POR TRÁS DA ALTA HISTÓRICA DO OURO
11 de abril de 2024Incerteza Global - Um dos principais impulsionadores da alta do ouro é a incerteza global, particularmente...
Saiba Mais -
Agência Minera Brasil ABPM SE POSICIONA CONTRA PROJETOS DE LEI EM TRÂMITE NO CONGRESSO QUE CAUSAM INSEGURANÇA AO SETOR
26 de julho de 2024Dirigentes da ABPM se reuniram com o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade o Projetos de Lei que revisa o Código de Mineração e restringe áreas para a atividade mineral. O
Saiba Mais -
Agência Minera Brasil PROJETO DE FOSFATO EM IRECÊ COLOCA A BAHIA COMO PRINCIPAL PRODUTOR DE FERTILIZANTES NO PAÍS
28 de maio de 2024Com R$ 340 milhões de investimentos previsto a planta irá produzir 350 mil toneladas anuais de concentrado de fosfato para a fabricação...
Saiba Mais