NAvegue pelos canais

Agência Minera Brasil

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 6 de fevereiro de 2024

Empresa implementou um método de rastreabilidade para seu minério que visa aprimorar o controle de qualidade e a identificação precisa da origem do minério extraído.

A indústria de mineração enfrenta desafios inúmeros, desde questões ambientais até preocupações sobre a procedência dos minérios. Em uma busca incessante por maior transparência e controle, a Jaguar Mining adotou recentemente um método inovador de rastreabilidade do ouro na mina de Pilar, no município de Santa Bárbara, trazendo uma evolução na forma como o minério é categorizado e processado.

Desde maio de 2023, a empresa implementou um método de rastreabilidade para seu minério, um marco que, segundo Sergio Yngor Dourado Honorio dos Santos, Gerente de Mina da Unidade Pilar, visa aprimorar o controle de qualidade e a identificação precisa da origem do minério extraído. “Anteriormente, o minério produzido na Mina Pilar era classificado em apenas 5 categorias ao sair do subsolo. Na superfície, antes de viajar cerca de 40km até a Planta Metalúrgica em Caeté, cada categoria recebia toneladas de minério de vários locais da mina e com diferentes teores de ouro.
O método atual tem como objetivo minimizar o agrupamento de minério e elevar o conhecimento a respeito de sua origem no subsolo.” Essa mudança não apenas otimiza o controle de qualidade nas amostragens, mas também a definição do teor de ouro, tanto na mina quanto na planta de processamento. Isso representa um avanço significativo na compreensão e na gestão do minério desde sua extração até a etapa de processamento.
Já sobre a relação entre esse método aprimorado de rastreabilidade e a segurança para os compradores do ouro da Jaguar, Sérgio enfatizou que a Jaguar opera em total conformidade com a legislação ambiental e os processos minerários estabelecidos pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Esse avanço reforça o compromisso da empresa com a excelência operacional e a transparência em suas práticas de mineração.
A implementação desse método de rastreabilidade do ouro na Jaguar Mining não apenas demonstra um compromisso com a melhoria contínua, mas também serve como um exemplo positivo para a indústria, destacando a importância da transparência e do controle de qualidade em todas as etapas da cadeia de suprimentos de ouro. Com a inovação, a Jaguar Mining está redefinindo os padrões da indústria, abrindo caminho para uma mineração mais responsável, transparente e eficiente.

Sobre a Jaguar Mining

A Jaguar Mining é uma empresa brasileira de mineração, de capital estrangeiro com foco na exploração de ouro na região do Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) e foco no desenvolvimento sustentável local. Suas unidades incluem o Complexo de Minas de Ouro Turmalina (Conceição do Pará) e o Complexo de Minas de Ouro Caeté – CCA (minas de Pilar e Roça Grande e a planta de processamento de minério de Caeté). A Jaguar também é proprietária do Complexo da Mina de Ouro Paciência, que se encontra em manutenção desde 2012.

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da WP Comunicação LTDA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe