Agência Minera Brasil
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 8 de outubro de 2024
na abertura do evento, participantes destacaram a importância de somar esforços para que o país possa vir a ser um grande player do setor no mundo. Participação do setor de mineração no mercado de capitais é um dos temas do Invest Sumit, na B3.
apresentar oportunidades de investimento no setor, com destaque para o papel do mercado de capitais na atração de investimentos para a mineração. Esse foi o tema central do Invest Mining Summit 2024, evento realizado nesta terça feira (8/10), na sede da B3, a Bolsa do Brasil, em São Paulo (SP).
Participaram do evento entidades empresariais, instituições públicas, agentes do mercado financeiro e executivos do setor. O objetivo é difundir de que forma as oportunidades de negócios que o setor mineral revela podem representar efetivas alternativas de investimento para a mineração no país.
Na abertura do evento, o coordenador da Rede Invest Mining, Miguel Nery, ressaltou a importância de se fazer a aproximação do mercado financeiro com o setor mineral. “Discutir os pontos críticos e reveladores de potencialidade para os investimentos é fundamental para que o Brasil se posicione como um grande player de mineração no mundo”, afirmou.
O coordenador destacou quatro frentes de atuação para que esse trabalho renda frutos: o ambiente regulatório; ESG; Hub de Projetos e a melhoria do ambiente de investimentos. “Viemos trabalhando com a B3 há mais de dois anos, com o objetivo de criar no Brasil a possibilidade de que as juniors companies possam ampliar suas atividades e viabilizar os seus projetos com o investimento do mercado de capitais”, explicou Nery.
Em seguida, a vice-presidente de Operações da B3, Viviane Basso, ressaltou a importância de se discutir pontos estratégicos para um setor que representa 4% do PIB brasileiro. “Queremos aumentar a participação do setor de mineração no mercado de capitais, e a questão dos minerais críticos está nessa pauta. Sabemos que as atividades pré-operacionais são atividades intensivas em capital, e, portanto, ampliar e diversificar as fontes de financiamento é fundamental. Nosso compromisso é fomentar esse caminho. Esperamos um debate bastante produtivo para que possamos mudar o patamar do Brasil em um setor tão estratégico”, observou.
como agregar valor?
João Pieroni, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), enfatizou que o banco é um parceiro histórico da mineração. “O governo brasileiro olha a descarbonização do setor como uma grande oportunidade de agregar valor no país”, afirmou. Ele citou dois principais gargalos e desafios: o financiamento de novas minas de pesquisa mineral, com as juniors companies, e como fazer o movimento da exploração mineral avançar na cadeia para beneficiar o minério, fazer refino e agregar valor. “O BNDES está atento a isso, com linhas de credito incentivadas. Mas o banco precisa do mercado de capitais, porque sozinho não tem condições de bancar os investimentos”, ponderou.
O diretor de Relações com Investidores da Vale, Thiago Loffiego, disse que o evento pode representar o começo de uma nova era para o mercado de capitais. “Na Vale nós olhamos dois pontos fundamentais: a descarbonização e a transição energética. O Brasil tem muito potencial para se desenvolver nesse setor, porque há uma convergência de agenda. Como líderes do setor no país, para nós é muito importante que esse sistema esteja desenvolvido”, disse ele.
Oportunidades
Se o setor tem desafios, é também um poço de oportunidades. Esse foi o mote da fala da secretária do Ministério de Minas e Energia, Ana Paula Bittencourt, diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração do MME. Ana Paula, disse que a principal missão do governo é extrair da mineração as principais entregas para a sociedade: renda, emprego, receitas e bens públicos em potencial, mudança de condição de vida para as pessoas. “A mineração serve à sociedade para melhorar a vida dos nossos cidadãos”, afirmou.
Se acordo com ela, a grande oportunidade hoje é o cenário da transição energética.
“Hoje são insumos indispensáveis para a descarbonização da economia. O Brasil é atrativo para investidores internacionais. Temos os recursos dos minerais críticos, segurança jurídica, energia limpa e capacidade tecnológica. O governo apoia e coloca à disposição todos os instrumentos aos esforços da Rede Invest Mining”, completou.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil
Leia também
-
Agência Minera Brasil FARIA LIMA DE OLHO EM PROJETOS DE MINERAÇÃO NO BRASIL
24 de maio de 2024Diferentemente de uma bolsa de valores normal em que as empresas operacionais valorizam suas ações a partir do bom desempenho...
Saiba Mais -
Agência Minera Brasil BRASIL QUER AMPLIAR EXPORTAÇÕES PARA MERCADOS ASIÁTICOS
30 de janeiro de 2024A ação está aberta para empresas de diversos setores que tenham potencial de abertura ou ampliação de exportações...
Saiba Mais -
Agência Minera Brasil OURO BATE NOVO RECORDE HISTÓRICO, ULTRAPASSANDO 2.300 DÓLARES
3 de abril de 2024O dirigente do banco central americano disse que a taxa de juros já atingiu seu pico e que a maioria dos integrantes...
Saiba Mais