NAvegue pelos canais

ADIMB destaca papel histórico da mineração em celebração dos 200 anos de relações Brasil–Reino Unido
Warley Pereira / Agência Minera Brasil

ADIMB destaca papel histórico da mineração em celebração dos 200 anos de relações Brasil–Reino Unido

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 20 de agosto de 2025

Leonardo Faria, vice-presidente do Conselho Superior ressaltou a mineração como elo importante da cooperação bilateral, presente desde o século XIX e ainda estratégica para o futuro das relações econômicas entre os dois países.

Cônsul de Belo Horizonte Laura Queiroz, José Luiz Marques e Mônica César, Vale Base Metals; embaixadora Stephanie Al-Qaq e Leonardo Farias, vice-presidente ADIMB, durante celebração no Palácio da Liberdade.

A ADIMB participou da celebração dos 200 anos de relações diplomáticas do Brasil e Reino e os dez anos de atuação do Consulado Britânico em Belo Horizonte.  O evento realizado na terça-feira 19/8, no Palácio da Liberdade, reuniu autoridades do governo do estado, como o vice-governador Mateus Simões e representares do setor mineral brasileiro como comemorar a relações de cooperação entre os dois países.

Leonardo Faria, vice-presidente do Conselho Superior, representou a entidade no evento, destacou a mineração como elo histórico importante nessa parceria bilateral.

Ele lembrou que já no século XIX, com a criação da St. John’s Del Rey Mining Company, em Nova Lima, o Reino Unido consolidou presença no Brasil por meio da mineração de ouro, marcando o início de uma relação duradoura.

Faria ressaltou que esse legado se mantém atual, com a mineração sendo citada como um dos principais laços econômicos entre Minas Gerais e o Reino Unido.

“A presença de autoridades como a embaixadora Stephanie Al-Qaq, o vice-governador Mateus Simões, o prefeito de Nova Lima João Marcelo de Azevedo Pereira e representantes de instituições como o Ibram reforçou a relevância estratégica do setor mineral no contexto da cooperação internacional”, disse Faria.

Faria avalia que o evento deixou claro que a força da mineração segue sendo um dos destaques na trajetória dos 200 anos de relações entre os dois países.

Projetos estratégicos em curso

Em março de 2025, foi assinado o Memorando de Entendimento (MoU) – 2025, que renova e amplia o pacto firmado em 2020. O foco é a transição energética, a descarbonização e o desenvolvimento sustentável

Minas foi o primeiro estado da América Latina a aderir à campanha global Race to Zero, liderada pelos britânicos, com objetivo de alcançar neutralidade de carbono até 2050

A embaixadora Stephanie Al-Qaq ressaltou o caráter sustentável e voltado para o futuro da parceria:

“Este não é um relacionamento apenas do passado, mas também do futuro, com comércio profundo e novas oportunidades para empresas britânicas em Minas Gerais.”

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe