Agência Minera Brasil
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 9 de setembro de 2024
Um dos maiores eventos de mineração da América Latina, EXPOSIBRAM 2024 – Mineração do Brasil | Expo & Congresso, contará com mais de 500 estandes e cinco palcos simultâneos para apresentar tendências do setor mineral. A perspectiva é receber mais de 70 mil pessoas durante os quatro dias de evento, 2 mil congressistas em cerca de 15.000 m2, onde serão montados mais de 500 estandes, de diversos países, além do Brasil, como Itália, Estados Unidos, China, Canadá, Alemanha, Chile, Irlanda, Holanda, Inglaterra e Peru. A EXPOSIBRAM 2024 ocorrerá de 9 a 12 de setembro, em Belo Horizonte (MG).
O Congresso Brasileiro de Mineração, que integra a programação do evento, abrirá espaço nobre para apresentações e debates de alto nível sobre a indústria da mineração. Conforme o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, a ampla abrangência de temas é muito rica.
“Teremos a oportunidade de cobrir um leque expressivo de temas. Isso contribui para a criação de um evento mais dinâmico, com maiores oportunidades para empresários do setor, estudiosos e outros públicos”, diz.
Dentre os vários temas, alguns são destaques, como o importante papel da oferta de minerais para a transição energética e a tributação do setor. Outros assuntos também compõem a pauta, como formas de financiamento de projetos minerais, agenda econômica, perspectivas de mercado, riscos tributários e fiscais, riscos políticos e outros assuntos sensíveis ao setor.
Rodadas de negócio – mais de 20 mineradoras e centenas de fornecedores
A EXPOSIBRAM 2024 vai aproximar mais de 20 mineradoras e 460 fornecedores selecionados, do Brasil e do exterior, para discutir propostas comerciais e fechar contratos. As rodadas de negócio vão reunir marcas conhecidas da mineração brasileira e internacional, como AngloGold Ashanti, Anglo American, Brazauro Recursos Minerais, Companhia Brasileira de Lítio, Fronteira Mineração, Galvani Fertilizantes, Gerdau, Grupo Avante, Jaguar Mining, Kinross Brasil Mineração, Mineração Maracá / Lundin Mining, Mineração Rio do Norte, Mineração Taboca, Mineração Usiminas, Mosaic, Nexa Resources, Samarco Mineração e Vale.
As mineradoras têm interesse em conhecer a oferta de produtos e serviços de diversos setores, como da área socioambiental (energia renovável, mitigação de impactos, relacionamento com comunidades, diversidade e inclusão etc.); logística; máquinas, veículos, equipamentos e pesquisa geológica para a produção mineral; inovações tecnológicas; itens voltados a recursos humanos, saúde e segurança ocupacional e também operacional, entre outros segmentos.
Em 2023, 22 mineradoras participaram da rodada de negócios da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023) e geraram expectativa de negócios no valor de R$ 1,5 bilhão. Neste ano, o objetivo é conectar mais fornecedores e mineradoras para estabelecer parcerias.
Mineramundo
Com o intuito de oferecer uma experiência educativa e cativante sobre o setor mineral para o público infanto-juvenil, a EXPOSIBRAM apresentará o espaço inédito Mineramundo. Este ambiente inovador foi projetado para apresentar o universo da mineração de maneira interativa e envolvente com foco no público estudantil.
Neste ambiente dinâmico, os visitantes poderão aprender mais sobre mineração, de forma interativa, por meio de telas touch, quiz, um trem cenográfico que oferece uma viagem pela história dos minerais, além de experiências imersivas com óculos de realidade virtual e fones de ouvido, entre outras atividades. Dentre as diferentes atrações, o Mineramundo vai apresentar também a “Casa da Mineração”, um ambiente dedicado para exibir como a mineração está presente, na prática, no dia a dia de todas as pessoas. Será possível identificar, por exemplo, quais os minérios utilizados na fabricação de eletrodomésticos, como geladeira, fogão, televisão, entre outros.
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