NAvegue pelos canais

PR Newswire Economia

FGV INVEST anuncia o 2º Seminário Acadêmico de Economia do Mercado da Arte

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 23 de agosto de 2024

PR NEWSWIRE

Evento acontecerá em setembro com os maiores especialistas do mercado da arte

SÃO PAULO, 23 de agosto de 2024 /PRNewswire/ — O Centro FGV INVEST, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), anuncia que o 2º Seminário Acadêmico de Economia do Mercado da Arte ocorrerá no dia 19 de setembro de 2024, nas dependências da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. Este evento é uma iniciativa fundamental para fomentar o debate acadêmico e profissional sobre a economia do mercado da arte, promovendo e divulgando pesquisas científicas e aplicadas na área.

O seminário tem como objetivo criar um espaço de discussão para acadêmicos, pesquisadores e profissionais do mercado da arte, ampliando o alcance das discussões do grupo de estudos do FGV INVEST, que se reúne quinzenalmente desde 2016. A Economia da Arte, conhecida em inglês como Art Economics, pertence ao campo da Economia da Cultura e tem sido estudada mundialmente desde a década de 1980. Esta área estuda os dados econômicos relacionados à criação, distribuição e consumo de obras de arte, literatura e produtos criativos similares, além de analisar o comportamento dos diversos agentes do mercado da arte.

Nesta segunda edição do seminário, serão apresentados 15 estudos que visam ajudar os agentes do mercado a tomarem decisões com base em pesquisas e informações objetivas, melhorando sua capacidade de sustentabilidade e promovendo maior transparência no mercado. Os temas de destaque deste ano incluem:

  • Análise econômica das feiras de arte e seu impacto no mercado global.
  • O papel das casas de leilão na valorização das obras de arte.
  • Investimento em arte como diversificação de carteiras de investimento.
  • Políticas públicas e financiamento do setor artístico no Brasil.
  • Tendências e desafios do mercado de arte contemporânea.

De acordo com o ‘The Art Market Report 2024’ da Art Basel & UBS, o mercado global de arte totalizou 65 bilhões de dólares em 2023, uma contração de 4% em relação ao ano anterior, mas ainda acima do nível pré-pandêmico de 2019, que foi de 64 bilhões de dólares. Este mercado foi impactado por vários fatores, incluindo inflação alta, taxas de juros elevadas, e incertezas econômicas e políticas  globais.

O mercado brasileiro de arte também enfrenta diversos desafios, como o desempenho da economia e as variações na renda dos consumidores, além de uma redução nos recursos públicos destinados a projetos artísticos. Outro tema que vem sendo debatido é a questão dos impostos que incidem sobre as vendas e as importações de obras de arte. Esse contexto torna o seminário ainda mais relevante, pois promove uma discussão baseada em fatos do passado e as possibilidades futuras do setor.

“Promover um evento acadêmico de economia do mercado da arte agora é crucial para contextualizar a discussão sobre o passado com base em fatos e promover um diálogo construtivo sobre as possibilidades futuras do setor”, afirma Paulo Tenani, professor e economista.

Segundo ele, o Grupo de Estudos de Economia do Mercado da Arte do FGV INVEST, composto por pesquisadores e interessados em arte, reúne-se regularmente desde agosto de 2016 no Centro FGV INVEST. O grupo examina textos acadêmicos, livros, relatórios e publicações focadas na economia do mercado da arte, bem como o papel da estética e das artes na economia. O grupo inclui participantes de galerias, leilões, locais de exposições, colecionadores, pesquisadores e, principalmente, professores e alunos da FGV.

O grupo de estudos tem incentivado e participado de diversas iniciativas, como a publicação de short studies series e working papers no website da FGV INVEST e FGV EESP, artigos em revistas internacionais, webinars, teses de mestrado e doutorado, e relatórios sobre galerias de arte do mercado brasileiro. Além disso, oferece as disciplinas “Economia do Mercado da Arte” e “Tópicos do Mercado da Arte” nos cursos de graduação e MBA em Economia da FGV EESP. Um dos marcos importantes do grupo foi o Acordo de Cooperação Técnica com o Museu de Arte Moderna de São Paulo, que fortaleceu ainda mais a relação entre o meio acadêmico e as instituições culturais.

A agenda completa do evento estará disponível no site, onde também podem ser feitas as inscrições: https://evento.fgv.br/mercadodaartefgv_1909. As vagas são limitadas e a entrada tem valor simbólico de R$ 100,00, com meia entrada para estudantes.

Detalhes do Evento – 2º Seminário Acadêmico de Economia do Mercado da Arte
Data: 19 de setembro de 2024
Horário: 09:00 – 18:00
Local: Fundação Getulio Vargas, R. Dr. Plínio Barreto, 365 – 15º andar, São Paulo

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/fgv-invest-anuncia-o-2-seminario-academico-de-economia-do-mercado-da-arte-302229823.html

FONTE FGV Invest

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe