ABPM SE POSICIONA CONTRA PROJETOS DE LEI EM TRÂMITE NO CONGRESSO QUE CAUSAM INSEGURANÇA AO SETOR
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 26 de julho de 2024
Dirigentes da ABPM se reuniram com o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade o Projetos de Lei que revisa o Código de Mineração e restringe áreas para a atividade mineral.
O diretor da ABPM, Luís Antônio Vessani, esteve reunido com o peputado Rafael Prudente, Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMAS) para discutir o PL 957/2024. Na oportunidade, o diretor entregou ao parlamentar Nota Técnica da ABPM sobre o projeto de lei e fez considerações sobre os principais pontos negativos da proposta para o desenvolvimento da mineração no Brasil.
Vessani destacou que o dispositivo que faculta a lavra garimpeira em áreas oneradas para pesquisa mineral, tem impacto negativo em projetos em fase de desenvolvimento no país. O Presidente da Comissão mostrou-se sensível às preocupações apresentadas pela ABPM.
Outro tema abordado foi o PL 10874/2018 que restringe a atividade de mineração em áreas próximas a unidades de conservação. O PL foi rejeitado na Comissão de Minas e Energia e encontra-se atualmente na CMAS sob relatoria do Deputado Covat.
A ABPM destacou que o referido PL tem potencial para impactar 90% dos direitos minerários vigentes, criando uma situação de insegurança jurídica para o setor mineral brasileiro.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da WP Comunicação LTDA