PR Newswire Brasil
CGTN: China e Cazaquistão cultivam laços de amizade e prometem maior cooperação
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 5 de julho de 2024
PR NEWSWIRE
Xi está em sua quinta visita ao Cazaquistão, onde não só foi recebido pelo presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, no aeroporto, mas também recebeu um tapete azul – a cor da bandeira nacional do Cazaquistão saudada pelos cazaques como símbolo da amizade entre a China e o Cazaquistão – e um grupo de estudantes cazaques cantando a canção chinesa “Ode à Pátria.”
Essa também é a segunda visita de Xi em menos de dois anos, após sua visita oficial anterior em setembro de 2022. Além disso, Xi e Tokayev se reuniram em Pequim em outubro de 2023.
As relações de amizade entre a China e o Cazaquistão têm suas raízes na milenar Rota da Seda, reforçadas por 32 anos de cooperação após o estabelecimento das relações diplomáticas, e atingiram o nível elevado de uma parceria estratégica ampla e permanente, disse Xi durante sua reunião com Tokayev na quarta-feira.
Desde que a China e o Cazaquistão estabeleceram relações diplomáticas em 1992, os dois países têm estreitado constantemente seu relacionamento, primeiro para uma parceria estratégica em 2005, depois para uma parceria estratégica ampla em 2011 e ainda para uma parceria estratégica ampla e permanente em 2019.
O crescimento da confiança mútua e dos laços políticos entre a China e o Cazaquistão veio acompanhado de um crescimento notável em sua cooperação comercial e econômica nas últimas três décadas.
A China foi o maior parceiro comercial do Cazaquistão em 2023, com o comércio bilateral aumentando 32% em relação ao ano anterior, chegando a US$ 41 bilhões. As principais exportações do Cazaquistão para a China envolvem petróleo bruto, metais e produtos agrícolas. Em contrapartida, a China forneceu ao Cazaquistão máquinas, eletrônicos e bens de consumo, de acordo com dados do governo cazaque.
Em uma entrevista ao People’s Daily, o embaixador do Cazaquistão na China, Shakhrat Nuryshev, destacou a Iniciativa Cinturão e Rota (BRI) na crescente ampliação da cooperação bilateral de comércio e investimento entre os dois países.
Desde a Base de Cooperação Logística China-Cazaquistão (Lianyungang), o primeiro projeto inaugurado no âmbito da BRI em 2014, até a Rodovia China-Europa Ocidental, os dois países têm se esforçado para obter uma ligação mais próxima através do desenvolvimento do transporte rodoviário e ferroviário. Ao mesmo tempo, empreendimentos recentemente concluídos e comissionados, como o parque eólico de Zhanatas e a usina hidrelétrica de Turgusun, demonstraram a determinação de ambos os países no desenvolvimento de economias de baixo carbono utilizando programas de energia renovável.
A China e o Cazaquistão aprofundarão continuamente a cooperação em áreas tradicionais como comércio, investimento, interconectividade e energia, disse Xi durante uma reunião conjunta com a imprensa e Tokayev na quarta-feira.
Observando que a China e o Cazaquistão fixaram uma nova meta de dobrar o comércio bilateral em breve, Xi acrescentou que os dois países também promoverão conjuntamente novos pontos de crescimento para a cooperação em minerais essenciais, inovação científica e tecnológica, aeroespacial, economia digital e outros campos.
Nos últimos anos, a China e o Cazaquistão também intensificaram os intercâmbios culturais e interpessoais. Por exemplo, foram implementados programas bilaterais de cooperação cultural, incluindo um workshop Luban e um centro de medicina tradicional chinesa. O Ano do Turismo do Cazaquistão foi lançado oficialmente na China em março.
Na quarta-feira, Xi e Tokayev inauguraram a filial da Universidade de Língua e Cultura de Pequim (BLCU) na Universidade Internacional de Astana.
Para intensificar ainda mais os intercâmbios entre os povos, Xi disse aos repórteres que a China decidiu abrir o segundo Workshop Luban no país da Ásia Central e que realizará o Ano do Turismo da China no Cazaquistão em 2025.
Além de fortalecer os laços bilaterais, Xi também disse que a China apoia o Cazaquistão na adesão ao mecanismo de cooperação do BRICS, desempenhando o papel de “potência média” no cenário internacional e fazendo sua devida contribuição à governança global.
Xi acrescentou que a China e o Cazaquistão se comprometeram a continuar trabalhando em estreita colaboração nos assuntos internacionais e a fortalecer a coordenação e a cooperação dentro da estrutura das Nações Unidas, da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), do mecanismo China-Ásia Central, assim como de outras estruturas multilaterais.
Xi disse acreditar que a cúpula de quinta-feira em Astana será um sucesso total e levará a SCO a um novo estágio de desenvolvimento.
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cgtn-china-e-cazaquistao-cultivam-lacos-de-amizade-e-prometem-maior-cooperacao-302190032.html
FONTE CGTN
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Brasil Think Eco, Move Green: A Yutong Bus concluiu o desafio de quilometragem de bateria na Austrália e está promovendo a transformação elétrica do transporte público com uma plataforma tecnológica inovadora
31 de outubro de 2024A Yutong Bus ("Yutong", SHA: 600066), líder mundial na fabricação de veículos comerciais, concluiu recentemente um desafio de resistência da bateria e distância percorrida de 555
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil A Aliança Mundial da Hepatite conscientiza sobre a hepatite viral no Dia Mundial de Combate à Hepatite, pois pesquisas mostram que as hepatites B e C causam um risco significativamente maior de câncer do que fumar um maço de cigarros por dia
27 de julho de 2023PR NEWSWIRE LONDRES, 27 de julho de 2023 /PRNewswire/ — Hoje, o Dia Mundial de Combate à Hepatite (WHD) começa com o apelo à ação ‘Não estamos esperando’. No WHD, a World
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil 132ª Feira de Cantão começa com um recorde de 3,31 milhões de produtos
18 de outubro de 2022PR NEWSWIRE 132ª Feira de Cantão começa com um recorde de 3,31 milhões de produtos PR Newswire GUANGZHOU, China, 18 de outubro de 2022 GUANGZHOU, China, 18 de outubro de 2022 /PRNewswire/ —
Saiba Mais