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75% das empresas não alcançaram suas metas de marketing em 2023, aponta pesquisa da RD Station
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 1 de julho de 2024
Pesquisa Panorama de Marketing 2024, realizado com profissionais de marketing de todo o país e bilhões de dados de uso dos produtos da RD Station, analisa também o uso da Inteligência Artificial, Conversacional, WhatsApp e das operações de ecommerce das empresas
01 de julho de 2024 – A RD Station líder em soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil, lança nesta terça-feira (11/06) a segunda edição do Panorama de Marketing, maior pesquisa do setor no Brasil. O levantamento, realizado com profissionais do setor, mostra que 75% das empresas não conseguiram atingir suas metas de marketing em 2023, ao mesmo tempo em que 36% das equipes de marketing não têm definição das mesmas para 2024. Apesar do cenário desafiador, a maior parte dos entrevistados (78%) tem expectativas de crescimento neste ano.
“Vimos que as empresas seguem com dificuldades de bater as metas de marketing, mantendo os 75% do último Panorama de Marketing e, também, um aumento de 25% para 36% versus a edição anterior daquelas que não têm metas definidas. Isso reforça nosso posicionamento sobre a importância da definição de metas claras e indicadores de desempenho para o sucesso das equipes que atuam nessa área, de modo que elas consigam saber se estão evoluindo ou não em suas estratégias. Além disso, é fundamental fazer uso correto dos canais em todos os processos do funil de marketing, desde a geração de leads, bem como adotar tecnologias para melhorar o relacionamento com os clientes e alcançar melhores resultados”, destaca Bernardo Brandão, CMO da RD Station.
Entre as empresas que tiveram sucesso em atingir seus objetivos, os setores de maior destaque foram o varejo (37%), o e-commerce (34%) e o de saúde e estética (33%).Um destaque positivo observado no Panorama de Marketing 2024 foi a queda em praticamente todas as dificuldades de análise de dados, demonstrando um avanço neste quesito estratégico para as empresas.
Mais investimentos e expectativa de crescimento em 2024
Para 2024, mesmo em meio a um cenário com desafios, 78% dos entrevistados revelaram ter expectativas de crescimento e 49% afirmaram que irão investir mais do que em 2023 nas ações de marketing. Dentre os principais objetivos apontados, estão gerar mais demandas de vendas (34%); mais reconhecimento da marca (29%); e inovar nas estratégias de Marketing Digital (15%).
Uso de Inteligência Artificial no Marketing
Com a popularização das ferramentas de inteligência artificial desde 2023, o setor de marketing também passou a fazer uso de recursos de forma estratégica. Se no Panorama de Marketing do ano passado 73% dos profissionais destacaram a IA como principal tendência para aumentar a produtividade, nesta edição já se percebe, de fato, o uso por grande parte das equipes de marketing (55% dos respondentes).
Vale destacar que 64% das empresas que usam IA alcançaram seus objetivos, enquanto 34% das que não usam conseguiram atingir as metas. O destaque fica, principalmente, entre as agências de marketing, com 71% de atingimento.
Conversacional e WhatsApp
Quando questionados sobre o uso de canais, o WhatsApp segue em destaque como um dos que mais teve crescimento desde o último ano, sendo utilizado por 70% das empresas em suas estratégias – 60% declararam usar na edição 2023. Os negócios B2C são os que mais utilizam – 72%, frente a 61% dos negócios B2B.
Dentre os principais usos apontados pelos profissionais estão: enviando mensagens individuais ou por lista de transmissão de forma manual (45%); captação de leads com botão de WhatsApp (44%); captação de Leads vindos de anúncios de mídia paga (39%); com uma plataforma que integra WhatsApp e demais canais digitais, como Facebook, Instagram, Telegram, etc.( 34%); manualmente, gerindo grupos de WhatsApp (33%).
Na temática de tendências, o uso do WhatApp por meio da atuação omnichannel (multicanal) aparece como a segunda tendência mais apontada pelos respondentes. A inteligência artificial segue como principal, com 61% dos respondentes destacando seu uso para mais produtividade e eficiência na operação.
“O Panorama de Marketing 2024 destaca a singularidade do marketing brasileiro em relação ao que se vê em pesquisas similares de outros mercados, e é um verdadeiro guia para os times. Se reflete como um índice de acompanhamento, no qual, a cada edição, conseguimos ver a evolução dos dados e entender o cenário nacional, propondo novas soluções e produtos, bem como iniciativas de educação para potencializar a eficácia das ações estratégicas e o crescimento das empresas”, conclui Bernardo Brandão.
Sobre os Panoramas de Marketing e Vendas
Os Panoramas de Marketing e Vendas 2024 são estudos realizados pela RD Station com o apoio da TOTVS, RD Station Conversas, Exact Sales e Lexos, sobre o cenário brasileiro de marketing e vendas. Foram entrevistados mais de 3 mil profissionais das áreas – 1.827 de Marketing e 1.484 de Vendas – e analisados bilhões de dados das ferramentas RD Station Marketing e RD Station CRM, tornando os Panoramas o maior estudo nacional do setor. Além disso, as pesquisas também trazem dicas práticas, servindo como um guia estratégico para a evolução das empresas.
Sobre a RD Station
A RD Station, realizadora do RD Summit, é líder em soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil. Por meio de sua plataforma de automação de marketing e vendas, e divisão de conteúdo, mídia e educação, a empresa empodera heróis e heroínas que fazem a economia crescer. Atualmente, a empresa possui 50 mil clientes em mais de 50 países. Com aproximadamente 1.500 funcionários em toda a América Latina, é reconhecida pelo ranking Great Place to Work como uma das melhores para se trabalhar no Brasil em Diversidade, Equidade e Inclusão.
Informações para a mídia – RD Station
rd.station@inpresspni.com.br
Conteúdo publicado por: Lab Persona Estadão
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