Agência Minera Brasil
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 19 de junho de 2024
Com riquezas minerais abundantes em seu subsolo, sendo o minério de ferro a principal delas, o município tem na mineração a base da sua economia. A atividade tem impacto direto em mais de 70% do orçamento municipal.
Warley Pereira
São Gonçalo do Rio Abaixo lança esta semana um programa que reúne políticas públicas para diversificar a economia local e diminuir a dependência da mineração. O município localizado entre duas das principais regiões metropolitanas de Minas Gerais, a de Belo Horizonte e a do Vale do Aço, está se estruturando para atenuar sua dependência da mineração porque entende que a atividade é um ciclo, que pode terminar porque os minerários da região não são infinitos.
A cerimônia acontece na sexta-feira, dia 21 de junho, e contará com a participação de representantes do Governo de Minas, da sociedade civil e da iniciativa privada, incluindo o segmento da mineração e de empreendedores de outras áreas. Com riquezas minerais abundantes em seu subsolo, a atividade minerária tem impacto direto em mais de 70% do orçamento do município.
A cidade passa por momento de desenvolvimento econômico e vive uma transformação em sua economia. O município criou um ambiente de negócios competitivo para atração de empresas, além de novas oportunidades de emprego e renda para sua população.
O prefeito da cidade Raimundo Nonato de Barcelos, conta que o município está dando mais um importante passo na história do desenvolvimento econômico local ao pensar, planejar e colocar em prática um programa tão robusto e promissor.
“O Prospera+ vai se juntar aos nossos inúmeros potenciais logísticos, tendo em vista o nosso posicionamento geográfico estratégico, que movimenta uma rede de negócios responsável por 38% do PIB de Minas Gerais. São políticas públicas, empresas e pessoas que irão prosperar juntas, por meio de uma diversificação econômica inteligente e sustentável”.
Lançamento do Prospera+
na sexta-feira vai lançar o Prospera+, Programa de Diversificação Econômica, com o apoio institucional da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
O Prospera+ requalificou as diretrizes de políticas públicas municipais de desenvolvimento econômico e criou ferramentas de fomento para tornar o município ainda mais atrativo para novos negócios.
Dentre elas, uma série de políticas públicas de incentivo e fomento à atração de novos negócios, já existentes no município, como o Fundo de Equalização e o Programa Juros Zero, todos financiados pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Vale destacar, também, a oferta fundiária disponível e em implantação no município para a instalação de novos empreendimentos, em três distritos industriais consolidados; Condomínio Empresarial, em fase de projeto, destinado a empresas de pequeno porte; áreas públicas para implantação de empreendimentos de médio e grande portes; e o Banco de Áreas para Fomento, Desenvolvimento e Diversificação Econômica.
A cidade oferece, ainda, uma legislação favorável para a geração de negócios e conta com um Conselho de Desenvolvimento Econômico deliberativo e com representação do setor produtivo; legislação própria e seletiva para concessão de incentivos e benefícios fiscais; e um Plano Diretor orientado para o desenvolvimento econômico.
Para apoiar e dar suporte ao empresariado local, o município dispõe da Sala Mineira do Empreendedor (em parceria com o SEBRAE), do Programa Compras Governamentais e de uma unidade do SINE.
Qualificação de mão de obra
No que se refere às estratégias municipais de qualificação de mão de obra, a cidade oferta o Bolsa Trabalho, o Programa Qualifica e uma unidade do SENAI, que poderá implantar cursos técnicos, conforme demanda dos empreendimentos que se instalarem no município.
Além de todas essas iniciativas, a cidade conta, ainda, com estruturas de segurança, saúde e educação, de alta performance, que comprovam a ampla capacidade de investimento municipal, em qualidade de vida, para fomentar o desenvolvimento econômico local.
São Gonçalo do Rio Abaixo é um município altamente competitivo para a atração de negócios e se destaca, nacionalmente, pela robustez da sua economia. Em 2021, no ranking estadual, a cidade ocupou a segunda maior posição do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, sendo R$ 684,1 mil por habitante. No ranking nacional figurou em terceiro lugar, segundo dados do IBGE.
Com riquezas minerais abundantes em seu subsolo, sendo o minério de ferro a principal delas, o município tem na mineração a base da sua economia. A atividade tem impacto direto em mais de 70% do orçamento municipal.
Nesse cenário, São Gonçalo do Rio Abaixo figura entre as sete cidades brasileiras com maior arrecadação de CFEM em 2023, com valor anual chegando a R$ 160,09 milhões. A receita é oriunda dos royalties da Mina Brucutu, um dos maiores complexos de extração e beneficiamento de minério de ferro do município, e explorada pela mineradora Vale desde 2006.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da WP Comunicação LTDA
Leia também
-
Agência Minera Brasil A transição energética vai redefinir o futuro da exploração mineral no Brasil
23 de outubro de 2024O setor de exploração mineral no Brasil atravessa um momento de grandes oportunidades, impulsionado pela transição energética global. Com a crescente demanda por minerais essenciais para
Saiba Mais -
Agência Minera Brasil Atual política de mineração está superada, diz Lula
27 de agosto de 2024O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse querer uma nova política de mineração para o Brasil. Para ele, a atual está “superada”. Declaração do presidente da república foi
Saiba Mais -
Agência Minera Brasil Vantagem competitiva: lítio produzido no Brasil tem rastreabilidade social e ambiental
17 de setembro de 2024A Sigma Lithium participou da Exposibram 2024 com estande do programa social Donas de Mim e sua CEO, Ana Cabral, participou de painéis e reuniões, entre elas, com representantes do governo da
Saiba Mais