Releases Geral
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo autoriza IDPJ
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 19 de junho de 2024
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
(DINO – 11 jun, 2024) –
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) autorizou recentemente um Incidente de Desconsideração de Personalidade Jurídica (IDPJ), permitindo a inclusão de outras empresas na formalização de grupos econômicos e familiares. Esta decisão foi fundamentada com o auxílio de uma empresa especializada na localização de patrimônios, fraudes, desvios e ocultação de bens e direitos.
A medida foi amparada pelo Art. 22 da Lei de Falências, que permite ao administrador judicial, com autorização do juiz, contratar profissionais ou empresas especializadas para auxiliá-lo em suas funções. ‘A contratação de empresas especializadas, conforme previsto na Lei de Recuperação Judicial e Falência, ainda é pouco utilizada pelo Judiciário,’ afirma Daniela Sigliano, CEO da Effort-CO.
A falência em questão envolve uma dívida superior a 30 milhões de reais. A fraude detectada e a inclusão de outras pessoas físicas e jurídicas relacionadas à falida revelaram a existência de diversos bens móveis e imóveis, como imóveis de veraneio e condomínios de luxo no litoral e interior de São Paulo. Apenas um dos imóveis localizados possui um valor estimado de R$ 6 milhões.
O auxiliar do juízo realizou buscas para verificar transferências patrimoniais da devedora e a existência de empresas coligadas ou familiares que poderiam estar sendo usadas para blindagem patrimonial. As provas apresentadas demonstraram que a falida utilizava a personalidade jurídica para a prática de atos fraudulentos, com a finalidade de blindagem patrimonial e prejuízo aos credores.
‘A autorização legal para contar com o auxílio de especialistas na localização de bens e comprovação de fraudes facilita significativamente a agilidade e a efetividade dessas ações’, destaca Daniela Sigliano. Segundo ela, a correta aplicação da lei deve garantir segurança jurídica para investidores, bancos e fundos que concedem créditos a empresas.
A decisão do TJSP e a utilização de empresas especializadas representam, segundo a advogada, um avanço importante para a segurança jurídica e a efetividade no processo de falência, proporcionando maior confiança aos investidores e credores. ‘Com essa possibilidade de agilidade e auxílio, a satisfação efetiva dos credores na falência é aumentada, trazendo maior segurança jurídica para todos os envolvidos,’ conclui Daniela Sigliano.
Para saber mais, basta acessar: www.effort-co.com.br
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Integração com aplicativos modeniza cobranças digitais
17 de maio de 2024Ribeirão Preto, SP--(DINO - 17 mai, 2024) - No cenário dinâmico das relações comerciais em que a inadimplência é uma preocupaç&atild
Saiba Mais -
Releases Geral Abdominoplastia não impede paciente de engravidar
23 de novembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo–(DINO – 23 nov, 2023) – A abdominoplastia é um dos procedimentos plásticos mais realizados segundo a Revista Brasileira de
Saiba Mais -
Releases Geral High-impact oil and gas exploration could cut global scope 1 and 2 emissions by 6% in 2030
21 de novembro de 2024LONDON and HOUSTON and SINGAPORE, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Investment in oil and gas exploration has plummeted two-thirds in the last decade, but the industry st
Saiba Mais