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Inteligência Artificial impulsiona criatividade e personalização em campanhas de marketing, revela Salesforce
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 17 de junho de 2024
PR NEWSWIRE
9ª edição do estudo State of Marketing aponta que um banco de dados robusto é essencial na coleta e uso de informações mais precisas para a criação de estratégias de comunicação
SÃO PAULO, 17 de junho de 2024 /PRNewswire/ — A 9ª edição da pesquisa State of Marketing da Salesforce, realizada com mais de 4.800 líderes de marketing de 29 países – do Brasil participaram 250 executivos -, revela como o setor avalia e está implementando o uso de Inteligência Artificial (IA) em suas campanhas, principalmente nas estratégias de captura, manutenção e uso de banco de dados.
De acordo com o estudo, profissionais de marketing em todo o mundo estão priorizando o uso da IA para criar, em um mercado altamente competitivo, campanhas publicitárias mais eficazes e personalizadas. Tanto a IA generativa como a preditiva estão sendo utilizadas para aumentar a eficiência e escala da personalização na jornada do cliente.
Entre as prioridades e os desafios estão: implementação ou aproveitamento da IA, melhoria do uso de ferramentas e tecnologias e maior retorno sobre investimento (ROI) por meio de estratégias de marketing. Para o Brasil, o relatório destaca três principais desafios: criação de uma jornada do cliente mais coesa, implementação ou melhor aproveitamento da IA e a importância do envolvimento em tempo real com o cliente.
“Relacionamento é um conjunto de momentos, e são os dados que registram esses momentos. As pessoas querem ser tratadas como pessoas, e para isso, é essencial ter acesso aos dados para entender o contexto do que foi vivido, e poder dizer ou oferecer o que vai ser relevante. As empresas têm acesso aos mesmos modelos de IA, o diferencial vai estar em quem tem acesso aos melhores dados, para transformá-los em experiências relevantes”, sinaliza Fernanda Belfort, diretora sênior de soluções para Marketing na Salesforce.
Os profissionais de marketing no país destacaram a importância de construir e manter a confiança, além de unificar as fontes de dados, para criar experiências personalizadas ao longo da jornada do cliente. No entanto, apenas 36% dos entrevistados afirmaram estar satisfeitos com a capacidade de unificar dados, enquanto 63% disseram ter acesso às informações em tempo real para executar suas campanhas. A pesquisa também revelou que 60% dos profissionais de marketing no Brasil precisam de ajuda do departamento de TI para realizar seus projetos. Em relação aos canais utilizados para a coleta de dados, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) foi apontado como o mais assertivo. Além disso, os profissionais estão utilizando a IA para automatizar interações com os clientes, obter análises de desempenho e gerar conteúdo.
Confiabilidade
O relatório destaca ainda que os profissionais de marketing estão buscando maior confiança no uso da IA em suas campanhas, com o uso de bancos de dados mais confiáveis. Além disso, eles têm ampliado a segmentação do público com base em preferências individuais e histórico de interações pelos canais de relacionamento – no Brasil, os profissionais personalizam, em média, seis canais de relacionamento com o cliente. Mas, apesar do crescente acesso aos dados, um dos desafios enfrentados é como usar essas informações de forma estratégica e a longo prazo. Do ponto de vista dos negócios, no entanto, 96% afirmam ter uma visão clara do impacto do marketing nas receitas e 43% dos profissionais de marketing mensuram ativamente o valor que o cliente gera em sua jornada com as empresas.
Relacionamento
Segundo o estudo da Salesforce, programas de relacionamento personalizados dependem de ações de marketing baseadas em estratégias que contribuam para relacionamentos mais profundos (Account Based Marketing – ABM), a fim de gerar uma experiência cada vez mais customizada ao longo da jornada do cliente. No entanto, a pesquisa também aponta que é comum encontrar canais de informação não integrados. No caso dos programas de fidelidade, apenas 52% dos profissionais de marketing no Brasil afirmaram que os dados coletados por esse canal estão integrados aos pontos de contato com o cliente, e 44% declararam que as funcionalidades desses programas estão acessíveis em todos os pontos de contato. A integração de canais de informação é fundamental para o sucesso de programas de relacionamento personalizados, mas ainda há muito trabalho a ser feito nesse sentido.
De acordo com Fernanda, estamos vivendo uma nova era de IA, uma verdadeira “corrida do ouro generativa”, e os profissionais de marketing estão liderando esse processo ao adotar os avanços tecnológicos para se conectarem melhor com clientes e prospects. “Uma base sólida de dados será fundamental para o sucesso da IA, à medida que os profissionais de marketing trabalham para reunir e unificar as informações dos clientes para ativação em tempo real. A IA está transformando a maneira como as empresas fazem negócios e os profissionais de marketing estão na vanguarda dessa revolução tecnológica”, afirma.
Metodologia
A pesquisa State of Marketing foi conduzida pela Salesforce de forma anônima com mais de 4.800 profissionais de marketing entre 5 de fevereiro e 12 de março de 2024. Os entrevistados vieram de 29 países, sendo 250 brasileiros.
Sobre a Salesforce
Salesforce é o CRM de IA nº 1, capacitando as empresas a se conectarem com seus clientes de uma maneira totalmente nova por meio do poder de CRM + IA + Dados + Confiança em uma plataforma unificada: Einstein 1. Para obter mais informações, visite o website da Salesforce.
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FONTE Salesforce
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