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Calendário da Fraude: como proteger sua identidade e evitar prejuízos na internet nos próximos meses

Calendário da Fraude: como proteger sua identidade e evitar prejuízos na internet nos próximos meses

Liza Summer/Pexels/Agência Unico

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 6 de junho de 2024

Dias dos namorados e pagamento do 13º salário pelo INSS colocam em evidência a necessidade de confirmar informações e utilizar tecnologias seguras de autenticação

Junho é um mês especial para o setor varejista, com o Dia dos Namorados e o pagamento da 2ª parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS. Juntas, estas datas prometem movimentar em torno de R$ 36,5 bilhões, segundo estimativa com base nos dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Ministério da Previdência.

Com mais dinheiro na praça, acende também o alerta para riscos de golpes digitais, uma vez que parte das compras e movimentação financeira acaba sendo direcionada para a internet.
“A fraude que mais tem crescido é a do pagamento de pix por QRCode falso. Ou seja, o fraudador troca o QRCode do pagamento, seja em compras pelo computador/celular e também em estabelecimentos e lojas”, avisa Guilherme Bacellar, pesquisador de Cibersegurança e Fraudes da Unico, empresa especializada em identidade digital.

O fotógrafo Carlos Monteiro, 65 anos, quase deixou a companheira sem presente para o Dia dos Namorados. Ele estava de olho em uma bota e viu um anúncio do produto com 50% de desconto. Após clicar no link, teve uma intuição. “Antes de finalizar achei a `esmola’ muito grande. Isso me chamou a atenção”.
A partir daí, Monteiro decidiu verificar algumas informações. “O endereço no Google Maps é de um muro com um portão de ferro em Teresina (PI). No site, é uma loja muito bem montada que, na verdade, até existe, mas no interior de São Paulo. Depois o telefone tem como DDD 27, no Espírito Santo, o CNPJ inexiste na Receita e já foi usado por uma outra `marca’ golpista que atuou com a mesma localização. Por fim, postagens recentes no Reclame Aqui trazem pessoas que compraram e não receberam o produto”, explica o Monteiro.

Exemplos como o de Monteiro não faltam. O aposentado Valdir Spragiaro, 66 anos, não sabe até hoje como R$ 5 mil foram parar em sua conta a partir de um empréstimo consignado que nunca solicitou. Ele faz parte das estatísticas dos órgãos de defesa do consumidor no País, que estimam em 50 mil queixas/ano por causa do empréstimo com desconto em folha.
Spragiaro diz que as parcelas estão sendo descontadas do seu benefício. Os dados usados para a operação são dele, mas a assinatura não bate. Uma das suspeitas, segundo ele, é que os fraudadores iriam retirar os recursos da conta, mas não conseguiram. “É preciso ficar muito atento ao extrato bancário”.

Dicas de segurança

Redobrar a atenção é uma dica importante. Afinal, os golpes na internet estão se tornando cada vez mais sofisticados, colocando em risco a segurança de dados pessoais dos usuários, alertam os especialistas da Unico.
A pesquisadora-chefe de Privacidade na Unico, Yasodara Cordova, explica que empresas como o Google já utilizam tecnologias mais avançadas para preservar informações sensíveis, respondendo à pressão regulatória e às demandas dos consumidores por maior segurança. Mas essa, ainda não é uma realidade em todo o mercado!

“São Privacy Enhancing Technologies (PETs). Essas tecnologias incluem métodos estatísticos como a privacidade diferencial, que evita a identificação de indivíduos em grandes conjuntos de dados, e o aprendizado federado, que mantém os modelos de dados nos dispositivos dos usuários, impedindo vazamentos”, detalha Yasodara.
Enquanto os avanços não acontecem de forma massiva, na prática, é preciso manter dados sensíveis fora do alcance de golpistas. Guilherme Bacellar traz algumas recomendações. “Só forneça informações pessoais a sites confiáveis e quando absolutamente necessário. Utilize formas seguras de autenticação e não instale aplicativos fora das lojas oficiais. E, claro, atenção a mensagens suspeitas, sempre desconfie de e-mails, mensagens ou ligações que ofereçam ofertas tentadoras ou incomuns”.

Aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas se transformam em alvos frequentes de golpistas na internet. “Consulte alguém confiável antes de acessar uma página suspeita ou fornecer senhas a qualquer pessoa que não seja da sua confiança”, indica Milton Cavalo, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados.
Alguns golpes já se tornaram comuns. Na lista, estão:

Falsos empréstimos: golpistas oferecem empréstimos vantajosos, mas exigem o pagamento antecipado de taxas que nunca resultam no recebimento do empréstimo

Sites Falsos (Phishing): envio de e-mails ou mensagens falsas que parecem ser de instituições financeiras solicitando informações pessoais ou bancárias

Golpes de benefícios: contatos fraudulentos prometem aumentar benefícios previdenciários mediante pagamento ou fornecimento de dados sensíveis

Por fim, Yasodara Cordova reforça a importância da educação sobre proteção de dados e prevenção de fraudes. “As pessoas precisam entender as consequências do compartilhamento de seus dados para fazer escolhas informadas ao contratar serviços digitais. Conhecer com quem a empresa compartilha os dados, para que está coletando e se cumpre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) pode prevenir fraudes e melhorar a vida digital dos usuários”.

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