Releases Geral
Qualificação em temas ambientais é necessidade nas empresas
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 24 de maio de 2024
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
São Paulo–(DINO – 24 mai, 2024) –
O mundo empresarial desempenha um papel crucial na proteção do meio ambiente e na criação de uma transição baseada na equidade e na participação de todas as partes interessadas. É isso que sustenta a Organização Internacional do Trabalho (OIT), na página 27 do estudo ‘Greening Enterprises – Transforming processes and workplaces’ – Empresas mais ecológicas – Transformando processos e locais de trabalho, em português. Contudo, enfatiza a necessidade de um esforço maior por parte dos líderes empresariais, especialmente no tocante a treinamentos e qualificações sobre essa temática, uma vez que os índices ligados às questões ambientais ainda precisam de avanços.
Um exemplo está na página 29 do mesmo documento, no qual mostra que a atividade econômica gerou uma pegada ecológica maior do que a capacidade de regeneração da Terra, abusando da sua biocapacidade em pelo menos 56%.
A OIT pontua, ainda, que as organizações precisam estar preparadas para a geração de novas oportunidades, como os chamados empregos verdes – tendência que deve criar 24 milhões de novas vagas até 2030 se as políticas certas para promover uma economia mais verde forem implementadas, conforme destacado pelo relatório ‘Greening with jobs’ – Ecologização com empregos, em português – na página 4.
O conhecimento sobre essa temática também envolve outros campos que integram o tripé ‘Environmental, Social and Governance’ – Ambiental, Social e Governança, em português – também conhecido como ESG. De acordo com o mencionado na página 11 do relatório ‘Gerenciamento de riscos ambientais, sociais e de governança em negócios de seguros de ramos elementares’, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), é preciso considerar que os riscos ESG podem variar por país ou região, linha de negócios, tipo de coberturas e setores econômicos.
Com base nisso, o fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, destaca as oportunidades em que líderes empresariais podem estar reunidos para troca de informações e experiências, de modo particular no tocante à implementação de políticas ligadas às práticas ESG.
‘São muitas as oportunidades para que o mundo empresarial possa se debruçar sobre esses temas. Um exemplo recente foi a 17ª edição do LAQI Impact Summit – Brazil 2024, na capital paulista, que reuniu empresários de diferentes partes do Brasil para conferências e análises sobre tecnologia, governança, sociedade e qualidade. Inclusive, as empresas participantes foram reconhecidas com o Prêmio Empresa Brasileira do Ano 2024, justamente por terem buscado tal conhecimento e implementá-lo junto à equipe. Além disso, a Organização das Nações Unidas também fornece materiais sobre o assunto’, finaliza.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Frete Pós-Pago é nova opção para despesas com frete
25 de julho de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS (DINO – 25 jul, 2023) – De acordo com dados do Anuário da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), mais de 60% de tudo o que é
Saiba Mais -
Releases Economia Sua empresa e o tempo – a arte de envelhecer bem
8 de março de 2023Wilson Medeiros "Envelhecer é como velejar, você não pode parar o vento, mas pode direcionar a vela para que o vento seja favorável" A longevidade dos negócios é a ambição de muitas empresas.
Saiba Mais -
Releases Geral Former Prime Ministers Call For Cultural And Creative Industries To Unleash Their Power To Transform Societies On Opening Day Of The Sixth Edition Of Culture Summit Abu Dhabi, Held Under The Theme A Matter Of Time
4 de março de 2024Department of Culture and Tourism Jigmi Thinley, prime minister of Bhutan, at the Sustainability and Decision Making session, Culture Summit 2024. Courtesy DCT Abu Dhabi. ABU DHABI, United Arab
Saiba Mais