PR Newswire Economia
CGTN: 5 anos depois, o presidente Xi enfatiza novamente a estratégia de desenvolvimento da região oeste da China
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 24 de abril de 2024
PR NEWSWIRE
Essa é a mais recente iniciativa do presidente chinês para promover o desenvolvimento regional do país. Xi, também secretário geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, acabou de concluir sua inspeção na província de Hunan, no centro da China, no mês passado. Em Hunan, ele enfatizou a energização vigorosa da região central e a promoção do desenvolvimento do Cinturão Econômico do Rio Yangtze, com o objetivo de apoiar um desenvolvimento regional mais equilibrado.
A área ocidental da China consiste em 12 regiões de nível provincial, cobrindo mais de 70% da área terrestre do país e contendo 27% da população da China. A região oeste é conhecida por suas abundantes fontes de energia renovável, como energia solar e eólica, e vários recursos minerais subterrâneos, como terras raras, bauxita, carvão e gás natural, que representam mais de 70% das reservas totais do país.
Em março de 2019, em uma reunião do comitê central do Partido Comunista da China para aprofundar a reforma global presidida por Xi, foi aprovada uma diretriz para avançar o desenvolvimento da região oeste na nova era. A diretriz propõe que até 2035, a região oeste alcançará a região leste nos campos de serviços públicos, conectividade de infraestrutura e qualidade de vida da população. A região leste da China registrou quase o triplo do PIB da região oeste em 2023.
Cinco anos após a aprovação desta diretriz, Xi apontou que, embora a região oeste tenha alcançado conquistas significativas, ainda enfrenta muitos desafios de desenvolvimento. Ele instou a região a concentrar-se em seus setores locais competitivos e acelerar sua abertura.
Xi afirmou no simpósio que as 12 regiões de nível provincial devem desenvolver manufatura moderna e setores emergentes estratégicos, como novas energias e biomedicina, com base em suas condições locais, e acelerar a transformação e atualização industrial. Ele acrescentou que o turismo e outros setores de serviços podem se tornar setores pilares da região.
Xi deixou claro que a economia da China está se transformando de desenvolvimento em alta velocidade para desenvolvimento de alta qualidade, portanto, cada região deve desenvolver sua economia com base em suas condições específicas e aproveitar suas vantagens comparativas. Durante sua inspeção em Chongqing, ele visitou um hub logístico internacional, uma comunidade no distrito de Jiulongpo e um centro de operação e governança urbanos digitais. Autoridades locais apresentaram a ele o desenvolvimento do Corredor Comercial Internacional Terra-Mar, projetos de renovação urbana e governança da cidade.
O corredor comercial é um canal importante entre a região oeste da China e os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Ele alcançou 490 portos em 120 países e regiões até janeiro, e viu seu volume de carga aumentar 21% ano a ano em 2023, de acordo com o relatório de trabalho do governo do Município de Chongqing.
Xi pediu à região na terça-feira que acelere a construção do corredor e se integre melhor à Iniciativa Cinturão e Rota (BRI) para promover a abertura da região. Ele já havia dito que a participação ativa da região oeste da China na BRI melhoraria significativamente a conectividade entre as regiões leste e oeste da China e entre a China e o mundo exterior.
Até o momento, o padrão de conectividade tomou forma na região oeste. Os dados do Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) da China mostram que um total de 35.000 trens de carga China-Europa foram lançados a partir da região oeste nos últimos cinco anos, representando 50,5% do total do país. Em 2023, o volume total de importação e exportação da região oeste aumentou 37% em comparação com 2019.
Como a região oeste é o berço dos grandes rios da China, como o Rio Yangtze, o Rio Amarelo e o Rio Lancang, e tem muitos animais selvagens raros, Xi também prometeu proteger a segurança ecológica nacional.
Ele enfatizou a aceleração dos principais projetos de proteção e restauração de ecossistemas, impulsionando o Programa Florestal do Cinturão de Proteção Três-Norte para combater as tempestades de areia e a erosão do solo na região norte, além de promover a economia de energia e a redução de carbono nos setores tradicionais, bem como o uso limpo e eficiente do carvão.
A China começou a implementar a estratégia nacional para o desenvolvimento em larga escala da região oeste em 2000. Em 2020, o crescimento médio anual do PIB da região atingiu 10,2%, diminuindo consideravelmente a diferença econômica com outras regiões. Mais de 21,3 milhões de hectares de terras agrícolas foram convertidos em florestas ou pastagens, com a taxa de cobertura florestal ultrapassando 19%, segundo dados da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cgtn-5-anos-depois-o-presidente-xi-enfatiza-novamente-a-estrategia-de-desenvolvimento-da-regiao-oeste-da-china-302126738.html
FONTE CGTN
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Economia CGTN: política dinâmica de zero-COVID da China estabelece a base para a reabertura
5 de janeiro de 2023PR NEWSWIRE CGTN: política dinâmica de zero-COVID da China estabelece a base para a reabertura PR Newswire PEQUIM, 5 de janeiro de 2023 PEQUIM, 5 de janeiro de 2023 /PRNewswire/ — A China
Saiba Mais -
PR Newswire Economia CCTV+: Apaixonado por Jiangxi, a cidade milenar de Nanchang e sua cultura local duradoura
30 de outubro de 2023PR NEWSWIRE PEQUIM, 30 de outubro de 2023 /PRNewswire/– Nanchang é uma cidade venerável com uma história que abrange mais de 2.200 anos. Fundada sob o reinado do Imperador Gaozu da dinastia
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Estudo revela que o custo anual do compliance contra crimes financeiros totaliza US$ 15 bilhões na América Latina
17 de abril de 2024Estudo "O Real Custo do Compliance contra Crimes Financeiros - América Latina" revela que organizações priorizam a redução de custos e ao mesmo tempo garantem a adesão regulatória
Saiba Mais