Releases Geral
Gordura causa 51% dos entupimentos em Curitiba, diz Sanepar
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 24 de abril de 2024
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
(DINO – 24 abr, 2024) –
O descarte irregular de gordura, principalmente o óleo de cozinha, é o causador de 51% dos entupimentos da rede de esgoto de Curitiba, no Paraná. Os dados são da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) referentes a 2023.
A capital paranaense registrou, em média, 682 casos de obstrução da rede de esgoto por mês, ou 22 por dia. O valor gasto para realizar a desobstrução da tubulação foi de 2,35 milhões de reais.
A Sanepar intensificou as vistorias técnicas das ligações de esgoto de casas e comércios da cidade para orientar moradores e empresários sobre os cuidados necessários para preservação da rede de esgoto.
João Victor Moreira Pinheiro Sales, sócio-administrador da Desentupidor Profissional, empresa especializada em desentupimento e serviços hidráulicos, explica os motivos dos entupimentos e quais cuidados são fundamentais para evitar as obstruções.
“Os principais casos de entupimentos de pias, ralos e esgotos acontecem no descarte de gordura, por isso é importante não despejar a gordura diretamente na pia, utilizar coletores de gordura e limpar regularmente os ralos e pias”, afirma o empresário.
Sales lembra que outra medida indicada para evitar os entupimentos é resfriar a gordura e utilizar recipientes apropriados para lixo orgânico ao descartar este tipo de material.
Redução dos entupimentos
Ainda de acordo com a Sanepar, os casos de entupimentos na capital paranaense diminuíram cerca de 60% na última década. Em 2013, a média mensal de obstruções na rede de esgoto da cidade era de 1.730 casos.
Em Curitiba, a lei municipal 13.634/2010 determina que a caixa de gordura é item obrigatório nos imóveis e deve ser instalada na saída de água na pia e na máquina de lavar louças. A limpeza da caixa de gordura precisa ser feita de forma periódica, com os resíduos retirados manualmente.
Sales lista uma série de técnicas e ferramentas para realizar o trabalho de desentupimento de forma eficaz.
“A principais formas de desobstrução são hidrojateamento, máquinas desentupidoras, bombas de vácuo, videoinspeção, sondas de desentupimento, produtos químicos, sopradores de ar e até um caminhão de desgotamento de lama para remover grandes obstruções”, diz o empresário.
Para saber mais, basta acessar: www.desentupidorprofissional.com.br
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Ânima – Alteração na Presidência
27 de junho de 2024São Paulo, SP--(DINO - 27 jun, 2024) - A ANIMA HOLDING S.A. (“Ânima Educação”), em atendimento ao disposto na Resolução CVM n° 44
Saiba Mais -
Releases Geral ITI recebe mercado de certificação digital
2 de fevereiro de 2024DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS Brasília-DF–(DINO – 02 fev, 2024) – Entidades representativas da certificação digital foram recebidas, na última terça-feira (30/01) pelo Instituto
Saiba Mais -
Releases Geral King Faisal Specialist Hospital & Research Centre Alcança Marco Médico com o Primeiro Transplante Totalmente Robótico de Fígado de Doador Vivo do Mundo
30 de outubro de 2023King Faisal Specialist Hospital & Research Centre RIADE, Arábia Saudita, Oct. 30, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — Em uma conquista histórica, a equipe do Organ Transplant Center of Excellence
Saiba Mais