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Estudo exclusivo do Nubank e Mastercard revela caminho para avançar além do acesso à saúde financeira
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 22 de abril de 2024
PR NEWSWIRE
Análise de dados anonimizados e agregados de 3,6 milhões de clientes do Nubank ilustra motivadores e barreiras ao longo da jornada para a saúde financeira de longo prazo
SÃO PAULO e PURCHASE, New York, 22 de abril de 2024 /PRNewswire/ — O Nubank e a Mastercard divulgaram hoje resultados de um estudo que mede o impacto da inclusão financeira em pessoas físicas, incluindo algumas que historicamente estão à margem do sistema bancário tradicional no Brasil.[1] O estudo fornece uma visão das experiências dos clientes ao acessar e usar soluções e ferramentas financeiras, e o impacto dessas experiências em sua capacidade de avançar em direção à segurança e à saúde financeiras. A estrutura de quatro partes usada no estudo – acesso, uso, segurança, saúde – ilustra a jornada holística e não linear da inclusão financeira. Embora o estudo tenha sido desenvolvido no Brasil, a metodologia permite que os insights sejam potencialmente aplicados em outros países ao redor do mundo.
O estudo, que analisou comportamentos e necessidades dos consumidores por meio de dados quantitativos anonimizados e agregados e pesquisas qualitativas com clientes e não clientes do Nubank, sugere que o Brasil se destaca na América Latina por estar em um estágio de crescente inclusão financeira, com 70% de penetração de cartões (ou seja, pessoas físicas que possuem cartão de débito ou crédito, segundo o Global Findex do Banco Mundial), 55% de uso do cartão e um alto nível de uso de pagamentos em tempo real.[2] A eliminação de barreiras típicas de infraestrutura para inclusão financeira torna o Brasil um mercado vantajoso para estudar o processo e o impacto da inclusão financeira, independentemente dessas barreiras.
Os dados revelaram que proporcionar às populações desbancarizadas e sub-bancarizadas (ou seja, aquelas que não têm acesso ao crédito e dependem fortemente de dinheiro) acesso a serviços financeiros pode potencialmente gerar um impacto econômico e social significativo. Sessenta por cento dos clientes do Nubank passaram do acesso financeiro para o uso em 24 meses, e 40% em 12 meses, independentemente do nível de renda. O estudo também sugere que fazer pagamentos com cartões pré-pagos pode ser um trampolim para acessar produtos financeiros avançados. Mais de três quartos (80%) das pessoas que usaram um cartão pré-pago o usaram como seu primeiro produto financeiro, 67% passaram a acessar produtos de empréstimo, e 36% progrediram para fazer investimentos.
Embora as barreiras ao acesso permaneçam, é essencial que aqueles que têm acesso possam colher todos os benefícios de suas contas financeiras. No Brasil, 84% dos adultos têm acesso a contas financeiras, mas pode faltar educação financeira para avançar na jornada de inclusão. O uso ativo de produtos financeiros também pode aumentar a familiaridade e a confiança, levando à inclusão financeira acelerada.
“Desde a fundação do Nubank, a educação financeira sempre foi um dos nossos pilares e também está presente no design dos nossos produtos e serviços para capacitar os consumidores a tomarem as melhores decisões para suas vidas e a terem controle sobre seu dinheiro”, afirma Cristina Junqueira, cofundadora e Chief Growth Officer do Nubank. “Embora o acesso a serviços financeiros por si só tenha tido um grande impacto, avançar na jornada de alfabetização sobre esses temas traz benefícios maiores e mais sustentáveis não apenas para os indivíduos, mas para a comunidade como um todo.”
Fornecer ferramentas de pagamento digital acompanhadas de educação financeira (por exemplo, de acordo com o Nubank, suas “Caixas de Dinheiro” são projetadas para oferecer planejamento financeiro em combinação com contas poupança com juros), incentivar o uso responsável do crédito e investir em micro, pequenas e médias empresas podem ser maneiras fundamentais de trazer mais pessoas para a economia digital e ajudar a acelerar sua jornada no longo prazo rumo a saúde financeira sustentável. Ao aplicar os resultados deste estudo, soluções inovadoras podem ser projetadas e implantadas com o potencial de capacitar pessoas e desenvolver a economia do Brasil e de outros países.
“A jornada para a segurança e a saúde financeiras é não linear e cheia de obstáculos – a única maneira de acelerar essa jornada é entender as barreiras e, em seguida, desenvolver e implementar soluções digitais inclusivas”, disse Marcelo Tangioni, presidente da divisão Brasil da Mastercard. “Por meio deste estudo, temos evidências claras de que o uso frequente, consistente e responsável de ferramentas de pagamento digital é fundamental para construir confiança e colocar as pessoas no caminho de uma saúde financeira mais sustentável.”
Para mais informações, leia o relatório completo aqui.
As informações sobre o Nubank e suas ofertas de produtos e serviços foram fornecidas pelo Nubank. Para obter mais informações, incluindo termos e condições relacionados a esses produtos e serviços, bem como suas políticas de privacidade e proteção de dados, visite o site do Nubankhttps://nubank.com.br/en/.
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Notas aos Editores:
Metodologia da Pesquisa
- Pesquisa: Boston Consulting Group (BCG) entrevistou ~2.000 consumidores em todo o mercado brasileiro
- Entrevistas: Entrevistas com consumidores e grupos focais, entrevistas com especialistas globais
- Análise de dados de clientes: 3 anos de dados agregados e pseudonimizados em nível de transação para 3,6 milhões de clientes anônimos
Sobre o Nubank
A Nu nasceu em 2013 com a missão de combater a complexidade para capacitar as pessoas todos os dias, reinventando os serviços financeiros. Somos uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, atendendo cerca de 94 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. Em nossa posição de liderança, usamos tecnologia proprietária e práticas inovadoras para criar novas soluções e experiências financeiras para indivíduos e PMEs. Tudo o que entregamos é simples, intuitivo, conveniente, de baixo custo, capacitador e humano. Sempre guiados por nossa missão, estamos contribuindo para aumentar o acesso financeiro na América Latina.
Sobre Mastercard (NYSE: MA) www.mastercard.com
A Mastercard é uma empresa global de tecnologia do setor de pagamentos. Nossa missão é conectar e impulsionar uma economia digital inclusiva que beneficie a todos, em todos os lugares, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis. Usando dados e redes seguras, parcerias e paixão, as nossas inovações e soluções ajudam indivíduos, instituições financeiras, governos e empresas a alcançar seu maior potencial. Com conexões em mais de 210 países e territórios, estamos construindo um mundo sustentável que abre possibilidades Priceless para todos.
Para mais informações, visite www.mastercard.com.
Contatos com a imprensa
Nubank
press@nubank.com.br
Byanca Freitas, Mastercard
byanca.freitas@mastercard.com
1 O estudo analisou dados pseudonimizados e agregados de 3,6 milhões de clientes do Nubank que usaram o Nubank como principal banco e abriram contas entre 2019 e 2021, além de informações obtidas em grupos de discussão, pesquisas e entrevistas realizadas com 2 mil clientes e não clientes do Nubank. Toda a análise de dados e coleta de dados de clientes pelo Nubank foi realizada de acordo com a legislação de privacidade e proteção de dados aplicável. O Nubank é licenciado pela Mastercard para oferecer determinados produtos da marca Mastercard.
2 The Global Findex Database 2021: Financial Inclusion, Digital Payments, and Resilience in the Age of COVID-19 (2021),
www.worldbank.org/en/publication/globalfindex.
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/estudo-exclusivo-do-nubank-e-mastercard-revela-caminho-para-avancar-alem-do-acesso-a-saude-financeira-302123484.html
FONTE Mastercard
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