Releases Geral
Fisioterapia respiratória ajuda no tratamento pós-covid-19
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 11 de abril de 2024
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
Itajobi, SP–(DINO – 11 abr, 2024) –
Durante os anos de pandemia, a covid-19 demandou recursos financeiros, evolução tecnológica e capacitação de profissionais da saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros que atuaram na linha de frente. Dentre as principais sequelas da doença, estão os danos respiratórios causados pelo coronavírus, sendo o desconforto um dos sintomas mais recorrentes, em diversos níveis de intensidade.
Nesse contexto, fisioterapeutas especializados atuam até hoje, no pós-pandemia, no tratamento de pacientes que tiveram covid-19. Esses profissionais trabalham na recuperação da respiração espontânea, especialmente de pacientes que passaram por ventilação mecânica na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A participação de um fisioterapeuta no acolhimento destes indivíduos é recomendada pelos médicos durante o tratamento pós-covid. ‘Esses profissionais exercem um papel importante na recuperação do sistema respiratório, trabalhando com exercícios que auxiliam na melhora da respiração, mobilizando os músculos ventilatórios’, explica a fisioterapeuta Larissa Siqueira, que se especializou em tratamento pós-covid.
De acordo com a especialista, algumas técnicas utilizadas na fisioterapia respiratória envolvem manobras de drenagem postural, manuseio da região torácica, percussão, vibração, vibrocompressão e facilitação da tosse, além de aspiração das vias aéreas superiores. ‘Pesquisas mostram que cerca de 40% dos pacientes que apresentaram sintomas ligados à perda da capacidade respiratória sentiram uma redução da capacidade pulmonar após a doença. Nesse sentido, o objetivo do nosso trabalho é melhorar a recuperação destes pacientes de acordo com o grau de complexidade de cada caso’, explica Larissa.
O Sars-CoV-2 causa uma inflamação no pulmão, resultando na dificuldade de respirar normalmente, causando cansaço e dificuldade de realizar atividades de rotina. Para evitar complicações, a fisioterapia respiratória deve começar no momento em que o paciente dá entrada no hospital. Essa medida ajuda na recuperação da capacidade respiratória e protege os pulmões da fadiga e perda de funções.
Segundo Larissa, após esse auxílio inicial, também é papel do fisioterapeuta avaliar cada caso e prescrever um plano terapêutico que dará suporte respiratório, além de manter a capacidade muscular do corpo. ‘Depois que o quadro do paciente está estabilizado, os fisioterapeutas planejam os movimentos que o paciente deve realizar, desde sentar e levantar de uma cadeira, até exercícios mais funcionais, que estimulam os pulmões e os músculos do corpo’, exemplifica.
Antes de receber alta do hospital, o paciente deve realizar exames para avaliar se há sequelas e problemas relacionados ao comprometimento pulmonar. ‘Tem casos que precisam de medicações por algum período, como broncodilatador, corticoide e anticoagulante, por exemplo. Tudo isso deve ser considerado na hora de recomendar a fisioterapia mais adequada’, declara.
Sobre a autora
Larissa Siqueira é bacharel em fisioterapia com especialização em fisioterapia hospitalar, acumulando 9 anos de prática em cuidados domiciliares e uma experiência abrangente de 7 anos em serviços hospitalares, especializando-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Tem sólida experiência com pacientes usando ventiladores mecânicos, assim como em ressuscitação cardiorrespiratória.
Website: https://www.linkedin.com/in/larissa-siqueira-7353312b1/
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Enoturismo se estabelece nas vinícolas brasileiras
20 de fevereiro de 2024DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS (DINO – 20 fev, 2024) – Pesquisa recente do Sebrae mostrou que o enoturismo já é realidade consolidada no Brasil. Segundo o levantamento, mais de
Saiba Mais -
Releases Geral Especialistas destacam esforços internacionais para a criação de Guangdong-Hong Kong-Macau como potência de inovação
20 de novembro de 2024GUANGZHOU, China, Nov. 20, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O Greater Bay Area Science Forum 2024, ocorrido entre 16 e 18 de novembro, marcando a primeira vez que o evento foi co
Saiba Mais -
Releases Geral Prevenção ao assédio no trabalho é tema de estudo da LLYC
20 de outubro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo – SP–(DINO – 20 out, 2023) – O assédio no ambiente de trabalho é uma realidade que afeta inúmeras pessoas em todo o Brasil. Dados
Saiba Mais