NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

Shanghai Electric avança na tecnologia de energia eólica com método inovador de estimativa de rugosidade da lâmina pelo especialista sênior Koji Fukami

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 27 de março de 2024

PR NEWSWIRE

ROSKILDE, Dinamarca, 27 de março de 2024 /PRNewswire/ — Em um desenvolvimento significativo para o setor de energia eólica, o Shanghai Electric Wind Power Group, uma subsidiária da Shanghai Electric (SEHK:2727, SSE:601727), uma empresa renomada por sua dedicação a equipamentos de energia limpa, celebrou recentemente o quinto aniversário de seu Centro Europeu de Inovação (“Centro”) em Rosklide, na Dinamarca.

Em um desenvolvimento significativo para o setor da energia eólica, o Shanghai Electric Wind Power Group, uma subsidiária da Shanghai Electric focada em equipamentos de energia limpa, celebrou o quinto aniversário do seu Centro Europeu de Inovação. (PRNewsfoto/Shanghai Electric)

 No 5º Simpósio Internacional sobre Erosão de Bordo de Pás de Turbinas Eólicas realizado recentemente pela Universidade Técnica da Dinamarca, Koji Fukami, especialista sênior em design de pás, apresentou sua pesquisa intitulada “Engineering Estimation of Severe Leading Edge Roughness Effect” (Estimativa de engenharia do efeito severo de rugosidade do bordo de ataque). Seu estudo, conduzido em colaboração com o Centro, apresenta uma nova abordagem para estimar o impacto da rugosidade da borda nas pás das turbinas eólicas em ambientes de alta precipitação, tanto offshore quanto onshore.

“Há uma necessidade crucial de unir a academia e o setor de energia eólica, buscando métodos mais práticos, eficientes em termos de tempo e de custo para avaliar e otimizar projetos de pás sob condições adversas”, afirmou Koji Fukami.

As pás das turbinas eólicas desempenham um papel crítico na eficácia da geração de energia eólica, e a sua integridade afeta diretamente a produtividade do sistema. A erosão, especialmente causada pela força do vento, é um problema frequente. A indústria reconhece a erosão pluvial como a principal culpada pelos danos nos bordos de ataque das pás.

As lâminas da classe Megawatt operam em velocidades superiores a 90 m/s, onde as gotas de chuva podem atingir com força significativa, semelhante a balas, causando forças de rasgo substanciais. Este impacto repetitivo leva a processos de fadiga onde os revestimentos se desprendem sob golpes contínuos e forças de rasgo laterais, resultando em danos à camada protetora, comprometendo eventualmente toda a estrutura protetora do bordo principal.

Ao projetar pás e aerofólios para operação no mundo real, abordar a influência de condições ambientais severas é fundamental para um desempenho robusto. A nova abordagem apresentada permite simulação precisa para projeto de pás com redução na demanda computacional, tornando o processo de projeto mais rápido, menos custoso e mais funcional. Este método de modelagem de ponta desempenha um papel crucial na garantia da robustez e confiabilidade das pás das turbinas eólicas na energia eólica elétrica à medida que enfrentam desafios climáticos mais extremos.

Este método emprega conceitos de aerodinâmica instável para otimizar projetos de aerofólios, com base em resultados de simulação que refletem condições operacionais reais. O alto grau de alinhamento entre os dados de simulação deste método e os dados experimentais divulgados publicamente pela Universidade de Illinois indica uma forte correspondência entre os dois conjuntos de resultados.

Em novembro, o Centro iniciará uma nova rodada de colaboração com a Universidade Técnica da Dinamarca, com foco em experimentos em túneis de vento para testar o desempenho de novos projetos de aerofólios e avaliar novos métodos de simulação. 

O Centro, fundado em Março de 2019, capitalizou os pontos fortes estratégicos da Dinamarca no setor da energia eólica, abrangendo tecnologia de turbinas eólicas, crescimento do setor, conhecimentos de aplicação e os ambientes naturais necessários para instalações de energia eólica. Essa abordagem atraiu uma multidão de especialistas em engenharia de elite para o Centro.

Evoluindo rapidamente de uma startup num único escritório para um moderno centro de ciência e inovação com uma base significativa de funcionários, o Centro alcançou até hoje uma série de sucessos em projetos de inovação tecnológica e adquiriu inúmeras patentes. Esses avanços estão sendo progressivamente utilizados para capacitar avanços em algoritmos de controle, análise de carga, projeto de pás e otimização de parques eólicos.

Para obter mais informações, visite https://www.shanghai-electric.com/listed_en/windpower/.

(PRNewsfoto/Shanghai Electric)

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2372300/Koji_Fukami_Senior_Blade_Design_Expert_European_Innovation_Center_Shanghai.jpg
Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/2346204/4615404/Shanghai_Electric.jpg

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/shanghai-electric-avanca-na-tecnologia-de-energia-eolica-com-metodo-inovador-de-estimativa-de-rugosidade-da-lamina-pelo-especialista-senior-koji-fukami-302101365.html

FONTE Shanghai Electric

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe