PR Newswire Brasil
Group-IB apoia a INTERPOL no desmantelamento da operação de malware Grandoreiro que visava o Brasil e Espanha
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de março de 2024
PR NEWSWIRE
Em janeiro deste ano, as autoridades brasileiras anunciaram a detenção de cinco administradores por trás da operação do trojan bancário Grandoreiro em São Paulo, Santa Catarina, Pará, Goiás e Mato Grosso.
O malware Grandoreiro, que tem sido considerado uma grande ameaça de cibersegurança em países de língua espanhola desde 2017, é introduzido através de e-mails de phishing que se fazem passar por organizações conhecidas, como tribunais, empresas de telecomunicações e energia.
Depois de entrar, o malware rastreia introdução de dados através do teclado, simula atividade do rato, partilha ecrãs e exibe pop-ups enganadores, recolhendo dados como nomes de utilizador, informação sobre o sistema operativo, duração de funcionamento do dispositivo e, o mais importante, dados de identificação bancária. Com controlo completo das contas bancárias das vítimas, os criminosos esvaziam-nas, enviando fundos através de uma rede de money mule para lavar os lucros ilícitos antes de os transferir para o Brasil.
A organização responsável pelo malware é suspeita de ter defraudado vítimas em mais de 3,5 milhões de euros. Porém disso, de acordo com o CaixaBank, várias tentativas falhadas poderiam ter rendido mais de 110 milhões de euros à organização criminosa.
Entre 2020 e 2022, como parte de investigações nacionais independentes ao crime cibernético, o Brasil e Espanha recolheram amostras do malware Grandoreiro e entregaram-nas à INTERPOL para apoio na análise do material. O Group-IB, em conjunto com outros parceiros do setor privado, contribuíram para a operação iniciada pela Unidade de Crime Cibernético da INTERPOL contra o grupo criminoso.
A operação foi um esforço coletivo que envolveu o Group-IB para iniciar uma ação investigativa adicional contra os participantes na ameaça responsáveis por crimes cibernéticos no Brasil e em Espanha. Os especialistas de Threat Intelligence e Cyber Investigation do Group-IB ajudaram a analisar uma série de amostras do malware Grandoreiro usado em ataques a bancos espanhóis.
O Group-IB ajudou com sucesso na investigação sobre o malware, permitindo rastrear a infraestrutura de rede em constante mudança do responsável pela ameaça e recuperar o endereço de IP do servidor de comando e controlo (C2) ativo.
As descobertas foram fornecidas à INTERPOL para ajudar na operação em curso. Em agosto de 2023, os relatórios analíticos tinham identificado correlações entre amostras, levando os investigadores a reduzir os suspeitos ao grupo de crime organizado. A INTERPOL otimizou a cooperação entre agências nacionais, levando as agências brasileiras a realizar buscas domiciliárias em cinco estados. Esta operação resultou na detenção de cinco programadores e operadores responsáveis pelo malware bancário.
Para levar a operação a bom porto, o tribunal emitiu novas ordens de apreensão e bloqueio de bens e valores, descapitalizando a sua estrutura criminosa e recuperando os prejuízos.
Destacando a importância de uma abordagem coletiva, Craig Jones, Diretor da unidade de Crime Cibernético da INTERPOL, referiu: «Este sucesso operacional sublinha claramente a importância da partilha de informações através da INTERPOL e a razão pela qual estamos empenhados em atuar como uma ponte entre os setores público e privado. Também define as bases para maior cooperação na região.»
«Desmantelar a operação de malware Grandoreiro reafirma a dinâmica entre setor público e privado cada vez mais forte em relação à investigação e ao combate ao crime cibernético pra proteger as empresas locais e os cidadãos,» declara Dmitry Volkov, que acrescenta: «A tecnologia e as capacidades investigativas em constante evolução dos prestadores de serviços privados de cibersegurança ajudam bastante as agências policiais nacionais e internacionais a garantir o sucesso de investigações dependentes de prazos que exigem uma retaliação imediata contra os adversários. O Group-IB sempre manteve uma postura ativa no apoio à INTERPOL com competências de investigação e partilha de informações para facilitar as operações sobre crime cibernético. A nossa investigação localizada e partilhada sobre ameaças ajuda-nos efetivamente a reforçar a cibersegurança em todas as regiões e a nível mundial.»
Sobre o Group-IB
Fundado em 2003 e sediado em Singapura, o Group-IB é um dos principais criadores de tecnologias de cibersegurança para investigar, prevenir e combater o crime digital. O combate ao cibercrime está no ADN da empresa, moldando as suas capacidades tecnológicas para defender os negócios, os cidadãos e apoiar as operações policiais.
Os Centros de Resistência ao Crime Digital (DCRC) do Group-IB estão localizados no Médio Oriente, Europa, Ásia Central e Ásia-Pacífico para ajudar a analisar com carácter crítico e a atenuar prontamente as ameaças regionais e específicas de cada país. Estas unidades fundamentais para a missão ajudam o Group-IB a fortalecer a sua contribuição para a prevenção do crime cibernético global e a expandir continuamente as suas capacidades de deteção de ameaças. A estrutura operacional descentralizada e autónoma do Group-IB ajuda-o a oferecer serviços de apoio abrangentes e personalizados com um grande nível de experiência. Mapeamos e mitigamos as táticas dos adversários em cada região, fornecendo soluções de cibersegurança personalizadas de acordo com os perfis de risco e os requisitos de várias indústrias, incluindo de retalho, cuidados de saúde, gaming, serviços financeiros, produção, serviços essenciais e muitos mais.
Os responsáveis de segurança global da empresa trabalham em sinergia com algumas das tecnologias mais avançadas da indústria para oferecer capacidades de deteção e resposta que eliminam as perturbações cibernéticas de forma ágil.
A Unified Risk Platform (URP) do Group-IB sustenta a sua convicção de criar um ambiente cibernético seguro e de confiança, utilizando experiência e tecnologia orientadas por informações que detetam e defendem completamente contra todas as nuances do crime digital. A plataforma protege proativamente a infraestrutura crítica das organizações de ataques sofisticados enquanto analisa continuamente um comportamento potencialmente perigoso em toda a sua rede.
O pacote completo inclui a Threat Intelligence mais fiável do mundo, a Fraud Protection mais completa, Digital Risk Protection alimentada por IA, proteção multicamadas com Managed Extended Detection and Response (XDR), Business Email Protection em toda a infraestrutura e External Attack Surface Management.
Além disso, o ciclo completo de resposta a um incidente do Group-IB e as capacidades de investigação elevaram os padrões da indústria de forma consistente. Isto inclui as mais de 70 000 horas de resposta a incidentes de cibersegurança realizadas pelo nosso DFIR Laboratory, líder no setor, mais de 1400 investigações de sucesso realizadas pelo High-Tech Crime Investigations Department e esforços contínuos do CERT-GIB.
Sucessivamente, as suas soluções e serviços foram reconhecidos pelas principais agências de consultoria e análise, como Aite Novarica, Gartner®, Forrester, Frost & Sullivan, KuppingerCole Analysts AG e muitas mais.
Como é um parceiro ativo nas investigações globais, o Group-IB colabora com organizações policiais internacionais, como a INTERPOL e a EUROPOL para criar um espaço cibernético mais seguro. O Group-IB também é membro do Grupo de Aconselhamento do Centro Europeu da Cibercriminalidade da Europol (EC3) sobre Segurança na Internet, que foi criado para fomentar uma cooperação mais estreita entre a Europol e os seus principais parceiros não policiais.
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/group-ib-apoia-a-interpol-no-desmantelamento-da-operacao-de-malware-grandoreiro-que-visava-o-brasil-e-espanha-302095900.html
FONTE Group-IB
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Brasil Cúpula Mundial da Inovação para a Saúde anuncia as datas do evento de 2024 e a parceria estratégica com a OMS
7 de dezembro de 2023PR NEWSWIRE Líderes na área da saúde elaboram relatório sobre a proteção da saúde em conflitos armados. DOHA, Qatar, 7 de dezembro de 2023 /PRNewswire/ — A Cúpula Mundial da Inovação
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil Avalara nomeia Kevin Sellers Diretor de Marketing
10 de setembro de 2024A Avalara, Inc., fornecedora líder de software de automação de compliance fiscal para empresas de todos os portes, anunciou hoje que Kevin Sellers foi nomeado vice-presiden
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil GAS Entec e AG&P construirão um terminal estratégico de GNL no Reino da Jordânia
20 de agosto de 2024A empresa líder em infraestrutura de GNL, GAS Entec, com sua empresa do grupo AG&P e os parceiros locais Issa Haddadin, juntos referidos como Consórcio, recebeu um contrato pa
Saiba Mais