NAvegue pelos canais

PR Newswire Economia

SONATRACH e Huawei inovam em conjunto uma solução inteligente de inspeção por detecção de fibra para oleodutos e gasodutos

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 6 de março de 2024

PR NEWSWIRE

BARCELONA, Espanha, 6 de março de 2024 /PRNewswire/ — No MWC Barcelona 2024, a SONATRACH, a empresa estatal do setor de petróleo da Argélia, compartilhou as conquistas da solução inteligente de inspeção por detecção de fibra para oleodutos e gasodutos implantada com a Huawei. A solução garante alta segurança, inteligência e alta eficiência das tubulações por meio de sua inspeção automatizada, que é possível graças à tecnologia de detecção de fibra óptica distribuída.

Como principal contribuidora do setor de petróleo da Argélia, a SONATRACH opera cerca de 43 oleodutos e gasodutos, acompanhados de 14.000 km de cabos ópticos. A inspeção manual tradicional é cara e ineficiente, e é difícil obter o status de funcionamento da tubulação 24 horas por dia, 7 dias por semana, em tempo real. O SONATRACH Joint Innovation Center espera trabalhar com a Huawei e outros parceiros para reduzir os custos de O&M, alertar proativamente sobre danos nas tubulações e localizar rapidamente cortes de fibra com o uso de tecnologias inovadoras.

A Huawei desenvolveu uma solução inovadora de detecção de fibra para tubulações, utilizando tecnologia de detecção de fibra óptica distribuída. Na solução, o Huawei OptiXsense EF3000 (um dispositivo de detecção óptica) é implantado para implementar a inspeção e o alerta automático para tubulações de alta precisão, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A solução inteligente de inspeção por detecção de fibra para oleodutos e gasodutos é baseada na solução de detecção de fibra óptica da Huawei e no processo de gerenciamento ao vivo de serviços de rede. Quando a construção externa ocorre em torno de uma tubulação, a fibra óptica que a acompanha, implantada ao longo da tubulação, coleta informações sobre vibrações e as transmite para o dispositivo de detecção óptica implantado em uma estação ou sala de equipamentos da estação de válvula de bloqueio (BVS), alcançando assim um posicionamento preciso.

Práticas conjuntas de inovação mostram que a solução de alerta de fibra tem excelente desempenho em cenários de inspeção de tubulações, por exemplo:

  1. Diferentes eventos, como cortes da fibra, escavação manual e escavação mecânica, podem ser analisados com precisão, para que uma visita válida ao local possa ser agendada.
  2. A precisão do alarme é alta, com uma taxa de falsos positivos de apenas 0,012 vezes/km/dia. Todos os alarmes dentro de 2 metros acima da fibra óptica podem ser reportados normalmente.
  3. A capacidade de posicionamento é poderosa. O erro médio de posicionamento é inferior a 10 metros e as informações de localização GIS no mapa de cabos ópticos são precisas.

Sana Lallali, gerente do SONATRACH Joint Innovation Center, disse: “A solução de inspeção com sensor de fibra ajuda a solucionar problemas, como a inspeção manual difícil e a identificação lenta de riscos. Estamos satisfeitos com as conquistas com a Huawei relacionadas à inovação. Esperamos cooperar ainda mais com a Huawei para promover a transformação inteligente da indústria petrolífera”.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2354542/HUAWEI_SONATRACH_MWC.jpg

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/sonatrach-e-huawei-inovam-em-conjunto-uma-solucao-inteligente-de-inspecao-por-deteccao-de-fibra-para-oleodutos-e-gasodutos-302081314.html

FONTE HUAWEI

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe