NAvegue pelos canais

PR Newswire Internacional

Gartner prevê que, até 2027, 80% das iniciativas de governança de Data e Analytics (D&A) irão falhar devido à falta de uma crise real ou fabricada

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 29 de fevereiro de 2024

PR NEWSWIRE

Analistas discutirão o futuro da governança de D&A na conferência que acontece em São Paulo, em março

SÃO PAULO, 29 de fevereiro de 2024 /PRNewswire/ — Até 2027, 80% das iniciativas de governança de Data e Analytics (D&A) irão falhar devido à falta de uma crise real ou fabricada. A previsão é do Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas.

“Um programa de governança de D&A falha se não permitir alcançar resultados empresariais prioritários”, afirma Saul Judah, Vice-Presidente e Analista do Gartner. “Por meio das recentes crises, como a de COVID-19 ou a do aumento dos custos de energia, os Chief Data & Analytics Officers (CDAOs), que ajudaram com sucesso suas organizações a navegarem por esses momentos de interrupções, entenderam a crise e rapidamente reposicionaram D&A para ajudar os líderes de negócios a enfrentá-la.”

Adotar um posicionamento estratégico para a governança de Data & Analytics (D&A) e posicioná-la como um modelo essencial, direcionado aos negócios, é mais significativo do que uma abordagem tática, na qual as equipes operam a governança de forma reativa, focando apenas em um ativo – a governança dos dados.

“Os CDAOs devem parar de adotar uma abordagem centralizada de comando e controle para a governança de D&A, e, em vez disso, deveriam reformular a governança para atingir resultados de negócios tangíveis, tornando-a sensível às oportunidades e riscos, assim como ágil e escalável conforme a evolução de sua empresa”, explica Judah.

Os analistas do Gartner afirmaram que o modelo de governança utilizado atualmente, do tipo “tamanho único que serve para todos”, não é a abordagem adequada para a maioria das organizações.

Fonte: Gartner (fevereiro 2024)

A adoção de GenAI irá renovar a governança desatualizada de D&A

À medida que a adoção de Inteligência Artificial (IA) e Inteligência Artificial Generativa (GenAI) acelera, os CDAOs também têm a chance de renovar práticas desatualizadas de governança de D&A e incluir a Inteligência Artificial como parte de seu programa. A governança de IA é o processo de atribuir e garantir responsabilidade organizacional, alçadas de decisão, riscos, políticas e definições de investimentos para aplicar a tecnologia.

Ao mesmo tempo, os CDAOs devem incorporar capacidades habilitadas para IA e GenAI em seu programa de governança de D&A. O Gartner prevê que, até 2027, a aplicação de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) acelerará em 40% o tempo para a geração de valor dos programas de governança de D&A e para o gerenciamento de dados mestres.

“Antes de os CDAOs se lançarem na entrega de casos de uso de GenAI, eles devem garantir que as informações essenciais de sua organização estão bem governadas. Para isso, eles devem usar e priorizar as capacidades de GenAI que levariam a uma geração de valor mais rápida para seu programa de governança”, disse Anurag Raj, Analista Sênior do Gartner. “As capacidades de GenAI podem ajudar nisso, aumentando a produtividade em atividades de governança, como catalogação e classificação, adoção mais ampla e fácil (por exemplo, melhores capacidades de autoatendimento) ou recursos que resolvam desafios de negócios específicos, como enriquecer os dados dos clientes para uma melhor segmentação.”

Os clientes do Gartner podem ler mais em “Predicts 2024: Data and Analytics Governance Requires a Reset” e descobrir como construir uma estratégia de IA que gere valor para os negócios usando o Planejador de Estratégia de Inteligência Artificial do Gartner (Gartner AI Strategy Planner).

Sobre a conferência Gartner Data & Analytics

Os analistas do Gartner fornecerão análises adicionais sobre as tendências de Data e Analytics nas conferências Gartner de Data & Analytics, que acontecerão de 11 a 13 de março em Orlando (Flórida – EUA); de 26 a 27 de março em São Paulo (Brasil); de 24 a 25 de abril em Mumbai Índia); de 13 a 15 de maio em Londres (Inglaterra); de 21 a 23 de maio em Tóquio (Japão); e de 29 a 30 de julho em Sydney (Austrália).

O Gartner fornece insights objetivos e acionáveis para os líderes em Data & Analytics para ajudá-los a acelerar a estratégia e o modelo operacional de D&A, gerando valor para os negócios. Mais informações estão disponíveis em https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/data-analytics-brazil.

Siga as notícias e atualizações do Gartner sobre D&A no X e no LinkedIn usando #GartnerDA. Visite a Sala de Imprensa do Gartner para mais informações e insights.

Sobre o Gartner  

O Gartner, Inc. fornece insights objetivos e acionáveis que impulsionam decisões mais inteligentes e um melhor desempenho para as prioridades de missão crítica das empresas. Para saber mais, visite www.gartner.com.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2350532/Gartner.jpg

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/gartner-preve-que-ate-2027-80-das-iniciativas-de-governanca-de-data-e-analytics-da-irao-falhar-devido-a-falta-de-uma-crise-real-ou-fabricada-302074758.html

FONTE Gartner

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe