PR Newswire Economia
REDES EUROPEIAS LIDERAM A CORRIDA PARA EMISSÕES LÍQUIDAS ZERO COM A ACELERAÇÃO DA AMÉRICA DO NORTE, MENA E LATAM, REVELA O NOVO RELATÓRIO CLIMÁTICO DA GSMA
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 28 de fevereiro de 2024
PR NEWSWIRE
BARCELONA, 28 de fevereiro de 2024 /PRNewswire/ — As emissões de carbono das operadoras de redes móveis[1] caíram 6% globalmente entre 2019 e 2022, de acordo com o quarto relatório Mobile Net Zero da GSMA, publicado hoje no MWC Barcelona.
O relatório revela variações regionais na redução das emissões operacionais[2], com a Europa liderando o caminho com uma redução de 50%. Na América do Norte, América Latina, Médio Oriente e Norte de África, as emissões caíram 20-30%. Embora as emissões operacionais tenham aumentado na Grande China e na Ásia-Pacífico – o maior e o segundo maior mercado móvel do mundo, respetivamente – as emissões globais diminuíram em geral, apesar do aumento no uso de dados.
Alcançar a meta do setor móvel de atingir zero emissões líquidas até 2050 depende da indústria reduzir as suas emissões para 45% abaixo dos níveis de 2020 até 2030. Isso significa que as emissões globais – incluindo os escopos 1, 2 e 3 – precisam cair cerca de 7% ao ano até 2030.
Os progressos recentes mostram que isso é possível, uma vez que a taxa de redução alvo foi excedida nos últimos três anos para as emissões operacionais na Europa, América do Norte, América Latina e MENA. O relatório observa que são necessários dados melhorados e análises mais aprofundadas para compreender melhor as tendências do “Escopo 3”, que se relacionam com as emissões das cadeias de abastecimento dos operadores.
Progressos em matéria de eficiência energética e energias renováveis
De acordo com a análise, as emissões operacionais diminuíram apesar do aumento da procura de dados e conectividade – o número de ligações móveis a nível mundial aumentou 7% entre 2019-2022, enquanto o tráfego da Internet mais do que duplicou. As reduções de carbono da indústria foram em grande parte impulsionadas pelo forte progresso na eficiência energética e na utilização de energias renováveis.
Mais de metade da queda nas emissões reportada em 2022 foi impulsionada pela melhoria dos esforços de eficiência energética em redes, centros de dados e escritórios, bem como pela eletrificação de frotas e geradores. O projeto de Benchmarking de Eficiência Energética da GSMA Intelligence, em colaboração com 17 grupos de operadoras em todo o mundo, visa revelar mais dados nesta área crucial, quantificando o consumo de energia da rede, os níveis de eficiência e as fontes de combustível.
Entretanto, as energias renováveis representaram 33% da eletricidade adquirida pelos operadores que reportam ao CDP em 2022, comparado com 14% em 2019. O relatório mostrou que os operadores compraram um total combinado de 50 TWh de eletricidade renovável em 2022, o equivalente à demanda anual de eletricidade do Qatar ou de Singapura, quase duplicando as suas compras desde 2019. Sem estas compras, estima-se que as emissões operacionais de carbono tenham aumentado 15 milhões de toneladas em 2022.
Acelerando o progresso para zero emissões líquidas
Mover toda a indústria para zero emissões líquidas até 2050 exigirá uma ação forte e coordenada da indústria, apoiada por políticas de apoio e investimento dos governos. O relatório conclui fornecendo recomendações e pontos de ação fundamentais para os operadores, os seus fornecedores e os decisores políticos para acelerar o progresso da ação climática.
Para operadores e fornecedores, as maiores oportunidades estão na eficiência energética, nas energias renováveis e na melhoria da circularidade das cadeias de abastecimento e dos materiais no ecossistema. Os governos, entretanto, podem desempenhar um papel facilitador fundamental nestas áreas se implementarem políticas climáticas fortes e garantirem que os mercados e regulamentações energéticas incentivam o investimento em energias renováveis e redes.
John Giusti, diretor de regulamentação da GSMA, disse: “as evidências mostram que o compromisso da indústria móvel com a neutralidade carbônica até 2050 está dando resultados. Apesar da crescente demanda por conectividade e dados, as emissões globais de carbono dos operadores continuaram a diminuir. Embora vejamos a liderança inicial mais forte da Europa na corrida para zero emissões líquidas e o progresso encorajador nas Américas e no MENA, essa é uma corrida que todos precisam de vencer – caso contrário, todos perderemos. Vemos o que é possível quando há foco na eficiência energética e no acesso às energias renováveis.
“Apelamos a um envolvimento mais profundo dos governos para apoiar a indústria móvel na aceleração da descarbonização, com um foco coordenado no incentivo ao investimento em energias renováveis, uma vez que a falta de acesso às energias renováveis em algumas regiões cria uma barreira para os operadores continuarem a sua jornada para o carbono zero.”
Outras descobertas importantes:
- Oito operadoras enviaram novas metas de curto prazo baseadas na ciência à Science Based Targets Initiative (SBTi) no ano passado, elevando o total para 70 operadoras – quase metade das conexões móveis do mundo todo. Além disso, 53 operadoras estão comprometidas com metas líquidas zero de longo prazo.
- Um número crescente de operadoras está divulgando seus impactos climáticos publicamente, com 70 operadoras divulgando ao CDP em 2023, em comparação com 67 operadoras em 2022.
o A qualidade das divulgações também melhorou, com um recorde de 19 operadoras na lista A do CDP em 2023. Isso significa que mais de um quarto das operadoras que divulgaram para o CDP receberam A, em comparação com apenas 1,5% de todas as empresas que divulgaram para o CDP em 2023 - Três quartos das emissões globais de carbono da indústria móvel são emissões da cadeia de valor de Escopo 3, 90% das quais se originam de apenas cinco categorias – bens e serviços adquiridos; bens de capital; atividades relacionadas com combustíveis e energia; uso de produtos vendidos; e investimentos.
o Aumentar a circularidade de telefones celulares e equipamentos de rede é fundamental para reduzir essas emissões de Escopo 3. Para esse fim, a GSMA anunciou duas novas metas de circularidade em junho de 2023 para reduzir o impacto ambiental dos telefones celulares, aumentando sua circularidade por meio da reutilização, renovação e reciclagem. Em janeiro de 2024, 15 operadoras se inscreveram para as novas metas, representando um bilhão de conexões móveis.
Sobre a GSMA
A GSMA é uma organização global que unifica o ecossistema móvel para descobrir, desenvolver e fornecer inovação fundamental para ambientes de negócios positivos e mudanças sociais. Nossa visão é liberar todo o poder da conectividade para que as pessoas, a indústria e a sociedade prosperem. Representando operadoras e organizações móveis em todo o ecossistema móvel e setores adjacentes, a GSMA atende seus membros em três grandes pilares: Conectividade para o bem, serviços e soluções do setor e divulgação. Esta atividade inclui o avanço da política, o enfrentamento dos maiores desafios sociais da atualidade, o apoio à tecnologia e à interoperabilidade que fazem a mobilidade funcionar e o fornecimento da maior plataforma do mundo para reunir o ecossistema móvel nas séries de eventos MWC e M360.
Convidamos você a saber mais em gsma.com
1. A análise baseia-se em dados relacionados com o clima e a energia divulgados por operadores que cobrem mais de 80% das ligações móveis a nível mundial.
2. As emissões operacionais referem-se às emissões baseadas no mercado do Escopo 1 e 2 e excluem as emissões da cadeia de valor do Escopo 3. Para obter uma explicação sobre os escopos de emissão, consulte o Manual de Ação Climática da GSMA
Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/1882833/GSMA_Logo.jpg
FONTE GSMA
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Economia Cristiano Ronaldo revela Erakulis: Um aplicativo revolucionário de bem-estar 3 em 1, além de uma oferta exclusiva de 50% para madrugadores
18 de março de 2024Em um movimento emocionante que promete redefinir o modo como abordamos a saúde e o bem-estar, a Erakulis sente o prazer de anunciar o próximo lançamento de seu inovador aplicativ
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Crescimento de 83% nas criptomoedas: a SOFTSWISS revela informações sobre o iGaming
10 de agosto de 2023PR NEWSWIRE GZIRA, Malta, 10 de agosto de 2023 /PRNewswire/ — A SOFTSWISS, um provedor de tecnologia inovador que oferece soluções de iGaming, apresenta seu mais recente relatório de
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Xinhua Silk Road: Teatro de Artesanato de Yuan abre oficialmente suas portas ao público em Shandong, no leste da China
25 de novembro de 2022PR NEWSWIRE Xinhua Silk Road: Teatro de Artesanato de Yuan abre oficialmente suas portas ao público em Shandong, no leste da China PR Newswire PEQUIM, 25 de novembro de 2022 PEQUIM, 25 de novembro de
Saiba Mais