Releases Economia
Setor de energia elétrica já inseriu mais de 70% de seus consumidores no Cadastro Positivo
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 23 de fevereiro de 2024
De acordo com dados da ANEEL, segmento tem potencial para incluir até 76 milhões de usuários na base de dados da iniciativa.
São Paulo, 23 de fevereiro de 2024: Parte integrante da terceira etapa de adesão ao Cadastro Positivo, o setor de energia elétrica já inseriu mais de 70% de seus consumidores na base de dados da iniciativa. Segundo a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, atualmente 55 milhões de usuários já são beneficiados com essa inclusão. O segmento tem potencial de incorporar os dados de 76 milhões de clientes à base do Cadastro Positivo em todo o país.
A proposta do Cadastro Positivo (Lei 12.414 com alterações da Lei Complementar 166, de 8/04/2019), em vigência no modelo de adesão automática desde julho de 2019, é auxiliar na avaliação de risco na concessão de crédito por meio de informações positivas. Assim, os credores podem ter uma visão mais detalhada do histórico de pagamentos de pessoas físicas e jurídicas que solicitam crédito, viabilizando a oferta de condições de crédito mais adequadas a cada perfil.
“A adesão do setor ao Cadastro Positivo contribui de forma importante para que os clientes individuais e corporativos das concessionárias de energia elétrica possam ter acesso ao crédito, mas, principalmente, a boas condições de crédito, o que é fundamental para o desenvolvimento econômico da sociedade”, afirma Sandoval Feitosa, Diretor Geral da ANEEL.
“Graças à sua capilaridade, o segmento de energia elétrica é estratégico para ampliar a visibilidade creditícia dos brasileiros, promovendo uma série de benefícios socioeconômicos, entre eles a queda da inadimplência, a melhora dos instrumentos de recuperação de crédito e a inclusão financeira”, analisa Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), entidade que representa os birôs de crédito gestores do banco de dados do Cadastro Positivo.
“Agradecemos o apoio da ANEEL, assim como o das concessionárias que aderiram ao programa e a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), por esse esforço coletivo para a democratização dos benefícios do Cadastro Positivo”, completa Sfeir.
Após o êxito na inclusão dos dados recebidos das instituições financeiras, telecomunicações e concessionárias de energia elétrica, a quarta fase, referente às empresas de saneamento, segue em andamento, com potencial de inclusão de até 55 milhões de registros.
Sobre a ANBC
A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil. A ANBC congrega os birôs de proteção ao crédito que atuam no país e é uma das entidades fundadoras do Fórum Empresarial LGPD. Também é membro de associações internacionais para promover as melhores práticas do setor como a Associação de Fornecedores de Informação de Crédito ao Consumidor (ACCIS), que reúne 39 birôs de crédito do mundo, e a Associação Latino-Americana de Birôs de Crédito (ALACRED), é membro ainda do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ministério da Economia (FPMPEs).
Relações com a Imprensa ANBC
Regina Pimenta – (11)98136-6835 | E-mail: regina@pimenta.com
Ana Carolina Rodrigues – (11)98674-0348 | E-mail: anacarolina@pimenta.com
Leia também
-
Releases Economia Os desafios de operar na Amazônia
8 de outubro de 2024Hydro investe R$ 8,8 bilhões em transição energética e discute antecipar meta para neutralizar emissão de carbono da companhia Operar uma indústria na Amazônia oferece desafios e
Saiba Mais -
Releases Economia 1º Fórum Agroenergia ACE: unindo forças para um futuro sustentável!
22 de setembro de 2023O futuro da agricultura e da energia sustentável está prestes a se encontrar no 1º FÓRUM AGROENERGIA ACE, marcado para o dia 27 de setembro, das 07h30 às 13h30. Organizado pela Associação
Saiba Mais -
Releases Economia CFT estimula a valorização da profissão técnica industrial no Brasil
28 de setembro de 2022Nova diretoria do Conselho Federal dos Técnicos Industriais também quer promover a importância da categoria para o desenvolvimento socioeconômico do País O Conselho Federal dos Técnicos
Saiba Mais