PR Newswire Internacional
90% dos consumidores brasileiros é a favor da redução da alíquota de 92% para produtos acima de US$ 50
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 22 de fevereiro de 2024
PR NEWSWIRE
Pesquisa também aponta que para 84% dos consumidores, a alíquota justa de impostos a ser paga deve ser de até 20%, como já é praticado hoje no Programa Remessa Conforme
SÃO PAULO, 22 de fevereiro de 2024 /PRNewswire/ — 90% dos consumidores brasileiros é a favor da redução da atual alíquota de 92% na compra de produtos acima de US$ 50, é o que mostra pesquisa realizada pela consultoria Plano CDE. O estudo, encomendado pelo Grupo Alibaba, aponta os impactos da cobrança de tributos na decisão de compra dos clientes depois da implementação do Programa Remessa Conforme, com insights valisos sobre o comportamento do consumidor.
Impostos vs Competitividade
Dados da pesquisa mostram que 66% dos consumidores brasileiros desistiram de suas compras internacionais após a inclusão de taxas. Sobre as taxas cobradas em itens importados, 75% do público respondeu que é contrário aos aumentos dos impostos. Entre os entrevistados, 87% acredita ser mais correto reduzir taxações dos produtos nacionais ao invés de aumentar o imposto dos produtos importados.
O estudo também destaca que a maioria dos consumidores reconhece os mais importantes benefícios dos sites internacionais como: o acesso a produtos não disponíveis localmente e preços mais acessíveis. Estas percepções indicam a necessidade de um equilíbrio na aplicação de impostos para promover um ambiente de comércio eletrônico mais inclusivo e competitivo, e que tenha como foco quem mais importa: o consumidor brasileiro.
Resultados Gerais
Destaca-se que, nos três meses anteriores à pesquisa (setembro a novembro de 2023), uma expressiva maioria de 94% dos consumidores já havia realizado compras online. Dentre essas transações, 44% foram efetuadas por meio de plataformas estrangeiras.
A pesquisa também mostrou que os consumidores brasileiros recorrem às plataformas estrangeiras devido à indisponibilidade no mercado nacional e à busca por preços mais acessíveis, destacando a influência direta do custo na decisão de compra. 62% dos consumidores entrevistados entende que a importação possibilita o consumo, especialmente de quem tem menos renda, enquanto 56% diz que importação dá acesso a produtos diferentes.
A pesquisa, realizada por meio de uma abordagem quantitativa online, entrevistou pessoas que realizaram compras online nos últimos 12 meses. A coleta de dados ocorreu entre 23/12/2023 e 09/01/2024, contando com 2.535 respondentes representando diversos gêneros e as classes ABCDE, conforme o critério brasileiro. A margem de erro foi de 2%, com um intervalo de confiança de 95%.
Sobre o AliExpress – Lançado em 2010, AliExpress é uma plataforma de e-commerce business-to-consumer (B2C) que possibilita consumidores a comprarem diretamente de fabricantes e distribuidores da China e de todo o mundo. Além da versão global em inglês, a plataforma do AliExpress também está disponível em outras 17 línguas. AliExpress é parte do Alibaba International Digital Commerce Group.
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/90-dos-consumidores-brasileiros-e-a-favor-da-reducao-da-aliquota-de-92-para-produtos-acima-de-us-50-302069212.html
FONTE AliExpress
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Internacional Primeiro caminhão de corrida híbrido elétrico do mundo estreia na Copa Truck 2023
13 de março de 2023PR NEWSWIRE Primeiro caminhão de corrida híbrido elétrico do mundo estreia na Copa Truck 2023 PR Newswire SÃO PAULO, 13 de março de 2023 VW Meteor Mission Zero agrega experiência com
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional Mastercard lança novos benefícios de viagem
4 de fevereiro de 2025Portadores de cartões Black e Platinum terão cashback em reservas de acomodações realizadas em página exclusiva na Booking.com
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional Cocriando educação inteligente: Dahua revela soluções e produtos de educação abrangentes
18 de novembro de 2024A Dahua Technology, fornecedora líder mundial de soluções e serviços de AIoT centrados em vídeo, apresentou hoje uma série de soluções inteligentes de educação sob o tema "Aprendi
Saiba Mais