NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

Artmarket.com: Artprice comenta o lançamento do fundo de investimento FrenchArtFund, regulamentado pela AMF

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 6 de fevereiro de 2024

PR NEWSWIRE

PARIS, 6 de fevereiro de 2024 /PRNewswire/ — A Artprice by Artmarket tomou conhecimento do artigo de Martine Robert e Anne-Sophie Vion publicado em 25 de janeiro de 2024 no jornal financeiro francês LES ECHOS intitulado “Exclusive: FrenchArtFund, the first art investment fund regulated by the AMF” (exclusivo: FrenchArtFund, o primeiro fundo de investimento em arte regulamentado pela AMF), no qual a Artprice é mencionada como um valor específico procurado pelo Fundo de Arte Especializado Profissional misto:
https://www.lesechos.fr/industrie-services/services-conseils/exclusif-frenchartfund-le-premier-fonds-dinvestissement-dans-lart-agree-par-lamf-2071367

 

Artprice100© vs. S&P 500 vs. STOXX Europe 50 - Base 100in January 2000

 

O artigo levanta várias questões que nos levaram a contatar o fundador da Inocap Gestion e do fundo de investimento FrenchArtFund, Olivier Bourdelas, para saber mais sobre a origem desse fundo, seus termos e objetivos. O fundo será lançado hoje (1º de fevereiro de 2024).

Após uma longa conversa, concordamos que nossas visões sobre o mercado de arte têm muito em comum, e ficou claro que os motivos de Olivier Bourdelas para o lançamento do FrenchArtFund estão totalmente alinhados com nossa própria compreensão do que o mercado de arte francês precisa.

O artigo do LES ECHOS descreve Olivier Bourdelas da seguinte forma: “um colecionador de arte há vinte anos, mas também fundador em 2007 da Inocap Gestion, uma empresa que já apoia instituições culturais francesas e está envolvida em um programa de aquisição de obras de jovens artistas. […] Olivier Bourdelas, que também é administrador da Casa Europeia da Fotografia e da Fundação Neuflize OBC para as Artes Visuais, desenvolveu uma ponte entre sua profissão e sua paixão”.

O mercado da arte e os mercados financeiros

Em nossa conversa, Olivier Bourdelas confirmou sua visão de que o mercado de arte tem muitas semelhanças com os mercados financeiros, afirmando que havia “muita simetria entre os dois mundos”. Essa observação reflete precisamente os resultados da Artprice by Artmarket e grande parte de seu trabalho e publicações nas últimas décadas. As ferramentas de econometria e de índices da Artprice são fundamentais para a criação de fundos de investimento no mercado de arte.

Após confirmarmos nossas observações compartilhadas, não foi surpresa constatar que nossas projeções para o futuro também são bastante semelhantes.

Investimento em arte

Olivier Bourdelas: “em um mundo imprevisível onde encontrar verdadeiro valor pode ser desafiador, as pessoas que querem poupar estão procurando cada vez mais algo significativo para investir. Um investimento de longo prazo em arte produz e apoia valores culturais e educacionais diferentes dos investimentos tradicionais. Portanto, investir em arte não é apenas um investimento em um ativo ‘tangível’, mas também um investimento divertido e ‘apresentável’ em nosso futuro coletivo”.

Artprice: “atualmente, a arte é considerada como um investimento alternativo que não apenas oferece retornos elevados, mas também uma baixa correlação com os ativos financeiros típicos. Investir em obras de grandes artistas (como Pablo Picasso, Claude Monet ou Georgia O’Keeffe, por exemplo) pode ser enriquecedor tanto pessoal quanto financeiramente, desde que estejamos atentos às particularidades do mercado de arte, principalmente em relação ao tempo que pode levar para vender uma obra de arte única”.

Olivier Bourdelas: “nossa paixão pela arte contemporânea começou há dez anos. Desde 2013, temos apoiado a cena criativa francesa através da aquisição de uma obra por trimestre. Além disso, nós também apoiamos várias instituições, como a Maison Européenne de la Photographie, em Paris, e o projeto Franciscaines, em Deauville.
No âmbito pessoal, tenho colecionado obras de artistas de todas as origens há 20 anos. No entanto, também contribuo financeiramente para o Centre Georges Pompidou e sou membro do conselho de diversas entidades culturais, como a Maison Européenne de la Photographie e a Fundação Corporativa Neuflize OBC, e minha esposa é fotógrafa.
Para a criação do FrenchArtFund, montamos uma equipe de cinco profissionais altamente qualificados, incluindo dois gestores, um diretor de operações e um gerente de marketing e comunicações, além do meu apoio. Recrutamos uma equipe excepcional para dar ao fundo todas as chances de sucesso.
Nossos dois gestores têm quase vinte anos de experiência no mercado de arte, já trabalharam com as maiores casas de leilão internacionais e têm excelentes reputações. Compartilhando valores comuns e conhecimento extraordinário, essa equipe estará ao meu lado para assumir os trabalhos a longo prazo.
Daremos ênfase aos artistas da Artprice Global Top 500 (em termos de volume anual de leilões). Essas obras serão principalmente pinturas produzidas por artistas do pós-guerra e contemporâneos, com preços variando entre ? 150 e ? 500.000.
Para reduzir o risco, concentraremos nossas aquisições em obras criadas nos séculos XX e XXI por artistas renomados, representados por grandes galerias internacionais, com histórico sólido no mercado secundário através de casas de leilão internacionais.
Para maximizar o potencial de valor do nosso fundo, também investiremos em artistas emergentes representados por galerias com grande influência e que recebem cobertura recorrente em notícias de museus.
Evitaremos investir em obras de artistas jovens que ainda não são populares no mercado secundário e que ainda não estão presentes em grandes coleções institucionais.
Todos os investimentos serão realizados após uma análise rigorosa que envolve uma investigação minuciosa dos resultados de leilões de obras comparáveis do artista, utilizando uma matriz de classificação proprietária com múltiplos critérios que integra cerca de vinte parâmetros.
As obras serão mantidas em um local de armazenamento seguro e confidencial, em parceria com um dos principais players do mercado de arte francês.
Uma ou duas vezes por ano, nossos clientes e parceiros terão a oportunidade de descobrir parte da coleção em um ambiente acolhedor, onde serão convidados com familiares e amigos. Nessas ocasiões, um palestrante, um diretor de museu ou até mesmo um curador de exposições falará para explicar o trabalho de um artista ou conduzirá um debate ou conferência sobre um movimento artístico, por exemplo. Há tantas possibilidades nessa área que teremos muitas opções para escolher.
Dada a especificidade dessa classe de ativos, queremos estabelecer uma relação especial com os participantes do nosso fundo. Como parte do nosso objetivo, esperamos estabelecer uma abordagem educativa e iniciatória com alguns deles, proporcionando acesso a informações e eventos aos quais nunca teriam acesso sem nós”.

A arte como um porto seguro

Olivier Bourdelas considera a arte “um porto seguro durante períodos de crise e inflação”. A Artprice by Artmarket apoia totalmente essa abordagem, que tem sido regularmente destacada em suas comunicações e Relatórios Anuais do Mercado de Arte, como o publicado em 2023: “nos últimos 22 anos, o mercado de arte demonstrou sua capacidade de realizar correções que salvam vidas para evitar enfraquecimento diante de crises financeiras, econômicas, de saúde pública e geopolíticas“.

Um mercado muito amplo

Olivier Bourdelas: “com 53 milhões de milionários e 2.153 bilionários no mundo (um aumento de 53% em 5 anos), nunca houve tanto capital investido no mercado de arte. A arte, principalmente a Arte Contemporânea, permite que você se diferencie enquanto diversifica seu patrimônio.
“Desde 2007, quase 750 museus foram criados a cada ano no mundo todo. Em dezessete anos, são mais de 10.000”.

Segundo Thierry Ehrmann, fundador da Artprice e presidente da Artmarket.com: “em 2017, durante nosso estudo conceitual sobre a indústria global de museus, observamos que mais museus foram criados no mundo entre 2000 e 2014 do que em todo o século XX e que o século XXI veria a abertura de 700 novos museus de arte de nível internacional a cada ano, que naturalmente legitimarão e absorverão obras de arte, as quais, por permanecerem nas coleções dos museus, fortalecerão o mercado de arte”.

Desempenho do mercado de arte

Olivier Bourdelas, fundador do FrenchArtFund, o primeiro fundo de investimento em arte regulado pela AMF, confia nos dados da Artprice by Artmarket, principalmente no desempenho do índice Artprice100© lançado há cinco anos, em 02/02/2018. A missão do Artprice100® é observar e quantificar o acréscimo de valor do mercado de arte, com foco em seu segmento mais estável. Esse novo índice científico vem agregar todas as outras ferramentas de tomada de decisão desenvolvidas pela Artprice. O Artprice100® constitui uma nova e essencial referência para o mundo financeiro, que está em busca de novos investimentos em mercados eficientes.

A criação do índice Artprice100® foi uma resposta à demanda dos clientes financeiros e bancários da Artprice, principalmente no setor de serviços bancários privados, que buscavam um índice confiável e duradouro.

O FrenchArtfund, regulamentado pela AMF, está posicionado para superar seus concorrentes (outros fundos de investimento em arte) no mercado de Paris.

Estratégia de investimento

Olivier Bourdelas informou à Artprice by Artmarket que este fundo de arte profissional especializado misto investirá 60% em obras de arte criadas durante os séculos XX e XXI por artistas que figuram no Top 500 mundial. Ele também investirá 30% em ações de empresas internacionais listadas, rigorosamente selecionadas e que geram todo ou parte de seu faturamento em arte. Essa estratégia dupla otimizará a liquidez do fundo. Além disso, será adicionado um máximo de 10% em UCITS de títulos e investimentos monetários.

Os dados coletados e produzidos pela Artprice by Artmarket desempenharão um papel fundamental na estratégia de investimento do FrenchArtFund, por exemplo, com as evoluções de preços por segmento do mercado de arte de 1998 a 2022 com base em nosso Índice de Preços de Arte Contemporânea vs. Índice Global da Artprice (Base 100 em janeiro de 1998).

Por último, Olivier Bourdelas confirmou o que foi anunciado no artigo do LES ECHOS escrito por Martine Robert e Anne-Sophie Vion: que o FrenchArtFund alocará parte de seus fundos para a aquisição de ações em empresas ligadas à arte, como Artprice, LVMH e Groupe Chargeurs.

Olivier Bourdelas:
“pensamos muito sobre tudo isso por quatro anos e nunca detectamos qualquer incompatibilidade com nossos negócios históricos. Além disso, não encontramos nenhuma dificuldade particular relacionada ao aumento de nossas atividades de gestão de patrimônio desde 2015. Elas se integraram gradualmente à empresa graças a inúmeras sinergias que enriqueceram o todo. Será exatamente o mesmo com nossas atividades no segmento da arte, acredite!
Além disso, nossos cinco novos recrutas para esse fundo têm todas as habilidades necessárias para realizar sua missão. Todos se beneficiarão da implementação dessa nova atividade”.

Olivier Bourdelas conta com o apoio da KPMG e do Oddo Bank.
“Se tivermos sucesso, e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir isso, poderemos considerar separar nossas atividades e criar uma estrutura totalmente dedicada a esse investimento em arte. É claro, a Inocap Gestion permanecerá como acionista de referência, mas ainda não chegamos nesse ponto”.

Thierry Ehrmann:
“parabenizo Olivier Bourdelas pela criação do FrenchArtFund, o primeiro fundo de investimento em arte regulamentado pela AMF. Esse lançamento corrobora, em todos os aspectos, nossas observações e previsões: a financeirização do mercado de arte, o investimento em arte como uma alternativa de investimento e porto seguro e o interesse das instituições financeiras. Nada disso seria possível sem a padronização do mercado de arte e a produção de índices confiáveis e de longo prazo produzidos pela Artprice by Artmarket desde 1997, que agora fornece dados e índices de valor agregado ao FrenchArtFund.
Acompanharemos de perto o progresso do FrenchArtFund com grande interesse. Considerando a extensa experiência do fundador no mercado de arte e seu notável sucesso no mundo financeiro por meio da Inocap Gestion, que supervisiona ? 700 milhões em ativos, o impressionante lançamento aumenta nossas expectativas”.

O mercado financeiro parisiense deve receber de braços abertos essa iniciativa inteligente, que confirma ascensão da França no mercado global de arte nos últimos anos, tornando-se o número 1 entre os países europeus em 2023, com mais de um bilhão de dólares em faturamento. Além disso, tanto a Christie’s quanto a Sotheby’s são propriedades de pessoas francesas, respectivamente François Pinault e Patrick Drahi.

As informações e estudos de econometria produzidos pela Artmarket.com são apresentados exclusivamente com o objetivo de analisar e compreender as realidades estatísticas do mercado de arte e não devem, de forma alguma, ser considerados como recomendações, sugestões ou solicitações para investir no mercado de arte.

Imagens:
[https://imgpublic.artprice.com/img/wp/sites/11/2024/02/image1-Artprice100copyright-vs-SP500-vsSTOXX50-2000-2023.png] [https://imgpublic.artprice.com/img/wp/sites/11/2024/02/image2-FRENCH-art-FUND-by-INOCAP-Gestion.jpg]

Copyright 1987-2024 Thierry Ehrmann www.artprice.com – www.artmarket.com

Sobre a Artmarket:

A Artmarket.com está cotada na Eurolist pela Euronext Paris, SRD long only e Euroclear: 7478 – Bloomberg: PRC – Reuters: ARTF.

Descubra a Artmarket e seu departamento Artprice em vídeo: www.artprice.com/video

A Artmarket e seu departamento Artprice foram fundados em 1997 por seu Diretor Executivo, Thierry Ehrmann. A Artmarket e seu departamento Artprice são controlados pelo Groupe Serveur, criado em 1987.

Veja biografia certificada em Quem é Quem ©:
https://imgpublic.artprice.com/img/wp/sites/11/2023/04/2023_2_Biographie-thierry-Ehrmann_WhosWhoInFrance.pdf

A Artmarket é um participante mundial no Mercado de Arte com, entre outras estruturas, seu departamento Artprice, líder mundial em acúmulo, gestão e exploração de informações históricas e atuais do mercado de arte (arquivos de documentos originais, manuscritos em códices, livros anotados e catálogos de leilões adquiridos ao longo dos anos) em bancos de dados contendo mais de 30 milhões de índices e resultados de leilões, abrangendo mais de 825.000 artistas.

A Artprice by Artmarket, líder mundial em informações sobre o mercado de arte, definiu para si a ambição, mediante seu Global Standardized Marketplace, de ser a plataforma NFT de Belas Artes líder mundial.

A Artprice Images® permite acesso ilimitado ao maior banco de imagens do mercado de arte do mundo: Nada menos que 180 milhões de imagens digitais de fotografias ou reproduções gravadas de obras de arte desde 1700 até os dias atuais, comentadas por nossos historiadores de arte.

A Artmarket com seu departamento Artprice acumula dados de modo permanente de 7.200 Casas de Leilões e produz importantes informações do mercado de arte para as principais agências de imprensa e mídia (7.200 publicações). Seus 7,2 milhões de usuários (‘login de membros’ + mídias sociais) têm acesso a anúncios publicados por outros membros, uma rede que hoje representa o principal Global Standardized Marketplace® para comprar e vender obras de arte a um preço fixo ou de lance (leilões regulados pelos parágrafos 2 e 3 do artigo L 321.3 do Código Comercial da França).

A Artmarket, com seu departamento Artprice, foi por duas vezes premiada com o selo estatal “Empresa Inovadora” do Banco Público de Investimento (BPI), que tem apoiado a empresa em seu projeto de consolidar sua posição como participante mundial no mercado de arte.

A Artprice by Artmarket publica seu Relatório de Mercado de Arte Contemporânea de 2023:
https://www.artprice.com/artprice-reports/the-contemporary-art-market-report-2023

Relatório sobre mercado mundial de arte da Artprice by Artmarket, “O Mercado de Arte em 2022”, publicado em março de 2023:
https://www.artprice.com/artprice-reports/the-art-market-in-2022

Índice de comunicados à imprensa publicados pela Artmarket com seu departamento Artprice:
https://serveur.serveur.com/artmarket/press-release/en/

Acompanhe todas as novidades do mercado de arte em tempo real com a Artmarket e seu departamento Artprice no Facebook e Twitter:
www.facebook.com/artpricedotcom/ (mais de 6,5 milhões de seguidores)
twitter.com/artmarketdotcom
twitter.com/artpricedotcom

Descubra a alquimia e o universo da Artmarket e seu departamento Artprice https://www.artprice.com/video com sede no famoso Museu de Arte Contemporânea Organe “A Abóboda do Caos” (dixit The New York Times): https://issuu.com/demeureduchaos/docs/demeureduchaos-abodeofchaos-opus-ix-1999-2013

La Demeure du Chaos / Morada do Caos
GESAMTKUNSTWERK & SINGULAR ACRHITECTURE (OBRA DE ARTE TOTAL E ARQUITETURA SINGULAR)
Trabalho bilíngue confidencial agora público:
https://ftp1.serveur.com/abodeofchaos_singular_architecture.pdf

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2333811/Artprice100.jpg
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2333812/FRENCHartFUND.jpg
Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/2260897/Artmarket_logo.jpg

 

FRENCHartFUND by INOCAP Gestion

 

 

ArtMarket Logo

 

Contato da Artmarket.com e seu departamento Artprice – Contato: Thierry Ehrmann, ir@artmarket.com

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/artmarketcom-artprice-comenta-o-lancamento-do-fundo-de-investimento-frenchartfund-regulamentado-pela-amf-302055306.html

FONTE Artmarket.com

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe