Agência Minera Brasil
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 6 de fevereiro de 2024
Evento reúne principais referências nacionais do setor em Goiânia (GO), no dia 20 de fevereiro para debater a importância de pesquisa e inovação para descobrir e viabilizar a exploração sustentável de novos minerais que garantam, de forma eficiente, o desenvolvimento econômico e social.
À medida que o mundo enfrenta desafios críticos, a mineração emerge como um setor chave para soluções sustentáveis. O 1º Encontro de Competências de Tecnologia Mineral e Inovação, organizado pelo SIEEG-DF (Sindicato das Indústrias Extrativistas do Estado de Goiás e do DF), será um marco na jornada do Brasil rumo ao futuro da mineração, reunindo especialistas de todo o país em Goiânia, no dia 20 de fevereiro, na FIEG – Casa da Indústria.
O setor de mineração embarca em uma nova era de inovações e melhorias que terão um impacto global, e o encontro será uma plataforma para discutir os cenários e os caminhos do desenvolvimento tecnológico mineral, fundamental para atender questões mundiais urgentes, como a transição energética, a descoberta e exploração de novos minerais, a segurança alimentar e a verticalização da indústria mineral.
Luiz Antônio Vessani, presidente do SIEEG-DF, destaca: “Entendemos que o setor, crucial para o progresso do país, necessita de maior cooperação entre atores especializados e de um equilíbrio entre recursos minerais, capital e tecnologia. O 1º Encontro é um esforço colaborativo para avançarmos em tecnologia, enfrentando o desafio da deficiência do parque tecnológico nacional. Em Goiás, temos centros de tecnologia de excelência. São capacidades de ponta, mas que, atualmente, estão desarticuladas. A sinergia entre esses centros de Goiás e de outras unidades da Federação tem enorme potencial para aprimorar a exploração mineral brasileira.”
Mineração no centro da transição energética
A transição global para fontes de energia mais limpas e sustentáveis está intrinsecamente ligada à mineração. Enquanto a China, atualmente, domina o mercado, detendo cerca de 80% dos insumos essenciais para esta transição, o Brasil emerge como um potencial concorrente de peso, especialmente devido às vastas jazidas de terras raras em estados como Goiás e Minas Gerais.
Para atender à crescente demanda por uma diversidade e quantidade de minerais maiores do que a produção atual fornece, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras se faz crucial. Essas inovações são a chave para expandir a capacidade produtiva do Brasil e posicionar o país como um líder significativo no fornecimento de minerais vitais para a nova era energética.
Inovação na exploração de minerais
Enfrentamos a tendência de esgotamento de reservas atuais de minerais, como, por exemplo, a bauxita, mineral chave na produção de alumínio. A busca por um substituto viável e a tecnologia para explorá-lo são urgentes.
O encontro abordará a necessidade de pesquisa e inovação para descobrir e viabilizar a exploração sustentável de novos minerais que garantam, de forma eficiente, a continuidade do desenvolvimento econômico e social.
Mineração e segurança alimentar
A mineração desempenha um papel importante na segurança alimentar global, especialmente na exploração de fertilizantes naturais. O evento destacará a importância da tecnologia na exploração sustentável de recursos como esses para atender a demanda do agronegócio.
Agregando valor à cadeia mineral
A verticalização da produção mineral é outro aspecto chave para agregar valor à cadeia. Tecnologia e inovação são fundamentais para tornar isso uma realidade, permitindo que o Brasil não apenas extraia, mas também processe minerais e desenvolva a indústria nacional para absorver essa matéria-prima, aumentando o valor agregado e a competitividade no mercado global.
Luiz Vessani, presidente do SIEEG-DF, enfatiza a importância da agregação de valor além da mineração. “A produção de terras raras, por exemplo, não termina na extração; esses minerais são cruciais para produtos como baterias e carros elétricos. Precisamos de tecnologia não só para extrair e beneficiar esses minerais, mas também para que a indústria brasileira os utilize eficientemente. O desafio é integrar a produção mineral com a indústria, transformando insumos em produtos de alto valor. Isso começa com a descoberta de jazidas e se estende até a aplicação industrial desses minerais.”
O primeiro Encontro de Competências de Tecnologia Mineral e Inovação reunirá especialistas e líderes do setor para discutir esses temas críticos. O evento visa mapear capacidades, identificar desafios e explorar oportunidades para posicionar o Brasil como um líder inovador e sustentável no cenário da mineração mundial.
Uma oportunidade para entender como a mineração pode contribuir para um futuro mais sustentável e para o desenvolvimento tecnológico global. A programação inclui painel e mesa-redonda em torno de temas como capacidade instalada dos centros tecnológicos, pesquisa mineral, inovação e políticas de desenvolvimento tecnológico.
Participantes
O 1º Encontro de Competências de Tecnologia Mineral e Inovação contará com a presença de representantes de instituições-chave, incluindo o Ministério de Minas e Energia; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; UFCAT; IPT; CETEM; COMIN-CNI; EMBRAPII; FINEP; ANM; SGB; ABPM; ADIMB; Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás (SIC); CNI; Senai; CT-Mineral MDCT; e SGS Geosol.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da WP Comunicação LTDA
Leia também
-
Agência Minera Brasil JAGUAR MINING AUMENTA CONTROLE NA RASTREABILIDADE DO OURO NA MINA PILAR
6 de fevereiro de 2024Desde maio de 2023, a empresa implementou um método de rastreabilidade para seu minério, um marco que, segundo Sergio...
Saiba Mais -
Agência Minera Brasil BRASIL QUER AMPLIAR EXPORTAÇÕES PARA MERCADOS ASIÁTICOS
30 de janeiro de 2024A ação está aberta para empresas de diversos setores que tenham potencial de abertura ou ampliação de exportações...
Saiba Mais -
Agência Minera Brasil ANAPE ORGANIZA ATO EM BRASÍLIA EM DEFESA DA AUTONOMIA DA ADVOCACIA PÚBLICA
13 de maio de 2024O presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Vicente Braga...
Saiba Mais