Agência Minera Brasil
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 5 de fevereiro de 2024
Durante a Convenção Anual da Prospectors and Developers Association of Canadá (PDAC), a ser realizada entre 03 e 6 de março, em Toronto (Canadá), o Brasil irá se posicionar como um dos principais destinos para investimentos em pesquisa mineral e mineração no mundo.
A delegação brasileira, composta por autoridades governamentais e profissionais da indústria mineral brasileira, está articulada a mostrar para empresas internacionais e investidores, que o Brasil tem segurança e estabilidade jurídica, políticas de licenciamento ambiental que se sustentam nas melhores práticas de ESG. Além disso, a delegação brasileira também estará engajada na busca de parcerias estratégicas com outros países para desenvolver a indústria mineral brasileira.
A Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), que coordena a tradicional participação brasileira no PDAC, divulgou a programação da missão brasileira durante o evento, que reúne mais de 20 mil profissionais, de 130 países. A programação servirá de plataforma para se debater as perspectivas globais da mineração, além de ser veículo para a captação de investimentos, articular parcerias e facilitar oportunidades de negócios para setor mineral brasileiro.
O país estará presente no PDAC 2024 com uma delegação robusta e representativa do setor mineral, a qual inclui o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que já confirmou presença, acompanhado do secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Vitor Saback, o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração, Mauro Sousa e o presidente do Serviço Geológico Nacional, Inácio Melo, além de um número expressivo de executivos da indústria mineral.
Roberto Xavier, diretor executivo da ADIMB, afirma que a programação da missão brasileira foi construída em parceria com o Brazil – Canada Chamber of Commerce (BCCC) de Toronto, tendo o apoio de diversos parceiros institucionais como SGB, MME, ANM, APEX, ABPM, IBRAM e ABIMAQ. A programação busca apresentar o potencial da mineração brasileira em um amplo espectro de commodities minerais, em particular projetos promissores para minerais estratégicos, vitais para a transição energética, assim como as políticas públicas para colocar o país como agente importante neste cenário mundial.
“Nosso objetivo é fomentar o Brasil como um dos principais destinos para investimentos em pesquisa mineral e mineração. Mostrar para empresas internacionais e investidores que o arcabouço jurídico brasileiro é atualizado e robusto, e que o regime de licenciamento para empreendimentos que envolvam a pesquisa e extração de bens minerais possui forte ênfase nas melhores práticas ESG”, explica Xavier.
A programação começa dia 2 de março, com um coquetel de boas-vindas e networking inicial, organizado pela ADIMB em parceria com BCCC, com apoio do Consulado Geral do Brasil em Toronto. Na manhã do dia 3 de marco, haverá o Brazil – Canada Mining Brunch no Toronto Stock Exchange & TSX Venture Exchange, organizado pela BCCC.
Este encontro terá o formato de painéis de discussão e contará com a presença de representantes de empresas internacionais do setor mineral e autoridades do governo canadense e brasileiro, havendo a expectativa da participação de aproximadamente 40 pessoas da delegação brasileira. Neste encontro o Brasil terá painel para que representantes governamentais possam apresentar a evolução do setor mineral brasileiro e perspectivas de futuro.
Brasil Pavilion será o ponto de encontro da mineração brasileiro no PDAC
Ainda no dia 3 de março, na parte da tarde, será a inauguração do Brasil Pavilion, no Metro Toronto Convention Centre – Trade Show South, estande 1303. O espaço brasileiro no PDAC reforça a presença do país no evento. O estande de 90 m2 contará com infraestrutura de apoio para contatos comerciais e realização de negócios, incluindo salas de reuniões e materiais informativos de empresas e órgãos governamentais.
Brazilian Mining Day
No dia 4 de março, também no Toronto Stock Exchange & TSX Venture Exchange, haverá o Brazilian Mining Day, evento organizado pela ADIMB e que tem como objetivo a apresentação do cenário econômico e oportunidades de negócios em mineração no Brasil, com cases de grandes empresas mineradoras e juniors companies.
O Brazilian Mining Day deste ano vai trazer painéis e palestras em eixos temáticos voltados para o cenário atual do setor mineral brasileiro, projetos de pesquisa de commodities minerais importantes para o desenvolvimento de tecnologias de energia de baixo carbono, governança regulatória e segurança jurídica. Além disso, haverá um painel sobre investimentos de fundos de capital para minerais estratégicos no Brasil, com representantes da Bolsa Canadense, da B3, BNDES, Genial Investimentos e Invest Minas.
No dia 5 de março haverá o Brazil-Canada Capital Mining Leadership Luncheon, evento promovido pela BCCC com painéis sobre mercado de capitais e financiamento de projetos em mineração, ESG e minerais críticos.
Confira a programação
Confira a programação
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da WP Comunicação LTDA
Leia também
-
Agência Minera Brasil No que avançamos? Uma reflexão sobre o I Invest Mining Summit e o IX Encontro de Executivos de Mineração
29 de outubro de 2024Entre os dias 7 e 8 de outubro, São Paulo foi palco de dois importantes eventos para o setor de mineração no Brasil: o I Invest Mining Summit, realizado na sede da B3, e o IX Encontro de Executivos
Saiba Mais -
Agência Minera Brasil IBRAM INGRESSA NO STF CONTRA CIDADES QUE DESAFIAM JUSTIÇA BRASILEIRA EM LITÍGIOS NO EXTERIOR
13 de junho de 2024O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) anunciou que entrou com o pedido de medida cautelar junto ao Supremo Tribunal Federal...
Saiba Mais -
Agência Minera Brasil MINA DE COBRE NO PARÁ RECEBE LICENÇA DE OPERAÇÃO
13 de junho de 2024Projeto Tucumã da Ero Copper deve iniciar o ramp-up no início do terceiro trimestre deste ano...
Saiba Mais