Releases Geral
Crime de bullying é inserido no Código Penal
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 2 de fevereiro de 2024
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
(DINO – 02 fev, 2024) –
No dia 15 de janeiro, foi sancionada a lei 14.811/2024, que insere os crimes de bullying e cyberbullying no Código Penal brasileiro e transforma em ‘hediondos’ alguns outros crimes já previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve origem no Projeto de Lei (PL) 4224/2021 feito pelo deputado Osmar Terra (MDB-RS).
O relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça do Senado foi o senador Doutor Hiran (PP-RR) e, na Comissão de Segurança Pública, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF). O senado aprovou o projeto em dezembro do ano passado.
Além de incluir o bullying e cyberbullying no Código Penal, a lei transforma em crimes hediondos o sequestro de menores de idade, a indução à automutilação ou ao suicídio e o tráfico de crianças e adolescentes. Os crimes hediondos são aqueles que não permitem pagamento de fiança, perdão de pena ou liberdade provisória.
Nilton Serson, advogado e ativista das agendas inclusivas, considera a sanção da lei 14.811/2024 ‘um avanço significativo na legislação’. Segundo ele, incluir o bullying e o cyberbullying no Código Penal significa reconhecer a gravidade desses crimes e oferecer mais proteção e acesso à justiça às vítimas.
‘Esta medida também serve como um forte dissuasivo, enviando uma mensagem clara de que tais atos não são apenas inaceitáveis, mas também puníveis por lei’, completa o advogado.
A recente lei define ‘bullying’ como o ato de ‘intimidar sistematicamente, individualmente ou em grupo, mediante violência física ou psicológica, uma ou mais pessoas, de modo intencional e repetitivo, sem motivação evidente, por meio de atos de intimidação, de humilhação ou de discriminação ou de ações verbais, morais, sexuais, sociais, psicológicas, físicas, materiais ou virtuais’.
O texto da lei esclarece que, se esse ato for praticado por meio ‘da rede de computadores, de rede social, de jogos on-line ou por qualquer outro meio ou ambiente digital’, será tipificado como cyberbullying.
Então, apesar de a lei estar focada no combate à violência ‘nos estabelecimentos educacionais ou similares’, a qualificação em crime previsto no Código Penal não se limita ao ambiente escolar. ‘Esta lei também tem o potencial de transformar significativamente o ambiente corporativo. Ao classificar bullying e cyberbullying como delitos penais, as empresas serão compelidas a adotar políticas mais rígidas e eficazes de prevenção e combate a essas práticas’, explica Serson.
A lei prevê a pena de multa, se a conduta não constituir crime mais grave, para o bullying, e reclusão de dois a quatro anos e multa, nas mesmas condições, para o cyberbullying. Além disso, a lei prevê o amplo alcance de políticas públicas de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente, além de ampla divulgação do conteúdo da lei.
‘É fundamental que haja uma conscientização tanto do público quanto das instituições encarregadas de fazer cumprir a lei, para garantir que as vítimas se sintam apoiadas ao relatar esses crimes. Além disso, deve haver um esforço contínuo para educar as pessoas sobre o que constitui bullying e cyberbullying, e sobre a importância de um ambiente respeitoso e inclusivo, seja on-line ou off-line’, conclui Serson.
Para saber mais, basta acessar http://niltonserson.com/
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Após recuperação, Ifix se mantém acima dos 3100 pontos
2 de agosto de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS (DINO – 02 ago, 2023) – Os FIIs (Fundo de Investimento Imobiliário) são um tipo de investimento para aqueles que desejam investir no mercado
Saiba Mais -
Releases Geral Plástica nas mamas são realizadas com diferentes técnicas
24 de novembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS Porto Velho, Rondônia–(DINO – 24 nov, 2023) – O avanço da tecnologia é uma realidade em diversos setores, e no campo da cirurgia plástica não é
Saiba Mais -
Releases Geral Camposol Holding PLCs Invitation to the Fourth Quarter 2023 Financial Results Presentation
14 de março de 2024Camposol Holding PLC will announce its financial results of the fourth quarter of 2023 on Tuesday, April 2, 2024, at 9:00 am Peru Time. <p align="ju
Saiba Mais