Agência Minera Brasil

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 30 de janeiro de 2024
Missão empresarial promovida pela Apex para Vietnã, Tailândia e Camboja buscar aumentar a exportação de empresas brasileiras em diversos segmentos, tais como calçadista, farmacêutico, têxtil, agrícola, pecuário, abastecimento, insumos e serviços.
Se Vietnã, Tailândia ou Camboja são mercados interessantes para os seus produtos, essa iniciativa pode ser para a sua empresa. Entre os dias 19 e 27 de março, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizará uma missão comercial para esses países, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
A ação está aberta para empresas de diversos setores que tenham potencial de abertura ou ampliação de exportações em diversos segmentos, tais como calçadista, farmacêutico, têxtil, agrícola, pecuário, abastecimento, insumos, serviços e outros.
Exportações em alta
As oportunidades nos mercados asiáticos têm sido crescentes, tendo em vista o bom desempenho econômico da região, acima da média global. Segundo dados da Economist Intelligence Unit, o PIB de Tailândia, Vietnã e Camboja devem expandir rapidamente até 2028, a uma média anual de 3,5%, 6% e 6,5%, respectivamente. As importações devem seguir essa tendência, e o exportador brasileiro deve estar pronto para suprir essa demanda.
Em 2023, as exportações brasileiras destinadas à ASEAN, bloco que engloba os três países selecionados para a missão, superaram as vendas para o Mercosul. Entre 2019 e 2023, o valor exportado para Vietnã, Tailândia e Camboja aumentou mais de 90%, chegando a US$ 7,1 bilhões.
Só as exportações brasileiras para o Vietnã chegaram a US$ 3,7 bilhões. O país, que era o 26º principal destino de exportação em 2022, entrou para o top 20, na 18ª posição. Produtos agropecuários são destaque na pauta, como milho, soja e farelo de soja, algodão e carnes, mas há oportunidades para diferentes setores.
Já as exportações para a Tailândia chegaram a US$ 3,3 bilhões em 2023, o 23º principal destino brasileiro. Os principais produtos vendidos para o país são soja e farelo de soja, couros e açúcar. Em estudo prospectivo da Inteligência de Mercado da ApexBrasil, também foram identificadas oportunidades em setores de alimentos e bebidas, como feijões, sucos, açaí, queijos, mel e cachaça.
As exportações para o Camboja corresponderam a US$ 36,7 milhões em 2023, após um forte crescimento de 17% em relação ao ano anterior. Diferente da pauta destinada aos vizinhos, fortemente concentradas em grãos, as exportações para o Camboja são compostas sobretudo de carnes de aves (37%), cobre (14%), madeiras (19%).
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