Releases Geral
As ‘vítimas esquecidas’ do regime nazista
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 24 de janeiro de 2024
No dia 27 de janeiro, muitas pessoas ao redor do mundo irão celebrar o Dia Internacional da Memória do Holocausto. Essa data foi escolhida porque marca o aniversário da libertação de Auschwitz – o maior campo de concentração e extermínio nazista, ocorrido há 79 anos.
A instituição desse dia visa educar e conscientizar o público sobre o Holocausto e homenagear oficialmente todas as vítimas do regime nazista. Entre essas estão 6 milhões de judeus e milhões de polacos, eslavos, ciganos, homossexuais e pessoas com deficiência.
Além desses, outro grupo perseguido foi as Testemunhas de Jeová. O professor Detlef Garbe, ex-diretor do Memorial do Campo de Concentração de Neuengamme, disse: As Testemunhas de Jeová, que foram submetidas à perseguição implacável no Terceiro Reich, estão entre as chamadas vítimas esquecidas do regime nazista. Durante décadas, elas foram ignoradas […] apesar de um número considerável de Testemunhas de Jeová terem sofrido perseguição e morte.
As Testemunhas de Jeová foram perseguidas e oprimidas porque se recusaram a pegar em armas ou concordar com a ideologia de ódio dos nazistas. As Testemunhas de Jeová foram o único grupo cristão sob o domínio do Terceiro Reich a ser identificado com um símbolo de prisioneiro separado: o triângulo roxo. Elas foram perseguidas apenas por causa de suas convicções religiosas, diz Sirlo Santos, porta-voz das Testemunhas de Jeová. Os nazistas ofereceram liberdade se elas renunciassem à sua fé cristã e apoiassem o regime. No entanto, elas foram corajosas e se apegaram aos valores cristãos – lealdade a Deus e amor ao próximo.
Alguns dados sobre a perseguição às Testemunhas de Jeová pelo regime nazista:
– Das cerca de 35 mil Testemunhas de Jeová na parte da Europa ocupada pelos nazistas, em torno de 13.400 foram perseguidas pelo regime;
– Cerca de 11.300 foram presas;
– Umas 4.200 foram enviadas para campos de concentração;
– Mais de 1.250 eram menores de idade;
– Cerca de 600 crianças foram tiradas dos pais à força pelo governo nazista;
– Pelo menos 72 Testemunhas de Jeová foram mortas por eutanásia;
– Ao menos 548 (algumas menores de idade) morreram por execução ou homicídio;
– No total, cerca de 1.600 Testemunhas de Jeová morreram por causa da perseguição;
– Estima-se que 6 mil Testemunhas de Jeová foram detidas em prisões ou campos de concentração durante a época do Holocausto.
Para saber mais sobre as Testemunhas de Jeová, visite o site jw.org. Todo o conteúdo é gratuito e não é necessário se cadastrar.
Porta-voz das Testemunhas de Jeová
Sirlo José Gomes Santos
Contato: sirlo.portavoztj@gmail.com
Leia também
-
Releases Geral Processo panelizado de Steel Frame apresenta vantagens
30 de outubro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo – SP–(DINO – 30 out, 2023) – Atualmente, inúmeras casas em Steel Frame são construídas pelo processo denominado
Saiba Mais -
Releases Geral Plano de saúde não pode recusar clientes
22 de fevereiro de 2024DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo, SP–(DINO – 22 fev, 2024) – A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, recentemente, que o plano de saúde
Saiba Mais -
Releases Geral Brindes corporativos ganham clientes e colaboradores
7 de junho de 2024(DINO - 05 jun, 2024) - No mundo empresarial dinâmico de hoje, é crucial criar laços significativos entre clientes, funcionários e suas organizaç
Saiba Mais