NAvegue pelos canais

Releases Geral

Crescimento da prática de BPO demonstra tendência do setor

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 24 de janeiro de 2024

DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

(DINO – 24 jan, 2024) –
A terceirização, em diferentes segmentos de mercado e serviços, se tornou uma tendência em ascensão nos últimos anos. É o que indica um panorama, elaborado pela Associac?a?o Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa), que destaca que, nos últimos 11 anos, houve um crescimento de 149% na área de empregos desse setor. A pesquisa ainda indica que o número de estabelecimentos também aumentou em 55% no mesmo período.

O crescimento da prática, que é conhecida como Business Process Outsourcing (BPO) ou “Terceirização de Processos de Negócios’, reflete uma tendência significativa no mundo corporativo e pode evidenciar também a aceitação do BPO como uma estratégia de negócios. De acordo com a Abrapsa, com esse tipo de fluxo aplicado à área de gestão corporativa, os padrões, métricas, indicadores e reuniões periódicas são ferramentas que podem medir o desempenho organizacional e, ainda, contribuir para a excelência operacional de uma empresa.

Para Cesar Alcácio, CEO da 3P Brasil, empresa especializada em projetos de BPO e soluções integradas de atendimento e facilities, o aumento pode ser atribuído a vários fatores. “Aqui se incluem a necessidade das empresas de se concentrarem em suas competências essenciais, a busca por eficiência operacional e redução de custos, bem como a evolução tecnológica que facilitou a terceirização”, pontua. 

O especialista ainda aponta que, no panorama corporativo atual, o BPO permite que as empresas acessem algumas ferramentas de gestão sem o ônus de desenvolvê-las internamente. “As principais estratégias incluem a escolha de parceiros que se alinham com a cultura e objetivos da empresa. Ferramentas como automação, inteligência artificial e análise de dados também são essenciais no BPO moderno, permitindo processos mais eficientes e insights para tomada de decisões”, explica o CEO da 3P. 

Quanto aos obstáculos para aplicação desse tipo de abordagem em empresas, César destaca que entre os desafios estão a gestão da qualidade do serviço, segurança de dados e integração de processos. “Além disso, a sustentabilidade e as práticas éticas estão se tornando cada vez mais importantes no BPO, à medida que as empresas e consumidores se tornam mais conscientes do impacto ambiental e social de suas operações”. 

3P foca em projetos para administração pública

Um dos principais focos da 3P é a realização de projetos de terceirização de processos para administração pública. De acordo com Portal de Compras do Governo Federal, os principais benefícios da adoção do BPO nesse cenário são o aumento da eficiência, por conta do envolvimento do prestador na atividade-fim, assim como a especialização de pessoal próprio em atividades específicas e a ampliação da qualidade na prestação dos serviços. 

As centrais de atendimento ao cidadão, por exemplo, podem ofertar, em um mesmo local, diversos produtos e serviços provenientes dos mais variados órgãos. Desde 2006, a 3P realiza o projeto e abertura de postos de atendimento em diversas regiões do Brasil. Atualmente, são 48 unidades espalhadas pelo país. Hoje, com o Prox, a empresa passou a atuar com mais força no setor de atendimento digital ao cidadão.  

O conceito de possuir várias frentes de atendimento, conhecido como omnicanal, pode oferecer uma experiência unificada ao consumidor. De acordo com análises da Zendesk, somente 18% dos consumidores estão satisfeitos com o número de canais oferecidos pelas empresas para atendimento. Para o CEO da 3P, essa otimização das operações torna o suporte mais rápido e preciso. 

“É importante a modernização por meio da adoção de soluções inovadoras no relacionamento entre o cidadão e o governo. Todo cidadão, ao recorrer a qualquer serviço, sempre exigirá um atendimento rápido, eficaz e que corresponda às suas necessidades”, enfatiza César.

Para saber mais sobre os projetos da 3P Brasil, basta acessar: https://www.3pbrasil.com.br/

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe