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CGTN: Como um plano de 20 anos permitiu a Fuzhou avançar no crescimento econômico

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 22 de janeiro de 2024

PR NEWSWIRE

PEQUIM, 22 de janeiro de 2024 /PRNewswire/ — O Porto de Fuzhou, na costa sudeste da China, se tornou um dos portos centrais mais importantes para transporte de contêineres, estando relacionado entre os 20 principais portos do mundo em movimentação de carga em 2022.

O agitado porto diz muito sobre o sucesso de Fuzhou, capital da província de Fujian, no sudeste da China, quanto ao desenvolvimento de sua economia marinha.

Conhecida como “Fuzhou no Mar”, a abordagem direcionada ao futuro para buscar o desenvolvimento econômico a partir do mar é uma parte importante de um plano de desenvolvimento a longo prazo iniciado pelo presidente chinês, Xi Jinping.

Xi, então chefe do Partido em Fuzhou, foi responsável por traçar a visão estratégica de desenvolvimento econômico e social da cidade para 20 anos, ao planejar metas, etapas, disposição e prioridades de seu desenvolvimento em 3, 8 e 20 anos, conhecido como Estratégia ‘3820’.

“O desenvolvimento de uma cidade não deve considerar apenas as metas de desenvolvimento a médio e longo prazo de 10 e 20 anos, mas também considerar as metas de desenvolvimento a longo prazo de 30, 50 anos ou mesmo centenas de anos”, apontou uma vez Xi.

Um plano para o futuro

Há mais de 30 anos, Fuzhou, cercada por montanhas e rios, tinha uma fraca base industrial, baixas receitas fiscais e transporte deficiente.

Como encontrar uma saída para o desenvolvimento da cidade sempre esteve na mente de Xi quando assumiu a função de secretário do partido em abril de 1990.

Ele passou mais da metade dos dois anos seguintes conduzindo pesquisas de campo a nível de base, antes de sentir e aproveitar a oportunidade do último apelo da China à reforma e abertura durante a “viagem ao sul” de Deng Xiaoping no início de 1992.

Sob a liderança de Xi, mais de 1.600 locais de trabalho realizaram pesquisas e fizeram reuniões para coletar opiniões sobre temas como agricultura e indústria. Mais de 25.000 opiniões públicas foram recebidas em meio mês.

Após dezenas de revisões, o plano do projeto foi adotado em novembro de 1992.

Conforme o plano, a cidade trabalharia para trazer a economia ao próximo nível até 1995, com os principais indicadores sendo o dobro dos níveis de 1990.

Até 2000, a cidade iria se esforçar por fazer com que seus principais indicadores, como níveis ‘per capita’ urbanos e rurais, alcançassem o nível de desenvolvimento de cidades nacionais avançadas. Assim, Fuzhou chegaria ou estaria próximo do nível de desenvolvimento médio das regiões ou países desenvolvidos moderadamente da Ásia por volta de 2010.

“Dividido em três fases em termos de indicadores, ou seja, comparação conosco, comparação com cidades vizinhas e comparação com cidades de mesmo nível de desenvolvimento no mundo, este plano é bastante científico e sistemático”, disse Yan Zheng, então Vice-Presidente da Academia de Ciências Sociais de Fujian, ao China Media Group.

Aproveitando seus pontos fortes

Xi expôs o plano com uma visão de futuro e promoveu a construção do “Círculo Econômico do Triângulo Dourado no Estuário de Minjiang” e “Fuzhou no Mar” como componentes importantes do projeto estratégico ‘3820’.

“Como podemos gerenciar o mar quando a terra ainda não está bem desenvolvida?” Dúvidas surgiram naquele momento. Xi propôs “atribuir a mesma importância às áreas marítimas como às terras cultivadas, bem como igualar o desenvolvimento marinho à produção de alimentos, a fim de estender os tentáculos da aceleração do desenvolvimento econômico da terra ao mar.”

Na sequência, Fuzhou lançou uma estratégia de desenvolvimento abrangente e integral, com foco nas principais zonas costeiras e áreas marítimas.

Houve o crescimento de setores como de transporte marítimo e portuários, e foram intensamente encorajados setores emergentes, como a biomedicina marinha e a fabricação de equipamentos de alta qualidade para energia eólica em alto mar,

“Xi nos ajudou a analisar as vantagens de Fuzhou“, disse Zhao Ruqi, então Diretor da Agência de Pesquisa Política do Comitê Municipal do Partido de Fuzhou, ao CMG, acrescentando que a saída era buscar o desenvolvimento a partir do mar.

De 1992 a 1995, o PIB de Fuzhou cresceu a uma taxa média anual de 26,6%, sendo que a primeira meta do projeto estratégico foi finalizada em três anos.

Seguindo o plano para o futuro, Fuzhou atingiu as metas de oito anos e as metas de 20 anos dentro do cronograma.

Agora Fuzhou se tornou uma cidade costeira com uma das economias marinhas mais ativas da China. Em 2022, o valor total da produção marinha de Fuzhou superou 330 bilhões de yuans (cerca de US$ 46 bilhões de dólares).

Han Qingxiang, Professor da Escola do Partido do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que o significado da estratégia ‘3820’ vai muito além da cidade.

“Da visão estratégica de 20 anos de Fuzhou às metas da China para 2035, e de ‘Fuzhou no Mar’ à ‘transformação da China em um país marítimo forte’, estamos constantemente implementando e explorando em linha com as ideias de planejamento a longo prazo, governação científica e desenvolvimento coordenado proposto pelo projeto estratégico ‘3820’”, disse Han.

https://news.cgtn.com/news/2024-01-21/How-a-20-year-plan-enabled-Fuzhou-to-leap-ahead-in-economic-growth-1qxFokstyHS/p.html

 

 

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cgtn-como-um-plano-de-20-anos-permitiu-a-fuzhou-avancar-no-crescimento-economico-302040854.html

FONTE CGTN

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