Releases Geral
Redes sociais impactam logística do mercado de varejo
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 2 de janeiro de 2024
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
Rio de Janeiro–(DINO – 02 jan, 2024) –
Com o poder que um influenciador digital tem hoje de viralizar um produto, independentemente da estratégia comercial da empresa, surge a necessidade de as marcas revisarem seus processos dentro da cadeia de suprimentos. O setor de supply chain precisa estar preparado para atender a picos de demanda imprevistos de modo a não perder vendas nem onerar estoques.
Segundo pesquisa realizada pela AII INN em parceria com a Opinion Box, 88% dos consumidores têm o hábito de fazerem compras online, destes, 30% compram mensalmente e 21% semanalmente. Atualmente, 65% dos consumidores compram pelo Instagram, tornando o site a principal rede social de compras.
Diante desse cenário, Camila Affonso, sócia na Massimo Consulting e especialista no segmento de varejo, aponta importantes estratégias que as empresas precisam adotar para evitar risco de ruptura da cadeia de suprimentos e, consequentemente, atrasos no atendimento da demanda e insatisfação dos clientes.
Antecipação de Demanda
O supply chain necessita de maior agilidade e responsividade. Nesse sentido, a antecipação de demanda precisa ser feita através de soluções de planejamento integrado de negócios que envolvem Inteligência Artificial e Machine Learning. O monitoramento precisa ser baseado em dados de redes sociais, em tempo real, através de KPIs de menções e engajamento de todas as mídias de forma síncrona.
Automatização dos Centros de Distribuição
As empresas precisam implementar processos mais automatizados dentro do centro de distribuição para aumentar a agilidade de cumprimento da demanda. Dentre as possibilidades, está a adesão de robôs e máquinas de separação, capazes de lidar com uma gama extensa de produtos e tipos de remessas com o mínimo de erro possível. Outra tendência para o segmento de varejo é o de RFID (Identificação por Radiofrequência) para integração de estoque das vendas físicas e online no varejo omnichannel.
Estoques de segurança
O correto dimensionamento do estoque de segurança é fundamental para que a marca consiga atender a um pico de demanda inesperado – uma viralização de um influencer, por exemplo – sem onerar demais o custo. Para isso, é necessário realizar análises de mercado precisas, considerando ainda as regiões atendidas por cada centro de distribuição.
Atualmente, as empresas não podem considerar monitorar apenas um único público-alvo, mas é preciso estar atento a diversos grupos e nichos, assim como todas as redes sociais. O universo de influenciadores digitais tem movimentado o varejo de forma suntuosa e o poder de engajamento que eles geram, muitas vezes, é surpreendentemente maior do que muitas campanhas de marketing de grandes marcas. Por isso, Integração de vendas, Automação, Modelagens Matemáticas com base em Machine Learning são palavras de ordem no mercado contemporâneo.
Website: https://www.linkedin.com/company/leggiogroup/?viewAsMember=true
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Produção consciente ganha espaço no mercado
7 de novembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo–(DINO – 07 nov, 2023) – A busca por produtos de beleza eficazes e éticos tem moldado a indústria cosmética, isso porque
Saiba Mais -
Releases Geral Spraying Systems Co. inaugura nova unidade
19 de dezembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS (DINO – 19 dez, 2023) – A Spraying Systems Co. inaugurou oficialmente, no dia 6 de dezembro, sua nova unidade fabril para América do Sul. O evento foi marcado
Saiba Mais -
Releases Geral NextWave: app ajuda a criar ideias de vídeos curtos e virais
19 de junho de 2024Belo Horizonte--(DINO - 17 jun, 2024) - Se uma imagem vale mais que mil palavras, o que dizer de um vídeo? Bem, a resposta para isso talvez esteja entre os mais de 98 mil
Saiba Mais