NAvegue pelos canais

PR Newswire Economia

Consulta Pública avalia atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2) no SUS

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 22 de dezembro de 2023

PR NEWSWIRE

Uma nova opção de tratamento, disponibilizada gratuitamente, pode significar uma melhor adesão e evitar complicações

SÃO PAULO, 21 de dezembro de 2023 /PRNewswire/ — AstraZeneca Brasil – Não saber que tem uma doença que, sem controle e tratamento adequado, pode levar a complicações graves como cegueira, perda de sensibilidade nas pernas e pés, perda da função dos rins e doenças cardiovasculares¹. Essa é a realidade da metade das pessoas em todo o mundo, entre 20 e 79 anos, que possuem diabetes e que ainda não foram diagnosticadas². O Brasil é o sexto país no mundo com maior número de pessoas com essa doença, com 15,7 milhões de pacientes em 2021². Desse total, cerca de 90% têm diabetes mellitus tipo 2 (DM2)¹, uma condição cuja progressão é lenta e que geralmente se manifesta a partir dos 40 anos, como consequência de uma combinação de fatores genéticos e de estilo de vida³.

Nesse cenário em que o diabetes é uma das emergências globais de saúde que mais cresce no século 21, a Conitec – Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias – no Sistema Único de Saúde (SUS) está avaliando a ampliação do acesso de medicamento de tratamento para pacientes com DM2, com mais de 40 anos com doença cardiovascular ou que tenham alto risco de desenvolver. A Consulta Pública de nº 54 para avaliação da atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do DM2 ficará aberta até 09 de janeiro e qualquer cidadão pode contribuir com a sua opinião.

Estudos apontam que o DM2 aumenta de 2 a 4 vezes o risco desses pacientes apresentarem algum evento cardiovascular, comparado às pessoas que não têm diabetes?. Além disso, 48% das hospitalizações no Brasil em pacientes com a condição são devido às complicações cardiovasculares, sendo que cerca de 50% dessas hospitalizações ocorrem em pessoas com menos de 65 anos?. Ter uma opção de intensificação de tratamento, disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pode significar uma melhor adesão para o paciente e evitar complicações futuras.

Toda a sociedade pode participar de uma Consulta Pública. Para contribuir, basta seguir os seguintes passos:

  1. Realize seu cadastro ou faça o login na plataforma e acesse o link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sectics-n-54-2023-pcdt-de-diabete-melito-tipo-2. Lembre-se, seu usuário no gov.br é o mesmo utilizado para o Imposto de Renda ou Passaporte da Vacina;
  2. Retorne à página da Consulta Pública nº 54;
  3. Preencha o questionário com sua opinião;
  4. Clique em enviar.

Referências:

  1. Ministério da Saúde. Diabetes. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/diabetes/. Acessado 18 de maio de 2023
  2. International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas. 10th ed. 2021.. Disponível em: https://diabetesatlas.org/ . Acesso em 10 de maio de 2023.
  3. Secretaria de Saúde do Estado do Paraná. Diabetes mellitus. Disponível em https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Diabetes-diabetes-mellitus . Acesso em 29 de maio de 2023.
  4. Gregg EW et al. n Eng J Med 2014;370:1514-23. 
  5. Bahia LR et al. Diabetology & Metabolic Syndrome 2019;11:54.

**Material destinado à imprensa. Aprovado em maio de 2023. BR-24147**

FONTE AstraZeneca Brasil

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe