Releases Geral
Cosméticos lideram mercado de vendas diretas no Brasil
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 19 de dezembro de 2023
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
(DINO – 19 dez, 2023) –
O setor de cosméticos e cuidados pessoais domina 42,7% das vendas diretas (feitas por meio de empreendedores ou distribuidores independentes) no Brasil. É o que revela uma pesquisa de campo feita pela empresa CVA Solutions e divulgada pela ABEVD (Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas).
Outro dado chamativo diz respeito ao perfil dos profissionais que atuam nesse modelo de negócios: 60% são mulheres e 79,5% têm de 18 a 40 anos, segundo a ABEVD.
Esse é um dos motivos que podem explicar o fato de os cosméticos estarem em primeiro lugar no ranking, avalia Wanderley Pereira de Melo, empreendedor e distribuidor independente no mercado de vendas diretas.
“Muitas mulheres se identificam com os produtos de uso contínuo, que trazem também uma grande oportunidade de penetração em outros segmentos”, afirma o especialista. Perfumes, esmaltes, maquiagens e hidratantes são alguns dos itens comercializados nessa área.
Os setores de roupas e acessórios (18%) e saúde e nutrição (10%) ocupam o segundo e terceiro lugar do ranking, respectivamente. A ABEVD cita ainda o dado de que as vendas diretas no Brasil tiveram faturamento de aproximadamente US$ 7,6 milhões (cerca de R$ 37 milhões, na cotação atual) em 2022. O valor coloca o país na sétima posição do mundo entre os maiores mercados.
Na análise de Melo, esse modelo de negócios tem grande potencial de crescimento e é vantajoso para pessoas de diferentes perfis. “O mais interessante são os altos ganhos que a venda direta proporciona. Outra vantagem é que você pode personalizar o seu atendimento e, o mais importante de tudo, o atendimento presencial, o corpo a corpo. Você consegue atender, de prontidão, o cliente e entregar o produto em mãos.”
Os benefícios incluem também flexibilidade de horário, redução de custos operacionais e facilidade para fidelizar clientes. No entanto, apesar da modalidade de negócio estar presente no mercado brasileiro desde o final da década de 1970, Melo acredita que ela ainda está “só começando” e tem muito a se desenvolver.
Desafios para o mercado de vendas diretas
Um dos desafios enfrentados está na capacitação. Segundo o especialista, muitos entram na área sem se preparar devidamente. É comum que as pessoas recusem os treinamentos que a maioria das empresas oferecem aos empreendedores e distribuidores independentes.
Existe, inclusive, uma visão de que as vendas diretas seriam apenas um “bico”, ou seja, um modelo de negócio menor e temporário. A força do mercado no Brasil e em outros países mostra o contrário, explica Melo.
“Na verdade, muitos lares no mundo todo têm 100% de suas contas pagas por meio desse trabalho. É uma área com oportunidades gigantes e muitas chances de sucesso. Vendas diretas, para mim, são a melhor opção de realização de sonhos”, conclui.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Azerion completes refinancing of outstanding senior secured bonds maturing in April 2024
31 de outubro de 2023Azerion Group NV NOT FOR DISTRIBUTION TO ANY PERSON LOCATED OR RESIDENT IN THE UNITED STATES OF AMERICA OR TO ANY U.S. PERSON (AS DEFINED IN REGULATION S UNDER THE U.S. SECURITIES ACT OF 1933, AS
Saiba Mais -
Releases Geral Qualiconsig busca padrões no ambiente de trabalho positivo
8 de dezembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo –(DINO – 08 dez, 2023) – O Grupo Qualiconsig, com foco nos empréstimos consignados, adota uma abordagem voltada para a melhoria do
Saiba Mais -
Releases Geral International Barcode of Life will change the world
30 de janeiro de 2024University of Guelph Guelph, Ontario, Canada, Jan. 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Dr. Paul Hebert, the University of Guelph evolutionary biologist who pioneered the field of DNA barcoding, has won
Saiba Mais