Releases Geral
IEG: 47% dos CSCs do país fazem uso de chatbots
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 19 de dezembro de 2023
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
(DINO – 19 dez, 2023) –
A utilização de chatbots vem crescendo no mercado de Serviços Compartilhados. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo IEG (Instituto de Engenharia de Gestão), quase metade (47%) dos CSCs (Centros de Serviços Compartilhados) do país já usam essa tecnologia, principalmente nas áreas de RH (Recursos Humanos) e TI (Tecnologia da Informação), onde a adesão é de 57% e 38%, respectivamente.
Em seguida, vem as áreas de Contas a pagar (33%), Outros (33%), Suprimentos (32%), Cadastro (27%), Lançamento de NFs (24%), Contas a receber (22%), Contabilidade (21%), Fiscal (21%), Tesouraria (19%), Facilities (14%) e Jurídico (14%). A sondagem foi realizada por meio da MIA (Market Intelligence Application Shared Services), plataforma de dados sobre CSC da empresa.
Segundo a análise, um dos motivos pelos quais esses departamentos são os que contam com a maior presença de chatbot é a grande quantidade de informações e solicitações que são demandadas pelos clientes internos.
Em linhas gerais, chatbots são programas que simulam conversas humanas e podem ser usados em diversas plataformas de mensagens ou websites. As ferramentas podem ser simples, baseadas em regras pré-definidas, ou ainda mais complexas, com o apoio da IA (Inteligência Artificial) para interpretar e responder às solicitações do usuário.
Para se ter ideia, o mercado global de chatbot em 2022 foi estimado em US$ 5,1 bilhões (R$ 24,99 bilhões), conforme projeções do Grand View Research divulgadas pelo IEG. De acordo com a publicação, o setor tem boas perspectivas de crescimento nos próximos anos, sobretudo por conta dos chatbots que prestam atendimento aos clientes.
Aliás, o Brasil está entre os cinco países que mais utilizam a tecnologia, atrás somente dos Estados Unidos, Índia, Alemanha e Reino Unido, segundo um diagnóstico da Tidio, também divulgado pelo IEG. O levantamento foi realizado com 774 empreendedores de negócios on-line e 767 clientes de diversos continentes.
Para Lara Pessanha, sócia e responsável pela Área de Inteligência de Mercado do IEG, os resultados da pesquisa da MIA, que indicam que aproximadamente 50% dos CSCs brasileiros utilizam chatbot, mostram um cenário positivo, sinalizando que a utilização dessa ferramenta é uma tendência nos CSCs brasileiros.
‘Essa crescente pode ser explicada, em grande parte, pela capacidade de redução de custos que os bots conseguem gerar’, avalia Pessanha.
Além disso, para a sócia do IEG, vale destacar que esses são apenas os ganhos diretos: ‘Também é preciso ter em mente o potencial ganho de capital humano proveniente dos colaboradores que desempenhavam a função do chatbot, podendo tanto agregar no desenvolvimento e aprimoramento dessa tecnologia quanto em outras áreas em que venham atuar’, articula.
Para mais informações, basta acessar: https://ieg.com.br/
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Bancos investirão R$ 45 bi em Tecnologia em 2023
25 de agosto de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo –(DINO – 25 ago, 2023) – Uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estima que as
Saiba Mais -
Releases Geral Especialista indica cuidados ao realizar harmonização facial
16 de novembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo, SP.–(DINO – 16 nov, 2023) – O Brasil é um dos países que mais realiza procedimentos estéticos, sejam cirúrgicos
Saiba Mais -
Releases Geral Terrorism: Med-Or report, jihadism silent but not dead
9 de outubro de 2023Med-Or ROME, Oct. 09, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — The jihadist threat may be silent, but that does not mean it is dead. This is what emerges from the Special Report issued by the Med-Or Foundation,
Saiba Mais