Releases Geral
Em 2022, 75% das empresas não bateram metas de marketing
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 14 de dezembro de 2023
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
Belo Horizonte (MG)–(DINO – 14 dez, 2023) –
O marketing, sobretudo o marketing digital, tem se transformado, cada vez mais, em uma ferramenta estratégica irresistível para as empresas. Este boom, no entanto, suscita uma reflexão: será que o aumento da demanda tem trazido os resultados desejados aos investidores?
A resposta é negativa, segundo o relatório Panorama do Marketing 2023, realizado pela RD Station com mais de 1.600 profissionais do setor no país, especialmente na Região Sudeste (54%). Segundo a pesquisa, 75% das empresas brasileiras não bateram suas metas de marketing no último ano. Um dos fatores apontados para esse baixo índice é a falta de alinhamento entre os setores de marketing e vendas, que acontece em apenas 33% das corporações. Além disso, 44% dos entrevistados não acompanham os motivos de perdas das oportunidades.
“A despeito do grande investimento que empresas e empreendedores têm feito em marketing, poucos produzem conteúdos que realmente agreguem valor à marca, que aumentem a percepção do cliente e geram impacto positivo real”, analisa Isabela Lapa, diretora da Lapa MKT, empresa de consultoria e gestão estratégica em marketing, com foco em capacitação para negócios para segmentos diversos, como saúde, arquitetura, direito, gastronomia, turismo e cultura.
Embora o relatório da RD Station demostra que 57% das empresas contam com suporte externo para suas ações de marketing, muitas delas adotam, de forma equivocada, a abordagem “data-driven”, reproduzindo modelos genéricos que ignoram as necessidades específicas de cada negócio. “Muitos se esquecem de um dos princípios básicos da gestão de marca: o que é o negócio, com quem ele fala e como ele se diferencia dentro do mercado em que está inserido. São informações essenciais para criar um plano de conteúdo eficiente e personalizado, capaz de garantir uma presença digital assertiva e de conduzir a audiência no caminho entre engajamento e compra”, define Isabela.
Outra armadilha muito comum, que se reflete em resultados aquém dos esperados, é o enfoque exclusivo nas métricas ilusórias das redes sociais, como número de seguidores e o engajamento medido por likes e compartilhamentos. “Isso, na verdade, tira a atenção dos lugares certos: fortalecimento da marca, relação com o cliente, meta de vendas e taxa de recompra”, contrasta Isabela Lapa. Valorizar demais esse tipo de indicador ainda aumenta o risco de frustração, fazendo com que excelentes profissionais tenham medo de se comunicar e se expor.
Com MBA em Marketing pela USP, a profissional traz a metodologia Tríade da Solidez como contraponto a esses equívocos. Por meio dos pilares marca, mercado e cliente, é possível construir conteúdos com intencionalidade, capazes de envolver a audiência e transformar seguidores em clientes, de fato. A metodologia exclusiva, adotada a partir da experiência prática com o marketing, visa analisar de forma individual e profunda as características de cada negócio, com o objetivo de gerar equilíbrio preciso entre o desejo dos responsáveis pela empresa, a expectativa do cliente e o know-how do mercado. Para tanto, são utilizadas ferramentas próprias para a construção de marca e posicionamento; para a identificação do cliente e do seu perfil comportamental; e, por fim, para a realização de pesquisa de mercado.
“As empresas que apostam em marketing precisam saber onde estão, para onde querem caminhar e com quem querem falar. A entrega de valor, capaz de gerar resultados em vendas, está nesse equilíbrio, mas tudo começa com a pergunta: o que eu ofereço no mercado, quais os meus serviços e como posso fazer com que o cliente só queira a minha entrega?”, pondera Isabela Lapa.
Sobre a Lapa MKT
O trabalho da Lapa MKT oferece diversas modalidades de serviços, tanto a empresas e marcas pessoais de médio e grande porte já consolidadas no mercado quanto a empreendedores e profissionais liberais em início de carreira. As consultorias, por exemplo, têm foco em aprimorar estratégias de marketing e posicionamento dos clientes; enquanto o atendimento de gestão estratégica é realizado em equipe e objetiva a coordenação e a execução de ações práticas.
A Lapa MKT ainda desenvolve produtos digitais para empresas e marcas que querem criar e vender cursos ou mentorias em formato digital: o serviço inclui todas as estratégias do produto, a metodologia e o plano de ação para vendas. Por fim, oferece capacitações para a aplicação da Tríade da Solidez, tanto para demandas individuais de cada negócio ou para a formação de colaboradores, por meio de palestras e treinamentos.
Website: http://lapamarketing.com
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Fato Relevante – Renúncia e eleição de membros da diretoria
18 de julho de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo–(DINO – 18 jul, 2023) – São Paulo, 6 de julho de 2023 – ANIMA HOLDING S.A. Companhia de Capital Autorizado – CNPJ/MF
Saiba Mais -
Releases Geral Anac lança campanha para combater uso de peças piratas
20 de setembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo –(DINO – 19 set, 2023) – Combater o uso de peças piratas na manutenção de aeronaves é o propósito da campanha lançada pela Agência
Saiba Mais -
Releases Geral BASF Environmental Catalyst and Metal Solutions (ECMS) signs agreement to acquire Arc Metal AB in Sweden
11 de dezembro de 2023BASF Environmental Catalyst and Metal Solutions LLC Acquisition adds smelting capability to serve spent automotive catalyst customers in Europe, Middle East and Africa Complements ECMS recycling
Saiba Mais