Releases Geral
Texto-base da reforma tributária é aprovado no Senado
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 23 de novembro de 2023
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
(DINO – 23 nov, 2023) –
No dia 8 de novembro, foi aprovado pelo Senado Federal o texto-base da reforma tributária. A proposta de emenda à Constituição (PEC) passou por algumas mudanças e deverá voltar à Câmara para ser novamente votada.
Durante as discussões em plenário, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da PEC, acatou seis novas emendas que ampliaram as exceções à alíquota-padrão do futuro IVA (Imposto sobre Valor Adicionado). Espera-se que a tramitação seja concluída até o final do ano.
“O projeto fiscal em tramitação pretende simplificar a tributação sobre o consumo de produtos e serviços, reduzindo distorções e tornando-a mais transparente para o consumidor”, informa Nilton Serson, advogado especializado em negociação e mercado de capitais.
Caso o novo sistema tributário seja aprovado em definitivo, o país passará a ter um IVA Dual, composto pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), de cunho federal, e pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), gerido por estados e municípios.
Os impostos federais PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) serão substituídos pela CBS. Já o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), arrecadado pelos estados, e o ISS (imposto sobre serviços), arrecadado pelos municípios, darão lugar ao IBS.
Serson avalia que as alterações promovidas pela reforma tributária devem impactar positivamente a produtividade e o crescimento do Brasil. “O setor produtivo já clamava por uma simplificação do sistema tributário, visto que o modelo vigente impõe altos custos aos negócios e, consequentemente, a perda de competitividade”, destaca o especialista.
O advogado ainda ressalta que as discussões sobre a redistribuição da carga tributária entre os diferentes setores econômicos e regiões do país ainda são intensas, refletindo a complexidade e os desafios inerentes a essa reforma.
“Não obstante, a capacidade tributária do contribuinte não deveria ser ignorada: os que têm mais deveriam ter alíquotas diferenciadas dos menos favorecidos. E existem formas de contemplar tais princípios mesmo em um sistema de valor agregado”, enfatiza Serson.
Para saber mais, basta acessar: http://niltonserson.com/ e Fusões e Aquisições apresentam movimentações no Brasil (globo.com)
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Ânima e DNA Capital firmam ajuste de participação societária
16 de fevereiro de 2024DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo, SP–(DINO – 16 fev, 2024) – A anima Holding S.A. (“Ânima Educação”), em atendimento ao disposto na
Saiba Mais -
Releases Geral CTC Infra e Metalvix doam laboratório de informática ao IOB
22 de dezembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS Vitória, Espírito Santo–(DINO – 22 dez, 2023) – A CTC Infra acaba de entregar um laboratório de informática ao IOB (Instituto
Saiba Mais -
Releases Geral Copenhagen Infrastructure Partners acquires majority stake in ABO Energys wind and hydrogen project
17 de dezembro de 2024ST. JOHNS, Newfoundland and Labrador and COPENHAGEN, Denmark, Dec. 17, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Copenhagen Infrastructure Partners (CIP), through its Energy Transition Fu
Saiba Mais