PR Newswire Economia
Associações brasileiras de alimentos e bebidas se unem na campanha #CarrinhoLivre
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 31 de outubro de 2023
PR NEWSWIRE
SÃO PAULO, 31 de outubro de 2023 /PRNewswire/ — Favoráveis à reforma tributária, a ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcóolicas), ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) e Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) lançam, nesta quinta-feira (19), a campanha “#CarrinhoLivre: por uma reforma tributária que respeite a sua liberdade de escolha”. Com o objetivo de ampliar a participação da população na discussão sobre a reforma, destacando a importância de se ter mais informações sobre possíveis impactos no orçamento das famílias, o movimento surge do compromisso das associações com o diálogo e a transparência com governos e a sociedade.
A maior expectativa em torno da reforma tributária no Brasil é de que ela vá atender a um desejo em comum de toda a população: realmente simplificar os impostos. Toda a indústria concorda que o equilíbrio fiscal é necessário para o crescimento sustentável do país, o que inclui a segurança jurídica. No entanto, é importante ter atenção aos detalhes do projeto, porque o impacto de novas medidas poderá afetar várias áreas da vida da população, inclusive sua liberdade de escolha e decisões de compra no supermercado. A #CarrinhoLivre busca a conscientização, ao garantir mais informação para que cada um possa tomar decisões sobre que produtos consumir, sem aumento da carga tributária.
“Apoiamos a reforma tributária sim. Há muito tempo, este é o desejo da população e da classe empresarial. Mas é fundamental que ela preserve a liberdade de escolha dos brasileiros e não aumente a carga tributária sobre alimentos e bebidas. Afinal, este setor já possui uma das cargas mais altas da América Latina. Além disso, um aumento de preços nos carrinhos de supermercado poderia impactar as vendas, e consequentemente, os empregos de milhões de funcionários dos mais diversos setores da cadeia produtiva, como trabalhadores do campo, indústria, restaurantes, lanchonetes e lojas de bairro; além, é claro, do bolso de todos os brasileiros”, afirma Victor Bicca, presidente da ABIR.
Segundo dados da ABIA, as indústrias de alimentos e bebidas processam 58% de toda a produção agropecuária do País e representam o maior setor da indústria de transformação brasileira. É também o maior gerador de empregos, com 1,9 milhão de postos diretos de trabalho, em mais de 38 mil empresas. Se levarmos em conta toda a cadeia, do campo ao varejo, estamos falando de um setor que movimenta 19,5 milhões de empregos no total. Ou seja, é importante ter em consideração que o aumento da tributação para o segmento pode não ser eficaz, podendo também ter efeitos adversos na economia e na arrecadação de impostos, como a redução no valor bruto de produção, a diminuição no valor adicionado à economia (PIB), a redução de postos de trabalho e massa salarial, e a diminuição na arrecadação total de impostos diretos sobre a produção.
A campanha #CarrinhoLivre possui um hub de conteúdo (www.carrinholivre.com) que oferece informações relevantes sobre o tema, explicando de maneira educativa e acessível o impacto da reforma tributária, seja na sua liberdade de escolha, seja no seu bolso. O site será alimentado constantemente com artigos de especialistas das mais diversas áreas, como economia; direito tributário e nutrição, trazendo visibilidade sobre as implicações de um aumento da taxação do setor. Além disso, o hub apresenta uma petição popular com o intuito de dar voz, unir e fortalecer a sociedade brasileira para que possa manifestar sua vontade individual.
Sobre a campanha #CarrinhoLivre
Carrinho Livre é uma campanha liderada pelas principais indústrias de alimentos e bebidas do Brasil: ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcóolicas), ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) e Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas). Seu objetivo é conscientizar a sociedade brasileira sobre a reforma tributária e amplificar o debate sobre o tema.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2261379/1.jpg
FONTE CarrinhoLivre
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Economia Adesão por assinaturas da Object First disparam 600% ano a ano no segundo trimestre de 2024
20 de agosto de 2024A Object First, fornecedora do Ootbi (Out-of-the-Box-Immutability), o dispositivo de armazenamento de backup à prova de ransomware desenvolvido especificamente para a Veeam, anunc
Saiba Mais -
PR Newswire Economia FIBRA Prologis declara distribuição trimestral
21 de outubro de 2022PR NEWSWIRE FIBRA Prologis declara distribuição trimestral PR Newswire CIDADE DO MÉXICO, 21 de outubro de 2022 CIDADE DO MÉXICO, 21 de outubro de 2022 /PRNewswire/ — A FIBRA Prologis
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Já ouviu falar em Oryza Sativa? Conheça o ingrediente que é mais eficaz do que a vitamina C e saiba como incluí-lo no seu skincare
8 de agosto de 2023PR NEWSWIRE SÃO PAULO, 8 de agosto de 2023 /PRNewswire/ — Com a sua alta propriedade antioxidante, essencial no combate ao envelhecimento precoce, a vitamina C se tornou indispensável na
Saiba Mais