Releases Geral
Medicação para aumentar a atenção nos estudos gera debate
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 18 de outubro de 2023
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
Brasil–(DINO – 17 out, 2023) –
No cenário educacional atual, onde a competição acadêmica é acirrada e a pressão para o sucesso é constante, o uso de medicamentos como a Ritalina para melhorar a concentração e a atenção nos estudos para provas está gerando debate entre pais, educadores e profissionais de saúde.
A justificativa para o uso não prescrito da Ritalina muitas vezes se baseia na crença de que a medicação pode aprimorar a capacidade de foco, melhorar a memória de curto prazo e prolongar o tempo de estudo. Além disso, alguns estudantes relatam que a Ritalina ajuda a reduzir a ansiedade relacionada a exames. ‘Sem o remédio, a pessoa acha que vai perder o foco. Muitos universitários chegam ao consultório com essa ideia’, relata o psiquiatra Arthur Guerra.
No entanto, o uso da Ritalina sem prescrição médica não está isento de riscos e preocupações, de acordo com o Hospital Moinhos de Vento o uso indiscriminado da Ritalina e semelhantes pode causar danos à saúde. ‘O uso continuado e abusivo da Ritalina pode levar o paciente a uma dependência e ainda existe a possibilidade de produzir transtornos que necessitarão de tratamento psiquiátrico’, aponta Carmen Baldisserotto do Hospital Moinhos de Vento.
O hospital também aponta que o uso indiscriminado de medicamentos para melhorar o desempenho acadêmico pode levar a efeitos colaterais indesejados, como insônia, perda de apetite, nervosismo e até mesmo dependência. Além disso, a pressão para alcançar resultados acadêmicos excepcionais pode contribuir para altos níveis de estresse entre os estudantes, tornando-os mais vulneráveis a problemas de saúde mental. E a sociedade brasileira de endocrinologia e metabologia alerta sobre os perigos da automedicação, sugerindo o Educanvisa como fonte de aprendizado para jovens através dos jogos educativos Trilha da Saúde e Memória.
O estudante pode se focar no que realmente possui controle para se preparar bem para as provas, como fazer resumos de qualidade ou utilizar técnicas de memorização consagradas como a técnica da memória espaçada, indicada pela Dra. Barbara Oakley, especializada em aprendizado, no curso Learning How to Learn do Coursera.
Concluindo, órgãos e profissionais enfatizam a importância de abordar as dificuldades de atenção e concentração de maneira adequada, incluindo a consulta a um médico para uma avaliação completa da real necessidade de uso do medicamento antes de recorrer a substâncias como a Ritalina.
Website: https://aprimoramente.com/blog/como-estudar-para-provas
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Top 20 AI university graduates first Ph.D. cohort
7 de junho de 2024ABU DHABI, United Arab Emirates, June 07, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- His Highness Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Cro
Saiba Mais -
Releases Geral Matthews Appoints Sean Taylor as Chief Investment Officer
11 de outubro de 2023Matthews Asia SAN FRANCISCO and HONG KONG, Oct. 11, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — Matthews, a privately owned investment management firm with more than 30 years focused on Global Emerging Markets and
Saiba Mais -
Releases Geral Remoção de micropigmentação pode ser realizada com laser
4 de setembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS (DINO – 04 set, 2023) – De acordo com o relatório “Panorama do Setor 2023” da Abihpec (Associação Brasileira da
Saiba Mais