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CGTN: difusão do chá e sua cultura ao longo da Rota da Seda
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 16 de outubro de 2023
PR NEWSWIRE
“O chá preto é presença constante do café da manhã ao jantar, e é uma bebida tradicional na recepção de convidados e realização de festas”, disse Briol.
Na Turquia, o chá tem uma rica história que abrange mais de dois séculos, e se tornou um elemento vital da cultura local, profundamente enraizado na vida cotidiana de seu povo. Hoje, o país é um dos principais consumidores de chá do mundo.
Essa importância foi ainda mais realçada com a participação da Turquia na Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI). Historicamente conhecida por suas fortes tradições de consumo de chá, ela testemunhou a abertura de portas pela BRI para aumentar o comércio e os intercâmbios culturais.
Além da Turquia, desde que a China propôs a BRI, em 2013, essa iniciativa tem desempenhado um papel vital na mobilização de recursos, melhorando a conectividade entre os países e desbloqueando potenciais perspetivas de crescimento.
Na última década, o comércio e o investimento tiveram crescimento consistente. De 2013 a 2022, o valor total das importações e exportações entre a China e outros países da BRI atingiu US$ 19,1 trilhões, mantendo uma taxa média de crescimento anual de 6,4%, de acordo com um livro branco divulgado pelo Gabinete de Informações do Conselho de Estado da China, em 10 de outubro.
Até o final de agosto de 2023, mais de 80 países e organizações internacionais endossaram a iniciativa da China de promover a livre cooperação comercial ao longo do Cinturão e da Rota. O país também assinou 21 acordos de livre comércio com 28 países e regiões, promovendo ainda mais a cooperação econômica e a conectividade comercial no âmbito da BRI.
Mercado global de chá próspero
As exportações de chá da China apresentaram um crescimento estável em 2022. Segundo dados da Administração Geral das Alfândegas, o país exportou um total de 375.300 toneladas de chá, registando um aumento de 1,59%, em comparação com o ano anterior.
Em termos repartidos, as exportações de chá verde atingiram 313.900 toneladas, representando 83,6% do total das exportações de chá da China. Enquanto isso, as exportações de chá preto e chá oolong representam 8,9% e 5,2%, respectivamente.
Os países participantes da BRI também observaram um aumento em suas exportações de chá. O Quênia, por exemplo, exportou 1,4 milhões de quilogramas de chá para a China em 2022, segundo dados do Comitê da Indústria do Chá da Associação Chinesa para a Promoção da Cooperação Agrícola Internacional.
Sendo um prolífico produtor de chá, o Quênia produz mais de 450 milhões de quilogramas de chá anualmente. O setor de chá responde por aproximadamente 23% da receita de divisas total do Quênia, de acordo com a Tea Directorate. O setor também apoia a subsistência de cerca de 5 milhões de pessoas no Quênia, tanto direta quanto indiretamente, num país com população de 53 milhões de habitantes.
Este ano, o Quênia prevê um novo aumento em seu volume de exportação de chá, devido a uma remessa crescente de chás ortodoxos e pretos quenianos para a China, de acordo com a Autoridade Agrícola e Alimentar do Quênia.
Além do chá, outras negociações também estão florescendo entre os dois países, graças à ferrovia Mombasa-Nairobi Standard Gauge Railway (SGR), inaugurada em 2017 ? um dos primeiros frutos da BRI. A ferrovia facilitou o deslocamento contínuo da carga a granel importada para o interior, melhorou a logística e as cadeias de suprimentos, e proporcionou um meio de transporte de carga a granel rápido, eficiente e econômico.
Nos primeiros oito meses de 2023, o comércio de produtos alimentícios da China, incluindo o chá, com países da BRI atingiu 553,82 bilhões de yuans (US$ 76,10 bilhões), um aumento de 10,4%, em comparação com o mesmo período do ano passado, e um aumento de 162%, em comparação com 2013, segundo dados oficiais.
Em 2022, o comércio de produtos alimentícios da China com os países da BRI atingiu 786,31 bilhões de yuans, um aumento de 135,3%, em comparação com 2013, de acordo com a Administração Geral das Alfândegas.
Desde junho deste ano, a China assinou mais de 200 acordos de cooperação da BRI com 152 países e 32 organizações internacionais, expandindo a diversidade e a escala do comércio de alimentos.
Estradas históricas de chá promovem a disseminação da cultura do chá
Ao longo da história, a cultura do chá chinês esteve intimamente conectada a expedições comerciais ao longo de rotas históricas, como a Estrada dos Cavalos e do Chá. A rota começa nas províncias de Sichuan e Yunnan, no sudoeste da China, percorrendo as encostas orientais das montanhas Hengduan, um centro de produção de chá na China, antes de se estender à Índia, situada ao sul do Himalaia.
Outra rota histórica, a antiga estrada do chá, originou-se nas montanhas Wuyi, no sudeste da China, em Fujian, e abrangia aproximadamente 13 mil quilômetros. Ela compreendia uma teia de rotas de comércios e caravanas que cruzavam a China para chegar à Europa, desempenhando um papel crucial na disseminação do chá chinês em terras estrangeiras.
A antiga estrada do chá era uma rota comercial vital que combinava o transporte por água e por terra para facilitar o comércio do chá, atendendo às demandas de comunidades étnicas diversas que residiam no noroeste da China, Rússia e Europa, de acordo com Huang Baiquan, professor da School of History and Culture, da Universidade de Hubei.
“Essa rota comercial abrange vários climas e paisagens, servindo como uma plataforma para a coexistência harmoniosa de atividades econômicas diversas, e atendendo às necessidades de subsistência das pessoas que residem ao longo da rota”, observou Huang.
A histórica rota comercial está intimamente alinhada com a rota norte do Cinturão Econômico da Rota da Seda da China, e é parte importante da BRI. Ela promoveu a diversidade econômica e incentivou o intercâmbio multidimensional de ideias e conhecimentos entre o sul e o norte da China, a Rússia e a Europa.
“Durante o processo de cultivo e processamento de chá, transporte, comércio e consumo, pessoas de diferentes nacionalidades e países ao longo da antiga Rota do Chá desenvolveram e promoveram uma cultura de chá vibrante e diversificada”, acrescentou Huang.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2247542/CGTN.jpg
FONTE CGTN
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