NAvegue pelos canais

PR Newswire Internacional

Campeões da Segurança na Internet, Acessibilidade e Conectividade Global: Anunciados os Indicados ao Internet Hall of Fame de 2023

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 26 de setembro de 2023

PR NEWSWIRE

Dois Novos Indicados Ajudaram a Expandir a Internet no Brasil

WASHINGTON, 26 de setembro de 2023 /PRNewswire/ — O Internet Hall of Fame anunciou sua sétima classe de indicados desde que o prêmio foi fundado há onze anos. Os homenageados, formados por cientistas, acadêmicos e ativistas, foram homenageados em uma cerimônia virtual realizada hoje.

Internet Society

Vindo da Índia, Brasil, Costa Rica, Austrália e Estados Unidos, os homenageados deste ano ajudaram a expandir o alcance da Internet, fortalecer sua segurança e aumentar sua acessibilidade ao público e às comunidades com poucos recursos em particular.

O Hall da Fama da Internet reconhece indivíduos em todo o mundo que desempenharam um papel extraordinário na conceituação, construção e desenvolvimento da Internet global, incluindo aqueles que fizeram contribuições cruciais nos bastidores.

As contribuições da mais recente classe de indicados incluem: a criação de protocolos que possibilitaram a transferência eficaz e segura de dados pela Internet; o desenvolvimento de infraestrutura comercial da Internet que poderia fornecer serviços de Internet ao público em geral; a interconexão de países da América Central, América Latina e Caribe; e o avanço da inclusão digital entre comunidades carentes.

Ivan Moura Campos ocupou cargos de liderança na Internet na academia, no governo, nas empresas e em organizações não governamentais e influenciou significativamente o desenvolvimento da Internet no Brasil e permitiu que muitos outros países adotassem suas abordagens.

O momento em que Campos fez história na Internet foi um ponto de inflexão crítico no desenvolvimento da Internet, quando a rede predominantemente governamental e acadêmica da época precisava evoluir para um recurso comercial global. Campos tinha um forte entendimento de como a Internet poderia servir as pessoas e queria estabelecer um modelo que ajudasse a Internet a crescer em tamanho, complexidade e largura de banda. Numa reunião crucial do Comité Coordenador para Redes de Investigação Intercontinental em 1996, ele apresentou o que hoje é chamado de “Espiral de Campos”, um modelo de parcerias sobrepostas que ajudaria a facilitar este crescimento.

O financiamento foi um desafio para a criação de uma Internet comercial viável. Outra foi a falta de concorrência nos serviços de telecomunicações causada por monopólios estatais de telecomunicações, como os do Brasil na época. Como Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais de 1997 a 1998 e, em seguida, como Secretário de Tecnologia da Informação do Brasil de 1993 a 1997, Campos facilitou políticas que contornaram legalmente a organização estatal brasileira de telecomunicações e permitiram o desenvolvimento de um mercado competitivo para provedores de serviços de Internet privados. Como resultado, milhares de novos negócios brasileiros baseados na Internet foram criados à medida que o país aumentava rapidamente o uso da Internet e do e-mail.

Hartmut Richard Glaser: Ajudou a forjar o desenvolvimento da Internet no Brasil e na América Latina através de um modelo multissetorial. Ao unir organizações diferentes por meio do modelo de governança multissetorial e liderar os principais órgãos da Internet, ele ajudou a abrir o caminho para o desenvolvimento da Internet no Brasil e na América Latina e influenciou a governança da Internet em todo o mundo.

Assim como a Internet conta com diferentes tipos de tecnologias que trabalham perfeitamente em conjunto, ela também requer a cooperação de grupos e pessoas em organizações governamentais, industriais, acadêmicas e da sociedade civil. Mas essa cooperação nem sempre foi dada. A Glazer assumiu o papel de construtora de consenso nos primeiros dias da Internet no Brasil. Os modelos de como a Internet deveria ser gerenciada codificaram políticas de Internet benéficas para todos os brasileiros e em toda a América Latina. Eles também deram um exemplo que foi seguido em todo o mundo. 

Mais detalhes, incluindo biografias e fotos, podem ser encontrados em www.internethalloffame.org.

“Cada um desses homenageados desempenhou um papel importante no desenvolvimento da Internet. Alguns trabalharam em fundamentos que fizeram a Internet funcionar de forma mais segura e eficaz. Outros levaram a Internet a novos lugares e pessoas novas. Os efeitos de suas contribuições são visíveis hoje”, disse Andrew Sullivan, presidente e CEO da The Internet Society.

Sobre a Internet Hall of Fame
Fundado em 2012, o Internet Hall of Fame é um programa de premiação contínuo criado pela The Internet Society para reconhecer um grupo distinto e selecionado de líderes e grandes nomes que fizeram contribuições significativas para o desenvolvimento e o avanço da Internet aberta global. Mais informações sobre o programa podem ser encontradas em http://www.internethalloffame.org/.

Sobre a The Internet Society,
Fundada em 1992 pelos pioneiros da Internet, a The Internet Society é uma organização global sem fins lucrativos que trabalha para garantir que a Internet continue sendo uma força para o bem para todos. Por meio de sua comunidade de membros, grupos de interesse especiais e mais de 120 capítulos em todo o mundo, a organização defende e promove políticas, padrões e protocolos de Internet que mantêm a Internet aberta, conectada globalmente e segura. Para mais informações, acesse: internetsociety.org.

Logo – https://mma.prnewswire.com/media/1656167/Internet_Society.jpg

FONTE THE INTERNET SOCIETY

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe